Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03928
Acrónimo :
TEA (0)
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
24.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
40.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


1. Acompanhamento (tutorial e em  seminários) dos alunos através dos orientadores de tese, enquadrados pelos docentes da UC, e monitorização dos alunos na feitura das teses; 2. Apresentação e discussão dos projetos de investigação (e da sua concretização) pelos alunos em seminários, enquadrados e orientados pelos orientadores das teses; 3. Atualização de conteúdos substantivos e metodológicos através do ciclo de conferências doutorais internacionais, mas também outros ciclos de conferências das áreas de Estudos Africanos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Estruturar uma pesquisa avançada Estudos Africanos, acrescentando algo de inovador e metodologicamente sólido face ao estado da arte.
2. Formular um problema, enquadrá-lo no estado da arte, fixar um quadro teórico, operacionalizá-lo. 
3. Investigar o problema de forma metodologicamente sólida e com resultados inovadores e de potencial relevância social e política.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As etapas da pesquisa; 2. Metodologia de investigação
3. Questões éticas 4. A aplicação prática de conhecimentos produzidos pela investigação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Trata-se de uma UC de apoio aos discentes na realização das suas teses de doutoramento. É composta por aulas de exposição pelos docentes com objetivos formativos nas conferências de doutoramento, por aulas tutorais (para acompanhamento na realização das teses) e pela apresentação dos projetos de tese e trabalhos realizados pelos discentes

Avaliação / Assessment


1. Assiduidade e participação (em cada um dos tipos de aulas/conferências)  100%; 2. Apresentação e discussão do projeto de Tese 0% 3. Realização dos trabalhos conducentes à concretização da Tese de Doutoramento 4. A Assistência comprovada a pelos 75% das conferências da UC em cada semestre é condição sine qua non da passagem de ano.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão de três tipos: 1) tutorais (pelos orientadores); 2) seminários onde os alunos deverão apresentar e discutir os seus projetos; 3) de atualização (que passam sobretudo pela assistência e participação nos ciclos de conferências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas serão de três tipos: 1) tutorais (pelos orientadores); 2) seminários onde os alunos deverão apresentar e discutir os seus projetos, bem como a feitura dos mesmos, perante os seus colegas e com a presença do coordenador da UC (e dos outros Professores da UC) e dos orientadores; 3) de atualização que passam sobretudo pela assistência e participação no ciclo de conferências doutorais internacionais. Como já se referiu, esta é uma UC eminentemente virada para ajudar os discentes a realizar a suas teses de doutoramento. Para tanto há as aulas de exposição pelo docente com objetivos formativos, as aulas tutorais (para acompanhamento na feitura das teses) e há a frequência das conferências (para atualização de conhecimentos).

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bell, J. 1997, Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação (rev. científica de José Machado Pais), Lisboa, Gradiva Bryman, A. 2012 (4th edition) Social research methods. Oxford : Oxford University Press
 Flick, U., 2005, Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16