Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04460
Acrónimo :
TD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos intermédios em ciências sociais

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreensão das principais teorias de desenvolvimento e das suas trajectórias históricas. 2. Conhecimento dos debates mais relevantes no domínio da teoria de desenvolvimento. 3. Relacionar teorias e experiências de desenvolvimento em diferentes contextos históricos e geográficos. 4. Criação de capacidades de análise e prospectiva dos grandes desafios de desenvolvimento contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A. Conhecimento e Compreensão: - Conhecer e compreender a formação da problemática do desenvolvimento e da sua trajectória histórica. - Conhecer e compreender dos principais debates teóricos sobre o desenvolvimento. B. Aplicação de conhecimentos: - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para analisar diferentes experiências de desenvolvimento. - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para discutir e avaliar criticamente desafios de desenvolvimento contemporâneos. C. Comunicação: - Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem; D. Aprendizagem: - Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia; - Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A 'pré-história' do desenvolvimento: a emergência da modernidade ocidental; as ideias e as práticas 2. A formação da problemática do desenvolvimento no contexto pós-II Guerra Mundial 3. Modernização e Estruturalismo. 4. Teorias da dependência e do sistema-mundo 5. Basic Needs e redistribuição 6. A crítica neoliberal e o Washington Consensus 7. Desenvolvimento sustentável 8. Desenvolvimento humano 9. O post-Washington Consensus 10. Pós-desenvolvimento e decrescimento 11. Repensar o desnvolvimento no mundo contemporêneo: crise(s) e incerteza(s)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objectivo A. corresponde aos ponto 1 a 10 (1) e ao ponto 11 (2) do Programa. O objectivo B. é discutido nos pontos 3 a 10 do Programa Os objectivos C. e D. atravessam todo o Programa

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Trabalho de grupo (30%) Teste individual (70%) Avaliação final: exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas; discussão de textos; estudos de caso; identificação e análise de problemas; discussão de problemas (brainstorming) aberta a toda a aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivo A: aulas teóricas expositivas Objectivo B: estudos de caso; identificação e análise de problemas; discussão de problemas (brainstorming) aberta a toda a aula Objectivo C: discussão de textos Objectivo D: todas as metodologias de ensino usadas contribuem para este objectivo

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


The History of Development: From Western Origins to Global Faith. London and New York: Zed Books.

Theories of Development: Contentions, Arguments, Alternatives, Third Edition. New York: Guilford Press.

Pluriverse: A Post-Development Dictionary. New Delhi: Tulika Books.

The Companion to Development Syudies, 2nd edition. London: Routledge.

International Development: Ideas, Experiences and Prospects. Oxford: Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Handbook o Alternative Theories of Economic Development. Cheltenham: Edward Elgar.

The Post-Development Reader. London: Zed Books.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-10