Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Dominar os Fundamentos do Marketing Analytics; OA2. Dominar as Técnicas de Text e Data Mining aplicadas no Marketing; OA3. Compreender os Modelos Generativos de Inteligência Artificial e sua aplicação no Marketing.; OA4. Compreender os desafios éticos e de transparência no uso da informação em Marketing.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução ao Marketing Analytics; P2. Text Mining, análise de sentimentos e as suas aplicações ao Marketing; P3. Modelos de Classificação e exemplos no Marketing (churn, aquisição); P4. Modelos de Clustering e exemplos no Marketing; P5. Modelos de Associação e exemplos no Marketing (market-basket analysis); P6. Modelos de Conjoint Analysis e exemplos no Marketing; P7. Modelos Generativos de IA no Marketing – Aplicações, vantagens e limitações; P8. Ética e Transparência no uso da informação de Marketing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os objetivos da unidade curricular e os tópicos do programa é a seguinte: OA1 – Dominar os fundamentos da análise de Marketing (P1): fornece bases teóricas e práticas para análise de dados e apoio à decisão estratégica. OA2 – Dominar técnicas de Text e Data Mining aplicadas ao Marketing (P2–P6): abrange modelos como análise de sentimentos, classificação, clustering, associações e análise conjoint, essenciais para segmentação, previsão de churn e análise de comportamentos. OA3 – Compreender Modelos de IA Generativa e a sua aplicação no Marketing (P7): explora modelos de linguagem e imagem para interações, conteúdos e personalização, incluindo vantagens e limitações. OA4 – Compreender desafios éticos e de transparência no uso da informação em Marketing (P8): aborda privacidade, enviesamentos e transparência algorítmica, promovendo uma prática ética.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Avaliação Periódica, assiduidade mínima 2/3. Exercícios individuais e em grupo que resultam dos casos que são apresentados em sala de aula para resolver e que contabilizam um total de 15% da nota final; Trabalho de grupo final que é dividido em duas partes de avaliação.; uma parte que avalia a capacidade individual de cada aluno de apresentar e argumentar o seu esforço no trabalho de grupo e que vale 25% da nota final; Uma parte que avalia o relatório do grupo e que vale 10% da nota final.; um exame individual, sem consulta e que vale 50% da nota final.; Época de Recurso – Exame a 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e Objectivo de aprendizagem (OA): MEA 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1-OA4. MEA 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA1-OA4. MEA 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1-OA4. MEA 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1-OA4. MEA 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: OA1-OA4
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05