Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa desenvolver um conjunto de competências que permitam compreender, interpretar e analisar as novas tendências e as questões críticas relativas ao actual funcionamento do sistema financeiro.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Conhecer, compreender e analisar criticamente as transformações mais recentes da actividade bancária e do respectivo processo de intermediação financeira. 2. Conhecer, compreender e analisar criticamente as principais inovações financeiras que têm ocorrido e reconhecer as potencialidades e os riscos que daí decorrem para a economia e para a sociedade. 3. Conhecer, compreender e analisar criticamente o risco sistémico decorrente do funcionamento do sistema financeiro e a forma como as crises financeiras são geradas e identificadas por parte dos investidores e das entidades reguladoras. 4. Conhecer, compreender e analisar criticamente o papel que a desregulamentação, a liberalização e a privatização do sistema financeiro tem desempenhado na economia e na sociedade. 5. Conhecer, compreender e analisar criticamente o papel do sistema financeiro nas alterações climáticas e a forma como poderá contribuir para garantir a transição para um mundo mais sustentável.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Sistema financeiro e novas formas de intermediação financeira 2. Sistema financeiro, inovação financeira, engenharia financeira e fragilidade financeira 3. Sistema financeiro, risco sistémico e crises financeiras 4. Sistema financeiro, repressão financeira, desenvolvimento financeiro, financeirização e desfinanceirização 5. Sistema financeiro, alterações climáticas e transições para a sustentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos relativos ao ponto 1 visam apresentar as novas formas de intermediação financeira, assegurando o objectivo de aprendizagem 1. Os conteúdos programáticos do ponto 2 apresentam a relação entre inovação financeira, engenharia financeira e fragilidade financeira, o que contribui para o objectivo de aprendizagem 2. Os conteúdos programáticos do ponto 3 focam-se no risco sistémico e na emergência de crises financeiras, em linha com o objectivo de aprendizagem 3. Os conteúdos programáticos do ponto 4 analisam a evolução do sistema financeiro no mundo contemporâneo, ajudando a atingir o objectivo de aprendizagem 4. Os conteúdos programáticos do ponto 5 discutem o papel do sistema financeiro nas alterações climáticas e nas transições para a sustentabilidade, contribuindo para o objectivo de aprendizagem 5.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao Longo do Semestre: Quatro Trabalhos de Grupo (Apresentação e Discussão): 70% Ensaio Crítico: 30% Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Aulas expositivas para apresentação dos principais conceitos e dos quadros teóricos de referência 2. Aulas participativas para análise de estudos de caso específicos, debate e discussão de questões críticas no contexto do sistema financeiro 3. Auto-estudo e trabalho autónomo de preparação para a realização dos trabalhos de grupo e do ensaio crítico 4. Orientação tutorial durante o horário de atendimento
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Aulas expositivas: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 Aulas participativas: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 Auto estudo e trabalho autónomo: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 Orientação tutorial: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 As aulas expositivas são fundamentais para fornecer os principais conceitos e quadros teóricos de referência, contribuindo para todos objectivos de aprendizagem. As aulas participativas permitem a aplicação prática dos conhecimentos, através da realização de vários exercícios, contribuindo para todos os objectivos de aprendizagem. A realização dos trabalhos de grupo e do ensaio crítico requere uma postura mais pró-activa por parte dos estudantes, o que contribui para todos os objectivos de aprendizagem. A orientação tutorial representa um suporte de apoio ao auto-estudo, ajudando a atingir todos objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Não aplicável.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jeucken, Marcel, Sustainable Finance & Banking: The Financial Sector and the Future of the Planet, 2010, London: Earthscan Publications Limited Heffernan, Shelagh, Modern Banking, 2005, West Sussex: John Wiley & Sons Limited Casu, Barbara; Girardone, Claudia; e Molyneux, Philip, Introduction to Banking, 2022, 3rd Edition. Edinburgh Gate: Pearson Education Limited
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Mishkin, Frederic S., The Economics of Money, Banking and Financial Markets, 2014, 11th Edition. Edinburgh Gate: Pearson Education Limited Howells, Peter; e Bain, Keith, The Economics of Money, Banking and Finance: A European Text, 2008, 4th Edition. Edinburgh Gate: Pearson Education Limited Haan, Jakob de; Schoenmaker, Dirk; e Wierts, Peter, Financial Markets and Institutions: A European Perspective, 2020, 4th Edition. Cambridge: Cambridge University Press Choudhry, Moorad, An Introduction to Banking. Principles, Strategy and Risk Management, 2011, 2nd Edition. West Sussex: John Wiley & Sons Limited
Data da última atualização / Last Update Date
2025-08-14