Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04045
Acrónimo :
TEA
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
36.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4444.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Seminário de Tese em Estudos Africanos tem como objectivo central, enquadrando o doutorando num espaço de diálogo e partilha científica, criar condições propícias ao trabalho de produção da tese de doutoramento

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A unidade curricular Seminário de Tese em Estudos Africanos tem como objectivos principais de aprendizagem os seguintes: - proporcionar a cada doutorando debate em sala de aula sobre questões relevantes do seu trabalho - aferir e debater o andamento dos trabalhos de tese - contribuir para o contrariar o "isolamento" por parte do doutorando em que os trabalhos de tese frequentemente conduzem - proporcionar aos doutorandos complementos os estudantes de informação qualificada (e bastante) sobre os seus quadros teóricos e teóricos-metodologicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Debate sobre resultados das pesquisas 2. Debate sobre capítulos das dissertações e casos de pesquisa 3. Ciclo de Conferencias Doutorais do Departamento de Ciência Politica e Politicas Públicas (DCPPP)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em conjunto os conteúdos programáticos da unidade curricular Seminário de Tese em Estudos Africanos fornecer elementos importantes que permitem aos doutorandos desenvolver e concluir a respectiva tese, incluindo elementos sobre os conteúdos e modelos teóricos e analíticos. O debate em seminário sobre estas matérias é, para além naturalmente do trabalho doutorando-orientador, de grande utilidade para o bom desenrolar dos trabalhos de tese

Avaliação / Assessment


No final do ano os doutorandos entregam um relatório de progresso, onde se inclui para alem do ponto de situação sobre os trabalhos de tese, o relato com detalhe das actividades paralelas de carácter científico desenvolvidas. Sobre relatório de progresso recaem pareceres de dois avaliadores e do orientador.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As actividades lectivas desdobram-se em dois tipos. As tutoriais geridas pelos orientadores e as apresentações e debates em sala de aula. A estas duas actividades junta-se a de "actualização" e apresentação publica de resultados; incluem-se nesta última actividade a participação activa em colóquios e congressos da especialidade, nos vários workshops que anualmente o curso de Doutoramento em Estudos Africanos promove e as Conferencias Doutorais do DCPPP.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino seguida na unidade curricular Seminário de Tese em Estudos Africanos assenta, para além das tutorias regulares por parte do orientador, na apresentação e discussão pelos doutorandos de resultados parciais da sua dissertação A opção por esta metodologia de ensino, alias como as escolhas a nível do conteúdo programático, radica na necessidade de proporcionar aos doutorandos em Estudos Africanos as melhores condições para a elaboração da tese. Os debates de natureza teórica e teórico-metodológica em sala de aula e o incitamento à participação em actividades de natureza científica, importantes cada um à sua maneira para a aferição cíclica da elaboração, consubstanciam a bondade das metodologias de ensino adoptadas. As metodologias de ensino são coerentes com os objectivos de aprendizagem e inscrevem-se na lógica global da unidade curricular Seminário de Tese em Estudos Africanos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não se aplica/Does not apply

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Não se aplica/Does not apply

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16