Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03813
Acrónimo :
TDCTI
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
100.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
124.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4376.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Na realidade, o aluno pode iniciar a sua tese quando achar conveniente. No entanto, sugere-se que a tese só seja iniciada depois de realizar as UCs Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação e Gestão de Projectos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem essencialmente dois objetivos gerais: - Efetuar o trabalho necessário ao doutoramento, na medida do possível, de acordo com o planeado (ver UCs de projeto de investigação); e - Escrever a tese de doutoramento

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dada a sua natureza, a cadeira não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos. 1 - Precondições para fazer a tese - Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir; - Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte - Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese - Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente - Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese - Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese 2 - Objetivo de aprendizagem Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese: 1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho; 2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese 3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos 4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita 5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese 6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos 7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O conjunto de combinações e decisões prescritas pelo programa da cadeira não garantem, só por si, que se obtenha sucesso. No entanto refletem a experiência de orientação de várias pessoas ligadas a este e a outros programas doutorais e são tidos como fundamentais para permitir que o trabalho da tese, a sua escrita e a relação com o orientador decorram sem problemas, conduzindo ao sucesso. São esses os dois objetivos da UC: fazer o trabalho e escrever a tese.

Avaliação / Assessment


- Seminários de Doutoramento e Seminário de Acompanhamento do projeto - Artigos científicos. Recomendável a publicação de 3 a 5 artigos científicos em revistas ISI e atas de conferencias com revisão por pares. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações. - O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações) - Prova de defesa pública da tese Além dos componentes obrigatórios, os orientadores podem estabelecer outros passos de avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC não estabelece nenhuma metodologia de ensino específica. No entanto, a metodologia de investigação é estipulada exaustivamente nas cadeiras de métodos de investigação, projeto de investigação e seminários de investigação e comunicação. Para além disso, os orientadores têm a inteira responsabilidade por implementar um processo adequado de ensino-aprendizagem, incluindo a escolha das cadeiras optativas a fazer.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Como a UC não define nenhuma metodologia de ensino específica, não é possível garantir a coerência com os seus objetivos de aprendizagem No entanto, os conhecimentos adquiridos nas cadeiras de métodos de investigação, o planeamento efetuado e controlado nas cadeiras de projeto de investigação, e o conjunto de combinações / decisões descritos na secção sobre objetivos de aprendizagem, em conjunção com as avaliações efetuadas pelas cadeiras de seminários ajudarão o orientador do aluno a conduzi-lo a um doutoramento bem sucedido.

Observações / Observations


Espera-se que os alunos avaliados sejam capazes de apresentar uma solução para alternativas avaliadas, e devem ser apresentadas diferenças em relação a abordagens originalmente pensadas. Para além dos requisitos da proposta de investigação apresentada na candidatura, é um aspeto muito positivo que o aluno mostre, como vai atingir os objetivos traçados para o seu projeto.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Joan Bolker. 1998. "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co The course does not recommend any specific bibliography. It is up to the student supervisor to recommend it whenever necessary. However, the course suggests complementary bibliography Rowena Murray. 2011. "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill Patrick Dunleavy. 2003. "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Joan Bolker. 1998. "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co Patrick Dunleavy. 2003. "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan Rowena Murray. 2011. "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16