Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04764
Acrónimo :
TDECS
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
32.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
54.0h/sem
Trabalho Autónomo :
96.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Para se poderem inscrever nesta unidade curricular, os alunos devem frequentar ou ter concluído graus do ensino superior na área da Construção (Engenharia Civil, Arquitectura, Tecnologias Digitais para a Construção, Tecnologias da Arquitectura ou similares) e deverão ter conhecimentos de ferramentas de modelação paramétrica em ambiente BIM e conhecimentos gerais de conceção de edifícios. Os alunos devem ter um nível mínimo da língua inglesa equivalente a B2.

Objetivos Gerais / Objectives


Duas novas forças transformativas atravessam a concepção, projeto e construção de edifícios: as exigências de sustentabilidade e a transição digital. A primeira desdobra-se nas emissões de carbono devidas aos materiais (Embedded Carbon) e às Emissões Operacionais. A segunda tendência não se resume à fortíssima implantação do BIM na Europa, mas também à IA, Realidade Virtual, Aumentada e Mista, mobilidade e colaboração. Este curso irá unir os estudantes num ambiente colaborativo internacional em que enfrentarão desafios reais usando ferramentas digitais colaborativas, de modelação e simulação arquitetónica e de especialidades de engenharia, enquadrados na metodologia BIM. O objetivo é desenvolver e aplicar ferramentas emergentes e metodologias colaborativas que permitam às diferentes especialidades e nacionalidades trabalhar em conjunto, primeiro remotamente e depois presencialmente, para alcançar resultados de excepcional qualidade nas várias dimensões: qualidade do projeto arquitetónico, sustentabilidade e eficiência quantificadas das soluções alcançadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 – Conceber e implementar estratégias de trabalho colaborativo integrando múltiplas especialidades, remotamente e presencialmente. OA 2 – Desenvolver projetos de Arquitetura, Urbanismo, Estruturas, Conforto Térmico, Sustentabilidade e outros, selecionando e desenvolvendo os usos BIM adequados, segundo o modelo Integrated Project Delivery. OA 3 – Desenvolver edifícios de baixo carbono operacional e embebido. OA4 – Selecionar e integrar tecnologias emergentes para objetivos específicos de desenvolvimento, coordenação e comunicação de projeto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1 – Metodologia de trabalho BIM de acordo com o conjunto de normas ISO 19650. CP 2 – Trabalho colaborativo suportado na cloud. CP 3 –Usos BIM para o desenvolvimento de projeto. CP 4 – Impactos ambientais da construção e construção sustentável de baixo carbono.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A abordagem dos temas do programa baseia-se na aquisição e aplicação de um conjunto de conhecimentos que permitirá um trabalho de projeto integrado que responde a um desafio comum a todos os grupos. O programa cobre os diferentes objectivos e competências específicas que se pretendem proporcionar na unidade curricular, de acordo com a correspondência seguinte: OA 1 – CP 1, CP 2. OA 2 – CP 2, CP 3. OA 3 – CP 3, CP 4. OA 4 – CP1, CP 2, CP 3, CP 4.

Avaliação / Assessment


A avaliação será periódica (não existindo a possibilidade de exame) e baseada num trabalho de projeto desenvolvido em equipas multidisciplinares. O trabalho de projeto consiste num desafio global em que cada grupo é responsável pelo desenvolvimento do projeto e construção virtual de um edifício num contexto físico comum e com exigências de sustentabilidade, coordenação entre grupos, desenvolvimento das diversas especialidades e coordenação entre especialidades e quantificação de impactos e custos. São avaliados os painéis que farão parte de uma exposição pública, a apresentação e discussão do projeto de grupo, a assiduidade e participação dos alunos. A classificação será individual e expressa através de uma escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores. A aprovação na unidade curricular e respectiva obtenção dos créditos ECTS depende de uma classificação igual ou superior a 10 (dez). A avaliação tem como finalidade verificar o grau de cumprimento dos objectivos da unidade curricular relativamente à aquisição de conhecimentos, sua compreensão e aplicação, aquisição de competências, espírito crítico e capacidade de tomada de decisões, organização e metodologia de trabalho.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As sessões baseiam-se em (1) exposição de professores e especialistas convidados – aulas Teóricas; (2) visitas de estudo – Trabalho de Campo; (3) desenvolvimento do projeto apoiado pelos docentes num regime remoto e de workshop intensivo presencial – Tutoria e Teórico-Práticas; (4) apresentação e crítica dos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos da unidade curricular são atingidos através de uma série de actividades educativas que preparam e enquadram o trabalho autónomo dos estudantes, cumprindo os objectivos de aprendizagem – nomeadamente de aquisição de conhecimentos gerais e específicos, mas também a aplicação de conhecimentos.

Observações / Observations


Esta unidade curricular é proposta no âmbito de um Blended Intensive Programme (BIP) coordenado pelo Iscte no âmbito do programa Erasmus +. Trata-se de um curso intensivo e interdisciplinar que combina uma componente de mobilidade física de curta duração com uma componente online, com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem. O BIP Trivarsity – Upcoming Digital Technologies for Sustainable Construction oferece aos estudantes de países europeus a oportunidade de desenvolver competências digitais para a concepção e projeto de edifícios sustentáveis com as ferramentas de última geração, através de uma experiência real de trabalho colaborativo interdisciplinar e multicultural com estudantes de diversas especialidades do Ambiente Construído.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Apresentações de suporte disponibilizadas pelos vários formadores convidados do curso. Sacks, R., Eastman, C., Lee, G., & Teicholz, P. (n.d.). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors (3rd ed.). Wiley. HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426 ROBERTI; F.; FERREIRA; D. (2021). Increasing Autodesk Revit Productivity for BIM Projects: A practical guide to using Revit workflows to improve productivity and efficiency in BIM projects. Packt Publishing. Deutsch, R., BIM and integrated design: Strategies for architectural practice. Wiley 2011, ISBN 9780470572511. Della Torre, S. et al., Digital Transformation of the Design, Construction and Management Processes of the Built Environment, St Philip Street, 2020, ISBN‎ 9781013272530."

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-11-05