Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03813
Acrónimo :
TDCTI
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
100.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
124.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4376.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Na realidade, o aluno pode iniciar a sua tese quando achar conveniente. No entanto, sugere-se que a tese só seja iniciada depois de realizar as UC Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação e Gestão de Projectos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem essencialmente os seguintes objetivos gerais: - Efetuar o trabalho necessário ao doutoramento, na medida do possível, de acordo com o planeado; - Comunicar os contributos do seu trabalho através de publicações científicas; - Escrever a tese de doutoramento e preparar a sua apresentação e defesa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dada a sua natureza, a UC não tem objetivos de aprendizagem e programa típicos. 1 - Precondições para fazer a tese: - Descrever os objetivos da tese e a motivação para os perseguir; - Mostrar que os objetivos definidos permitem avançar o estado da arte; - Apresentar exemplos de aplicação vantajosa das contribuições / abordagens da tese; - Apresentar uma descrição sistemática mas sintética de trabalho relevante, e analisá-lo criticamente; - Apresentar as abordagens do aluno, em detalhe - Validação dos resultados / abordagens / propostas da tese; - Concluir sobre o trabalho efetuado e resultados obtidos, e elaborar sobre o futuro da investigação iniciada na tese. 2 - Objetivo de aprendizagem: Depois de ter escrito a tese, o aluno estará em condições de iniciar a sua investigação caminhando progressivamente para a autonomia científica e para a orientação de outros alunos. Além disso, estará em condições de comunicar investigação científica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Em vez de um programa típico, esta UC determina um conjunto de combinações e decisões que permitirão ao aluno fazer a sua tese: 1 - Comunicação entre o aluno e o orientador, incluindo a metodologia de trabalho; 2 - Decidir se a tese será uma compilação de artigos ou se será um texto escrito apenas com a finalidade de constituir uma tese 3 - Desenhar o processo usado para escrever a tese, incluindo decisões relativas à sequência de capítulos e secções e seus conteúdos 4 - Decidir sobre o modelo geral de conciliar o trabalho de doutoramento (e.g., trabalho de campo, implementação de software, análise de dados) e o trabalho de escrita 5 - Decidir sobre a relação entre as revisões do orientador e o trabalho de escrita da tese 6 - Decidir sobre a relação entre escrever capítulos da tese e escrever artigos científicos 7 - Se for caso disso, decidir sobre a constituição de painéis de avaliação independentes e garantir a colaboração de todos os seus membros.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conjunto de combinações e decisões prescritas pelo programa da cadeira não garantem, só por si, que se obtenha sucesso. No entanto refletem a experiência de orientação de várias pessoas ligadas a este e a outros programas doutorais e são tidos como fundamentais para permitir que o trabalho da tese, a sua escrita e a relação com o orientador decorram sem problemas, conduzindo ao sucesso. São esses os dois objetivos da UC: fazer o trabalho e escrever a tese.

Avaliação / Assessment


Cada estudante ficará sujeito à seguinte avaliação no decorrer do doutoramento: - Relatórios de Progresso: No final de cada ano o aluno entrega um relatório de progresso, onde se inclui para além do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre este relatório de progresso recaem pareceres dos dois elementos da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese) e do(s) orientador(es). - Artigos científicos: Para ser presente à prova de defesa pública da tese, o aluno deve publicar no mínimo 3 publicações das quais 2 em revista indexada e obter 15 pontos, sendo os pontos quantificados da seguinte forma: revistas de 1.º quartil (Q1) — 8 pontos; revistas de 2.º quartil (Q2) — 6 pontos; revistas de 3.º quartil (Q3) — 4 pontos; revistas de 4.º quartil (Q4) — 2 pontos; capítulo de livro indexado — 4 pontos; artigo em atas de conferência indexada — 2 pontos; publicações não indexadas — 1 ponto. Se a natureza do trabalho impossibilitar a publicação, painéis independentes devem efetuar avaliações. - O júri de doutoramento (podendo sugerir alterações). - Prova de defesa pública da tese. Além dos componentes obrigatórios, o(s) orientador(es) pode(m) estabelecer outros passos de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC não estabelece nenhuma metodologia de ensino específica. No entanto, a metodologia de investigação é estipulada exaustivamente nas UC de métodos de investigação, gestão de projetos de investigação e seminário de acompanhamento. Para além disso, os orientadores têm a inteira responsabilidade por implementar um processo adequado de ensino-aprendizagem, incluindo a escolha das UC optativas a fazer.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Como a UC não define nenhuma metodologia de ensino específica, não é possível garantir a coerência com os seus objetivos de aprendizagem No entanto, os conhecimentos adquiridos na UC de métodos de investigação, o planeamento efetuado e controlado na UC de gestão de projetos de investigação, e o conjunto de combinações / decisões descritos na secção sobre objetivos de aprendizagem, em conjunção com as avaliações efetuadas no seminário ajudarão o(s) orientador(es) do aluno a conduzi-lo a um doutoramento bem sucedido.

Observações / Observations


Espera-se que os alunos avaliados sejam capazes de apresentar uma solução para alternativas avaliadas, e devem ser apresentadas diferenças em relação a abordagens originalmente pensadas. Para além dos requisitos da proposta de investigação apresentada na candidatura, é um aspeto muito positivo que o aluno mostre, ao longo do doutoramento, como vai atingir os objetivos traçados para o seu projeto.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Ridley, Diana (2012). "The literature review: a step-by-step guide for students". Second edition. London: Sage The course does not recommend any other specific bibliography. It is up to the supervisor to recommend it whenever necessary, however, complementary bibliography is suggested.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Bolker, Joan (1998). "Writing Your Dissertation in Fifteen Minutes a Day: A Guide to Starting, Revising, and Finishing Your Doctoral Thesis". Henry Holt and Co - Murray, Rowena (2011). "How to Write a Thesis". Open University Press. McGraw-Hill - Dunleavy, Patrick (2003). "Authoring a Ph.D.: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation". Palgrave Macmillan

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-11