Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência de Dados
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Identifique e compreenda os novos modelos de evolução digital num contexto cada vez mais tecnológico, reconhecendo as principais tipologias de transformação e identificando os principais modelos de abordagem.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 . Caracterize, comente e enquadre a evolução dos modelos de negócio que são mais impactados pela introdução das novas tecnologias OA2. Analise e estruture as alterações que ocorrem ao nível das competencias, sistemas e processos, correlacionando com as metodologias subjacentes e os modelos baseados nas mais recentes tecnologias OA3. Integre e compreenda os novos modelos de negócio digitais e seu impacto em termos de iniciativas empresariais OA4. Desenvolva e integre a componente de transformação digital num plano integrado de desenvolvimento empresarial
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A evolução dos sistemas de informação corporativos A 3.ª plataforma digital e os aceleradores de inovação Modelo de referência para a Transformação Digital Transformação da Liderança na Transformação Digital Pilotar Ciberneticamente a Organização num contexto de incerteza.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA 1 ? CP 1, 3, 5 OA 2 ? CP 1, 2, 4 OA 3 ? CP 4, 5 OA 4 ? CP 6
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente haverá exame final de 1.ª e de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A conjugação de diferentes métodos de aprendizagem (modelos teóricos, debate de ideias acerca dos principais temas em análise, apresentação de casos práticos e exposição de experiências de mercado) permitem ao aluno uma maior proficiência na matéria finda a exposição do programa, tal como se pretende de acordo com as principais orientações pedagógicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rogers, David (2016), The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia Business School Publishing Siebel, T. (2019), Digital Transformation: Survive and Thrive in an Era of Mass Extinction, RosettaBooks
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16