Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04657
Acrónimo :
TESF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Economia Monetária Internacional Avançada, Macroeconomia e Análise da Conjuntura e Política Monetária e Mercados Financeiros.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa desenvolver um conjunto de competências que permitam compreender, interpretar e analisar as novas tendências e as questões críticas relativas ao actual funcionamento do sistema financeiro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecer, compreender e analisar criticamente as transformações mais recentes da actividade bancária e do respectivo processo de intermediação financeira. 2. Conhecer, compreender e analisar criticamente as principais inovações financeiras que têm ocorrido e reconhecer as potencialidades e os riscos que daí decorrem para a economia e para a sociedade. 3. Conhecer, compreender e analisar criticamente o risco sistémico decorrente do funcionamento do sistema financeiro e a forma como as crises financeiras são geradas e identificadas por parte dos investidores e das entidades reguladoras. 4. Conhecer, compreender e analisar criticamente o papel que a desregulamentação, a liberalização e a privatização do sistema financeiro tem desempenhado na economia e na sociedade. 5. Conhecer, compreender e analisar criticamente o papel do sistema financeiro nas alterações climáticas e a forma como poderá contribuir para garantir a transição para um mundo mais sustentável.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Sistema financeiro e novas formas de intermediação financeira 1.1. Banca tradicional e banca moderna 1.2. Bancos públicos e cooperativos, microfinança e crowdfunding 2. Sistema financeiro, inovação financeira e engenharia financeira 2.1. E-finance, digitalização financeira e inteligência artificial financeira 2.2. Fintech, blockchain e criptoactivos 3. Sistema financeiro, risco sistémico e crises financeiras 3.1. Estabilidade financeira, falências de bancos e reestruturação de bancos 3.2. Crises bancárias, crises de dívida soberana e crises monetárias 3.3. Early warning systems e testes de stress 4. Sistema financeiro, desenvolvimento financeiro e financeirização 4.1. (De)crescimento económico e estagnação secular 4.2. (Sobre)endividamento e aumento das desigualdades 5. Sistema financeiro, alterações climáticas e transições para a sustentabilidade 5.1. Banca sustentável e finanças verdes 5.2. Política monetária verde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os cinco conteúdos programáticos desta unidade curricular estão totalmente coerentes com os cinco objectivos de aprendizagem definidos, nomeadamente através do estabelecimento das seguintes correspondências: CP1 - OA1 CP2 - OA2 CP3 - OA3 CP4 - OA4 CP5 - OA5

Avaliação / Assessment


Avaliação ao Longo do Semestre: Teste: 60% Trabalho e Apresentação: 40% Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas expositivas para apresentação dos principais conceitos e dos quadros teóricos de referência 2. Aulas participativas para análise de estudos de caso específicos, debate e discussão de questões críticas no contexto do sistema financeiro 3. Auto-estudo e trabalho autónomo de preparação para a realização do trabalho de grupo e do teste escrito individual 4. Orientação tutorial durante o horário de atendimento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aulas expositivas: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 Aulas participativas: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 Auto estudo e trabalho autónomo: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 Orientação tutorial: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5

Observações / Observations


Não aplicável.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jeucken, Marcel, Sustainable Finance & Banking: The Financial Sector and the Future of the Planet, 2010, London: Earthscan Publications Limited Heffernan, Shelagh, Modern Banking, 2005, West Sussex: John Wiley & Sons Limited Casu, Barbara; Girardone, Claudia; e Molyneux, Philip, Introduction to Banking, 2022, 3rd Edition. Edinburgh Gate: Pearson Education Limited

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mishkin, Frederic S., The Economics of Money, Banking and Financial Markets, 2014, 11th Edition. Edinburgh Gate: Pearson Education Limited Howells, Peter; e Bain, Keith, The Economics of Money, Banking and Finance: A European Text, 2008, 4th Edition. Edinburgh Gate: Pearson Education Limited Haan, Jakob de; Schoenmaker, Dirk; e Wierts, Peter, Financial Markets and Institutions: A European Perspective, 2020, 4th Edition. Cambridge: Cambridge University Press Choudhry, Moorad, An Introduction to Banking. Principles, Strategy and Risk Management, 2011, 2nd Edition. West Sussex: John Wiley & Sons Limited

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29