Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04619
Acrónimo :
TDP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Assíncrona_ T=2; TP=14 Síncrona: TP=8; OT=1

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
2.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem das principais tecnicas e ferramentas para promover a transformação digital das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Analisar as principais teorias e boas praticas para implementar a transformação digital OA2 - Entender o contexto favorável à transformação digital OA3 - Aplicar as principais ferramentas em casos reais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PC1 - Principais teorias para a transformação Digital PC2 - Principais modelos de referência para a transformação Digital PC3 - Principais casos de estudo exemplificativos da transformação Digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os estudantes irão ter a oportunidade de entender e analisar diferentes teorias e modelos de referência com fim à implementação da transformação digital nas empresas através da demonstração e explicação do corpo docente. Assim como também terão a capacidade de entender e analisar os principais casos de sucesso e insucesso de implementação de transformação digital. O caso pratico a fazer em grupo permitira aplicar os conteúdos da UC a uma realidade especifica definida. PC1 orientado ao OA1, PC2 orientado ao OA1 e OA2, PC3 orientado a OA3.

Avaliação / Assessment


Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados. - Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso. Storytelling será utilizado como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a storytelling ao longo do semestre, de forma a aumentar a perceção do estudante do mundo real e envolvendo em problemas reais.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sunil Gupta, Digital Strategy: A Guide to Reimagining your Business, Harvard Business Review Press, Boston, Massachusetts, 2018 "

ISACA, COBIT 2019 Framework: Introduction and Methodology, USA, 2018

Neil Perkin and Peter Abraham, Building the Agile Business Through Digital Transformation, Kogan Paga Limited, London, 2017

Thomas M. Siebel, Digital Transformation, RosetaBooks, New York, 2019

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-07