Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objetivo apresentar e discutir os principais desafios inerentes à tomada de decisão baseada em dados e à execução de projetos de Business Intelligence e Data Science. A UC pretende também dotar os alunos de conhecimentos sobre as técnicas fundamentais de investigação necessárias à tomada de decisão baseada em dados, como a capacidade crítica na análise dos dados e a visualização e comunicação de resultados. A UC apresenta uma visão integrada e introdutória de todas as áreas abordadas no mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os diferentes tipos e a evolução dos Sistemas de Apoio à Decisão OA2. Conhecer os princípios fundamentais de Ciência de Dados, e da tomada de decisão e pensamento analítico baseados em dados OA3. Conhecer as características fundamentais dos sistemas de Data Warehouse e Business Intelligence (DW/BI) OA4. Conhecer as técnicas fundamentais de Data Mining OA5. Conhecer os desafios actuais de Big Data Analytics OA6: Identificar o impacto das questões éticas e da qualidade de dados na tomada de decisão baseada em dados OA7. Conhecer os princípios fundamentais da visualização de dados OA8. Aplicar técnicas de programação e análise de dados em Python a casos práticos OA9: Desenvolver um pensamento crítico na exploração, análise e comunicação de dados para a tomada de decisão OA10: Construir e apresentar um poster científico
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Sistemas de Apoio à Decisão: taxonomia, evolução e características fundamentais CP2. Princípios de Ciência de Dados e tomada de decisão baseada em dados CP3. Sistemas de Data Warehouse e Business Intelligence: características fundamentais CP4. Data Mining: técnicas fundamentais CP5. Desafios de Big Data Analytics CP6. Introdução à visualização de dados CP7: A ética e os dados CP8. Introdução ao Python CP9: Discussão e resolução de casos de estudo em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão CP10. Desenho de posters científicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1. Diferentes tipos e a evolução dos Sistemas de Apoio à Decisão: CP1 e 9 OA2. Princípios fundamentais de Ciência de Dados e tomada de decisão: CP2 e 9 OA3. Sistemas DW/BI: CP3 e 9 OA4. Data Mining: CP4 e 9 OA5. Conhecer os desafios actuais de Big Data Analytics: CP5, 7 e 9 OA6: Identificar o impacto das questões éticas e da qualidade de dados na tomada de decisão baseada em dados: CP7 OA7. Conhecer os princípios fundamentais da visualização de dados: CP6, 9 e 10 OA8. Aplicar técnicas de programação e análise de dados em Python a casos práticos: CP8 e 9 OA9: Desenvolver um pensamento crítico na exploração, análise e comunicação de dados para a tomada de decisão: Todos os CP OA10: Construir e apresentar um poster científico: CP9 e 10
Avaliação / Assessment
Dado que a UC tem um carácter eminentemente prático e é uma introdução ao programa de mestrado em SIAD, não existe modalidade de avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes: - Projeto prático (em grupo, com nota individual) - 50%: inclui a entrega de um poster científico e de um relatório. - Apresentação na sessão de posters (em grupo, com nota individual) - 20% - Revisão por pares de um poster (em grupo): 10% - Assiduidade e participação nas aulas (nota individual): 20% Nota mínima de 10 em todas as componentes da avaliação ao longo do semestre. Os grupos de trabalho são de 2 elementos. Não há possibilidade de realização de projetos individuais. Critérios de elegibilidade para a avaliação ao longo do semestre: assiduidade às aulas mínima de 60% (mínimo de 14 em 24 aulas). É obrigatória a presença de todos os alunos na apresentação final dos projetos práticos, realizados numa sessão de posters. A entrega do projeto prático decorre após o final das aulas. Note-se que esta UC é dada em regime intensivo, a partir do início do semestre, terminando a meio do período letivo. A apresentação final dos projetos na sessão de posters decorre após a última semana de aulas da UC, no período letivo. A avaliação em época especial é composta por uma prova escrita (50%) e um trabalho prático (50%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os resultados de aprendizagem são alcançados através de uma combinação de aulas expositivas, discussão de casos, realização de exercícios em aula em Phyton, desenvolvimento do projeto e estudo individual. As aulas expositivas são orientadas para a apresentação da visão integrada e introdutória de todas as áreas abordadas no mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. O projeto realizado em grupo permite aos alunos aplicarem os conceitos teóricos lecionados num contexto específico. A discussão de casos de estudo permite a aplicação e a discussão participativa e crítica dos conceitos lecionados. A resolução de exercícios em Phyton, em aula e em auto-estudo, permite a consolidação das competências em programação aplicada a ciência de dados. As aulas de apoio ao desenvolvimento do projeto prático oferecem uma oportunidade para os alunos explicarem as suas decisões e refletirem sobre a aplicação dos conceitos lecionados, obtendo feedback formativo. A sessão de posters é realizada em regime de workshop, permitindo aos alunos aplicarem os conhecimentos e refletirem criticamente sobre as diferentes soluções apresentadas para os desafios propostos. O alinhamento entre os objetivos de aprendizagem e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: ME1: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7 ME2: OA2, OA4, OA5, OA7, OA8, OA9, OA10 ME3: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA7, OA8, OA9, OA10 ME4: Todos os OA.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem inclui quatro metodologias (ME): ME1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico. ME2: Demonstrativa ou experimental, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais, e para o desenvolvimento do projeto prático. ME3: Participativa, para a discussão crítica de casos de estudo. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, segundo o Planeamento da UC.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Materiais diversos fornecidos pelos docentes da UC. - Sharda, R., Delen, D., and Turban, F. (2019) Analytics, Data Science, & Artificial Intelligence: Systems for Decision Support (11th Ed). Pearson Education, Inc, USA - Python Data Science Handbook: essential tools for working with Data (2023) (2nd ed.) OReilly Media - Provost, F., and T. Fawcett (2013) Data Science for Business. OReilly Media - Nussbaumer Knaflic, C. (2015) Storytelling with data: a data visualization guide for business professionals. Wiley, USA. - Siegel, E. (2016) Predictive Analytics, 2nd ed. John Wiley & Sons, USA
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Kimball, R., Ross, M., Thornthwaite, W., Mundy, J., and Becker, B. (2008) The Data Warehouse Lifecycle Toolkit - practical techniques for building data warehouse and business intelligence systems, 2nd ed. John Wiley & Sons, USA - Tan, P-N., Steinbach, M., and Kumar, V. (2006) Introduction to Data Mining. Addison-Wesley. - Cairo, A. (2016) The Truthful Art: Data, Charts and Maps for Communication. New Riders
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22