Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Africanos
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
1. Acompanhamento (tutorial e em seminários) dos alunos através dos orientadores de tese, enquadrados pelos docentes da UC, e monitorização dos alunos na feitura das teses; 2. Apresentação e discussão dos projetos de investigação (e da sua concretização) pelos alunos em seminários, enquadrados e orientados pelos orientadores das teses; 3. Atualização de conteúdos substantivos e metodológicos através do ciclo de conferências doutorais internacionais, mas também outros ciclos de conferências das áreas de Estudos Africanos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Estruturar uma pesquisa avançada Estudos Africanos, acrescentando algo de inovador e metodologicamente sólido face ao estado da arte. 2. Formular um problema, enquadrá-lo no estado da arte, fixar um quadro teórico, operacionalizá-lo. 3. Investigar o problema de forma metodologicamente sólida e com resultados inovadores e de potencial relevância social e política.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. As etapas da pesquisa; 2. Metodologia de investigação 3. Questões éticas 4. A aplicação prática de conhecimentos produzidos pela investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Trata-se de uma UC de apoio aos discentes na realização das suas teses de doutoramento. É composta por aulas de exposição pelos docentes com objetivos formativos nas conferências de doutoramento, por aulas tutorais (para acompanhamento na realização das teses) e pela apresentação dos projetos de tese e trabalhos realizados pelos discentes
Avaliação / Assessment
1. Assiduidade e participação (em cada um dos tipos de aulas/conferências) 100%; 2. Apresentação e discussão do projeto de Tese 0% 3. Realização dos trabalhos conducentes à concretização da Tese de Doutoramento 4. A Assistência comprovada a pelos 75% das conferências da UC em cada semestre é condição sine qua non da passagem de ano.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão de três tipos: 1) tutorais (pelos orientadores); 2) seminários onde os alunos deverão apresentar e discutir os seus projetos; 3) de atualização (que passam sobretudo pela assistência e participação nos ciclos de conferências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas serão de três tipos: 1) tutorais (pelos orientadores); 2) seminários onde os alunos deverão apresentar e discutir os seus projetos, bem como a feitura dos mesmos, perante os seus colegas e com a presença do coordenador da UC (e dos outros Professores da UC) e dos orientadores; 3) de atualização que passam sobretudo pela assistência e participação no ciclo de conferências doutorais internacionais. Como já se referiu, esta é uma UC eminentemente virada para ajudar os discentes a realizar a suas teses de doutoramento. Para tanto há as aulas de exposição pelo docente com objetivos formativos, as aulas tutorais (para acompanhamento na feitura das teses) e há a frequência das conferências (para atualização de conhecimentos).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bell, J. 1997, Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação (rev. científica de José Machado Pais), Lisboa, Gradiva Bryman, A. 2012 (4th edition) Social research methods. Oxford : Oxford University Press Flick, U., 2005, Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16