Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04660
Acrónimo :
TETE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
44.0h/sem
Trabalho Autónomo :
106.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Informar os estudantes sobre a transição ecológica, para melhor compreenderem, melhor ajustar as suas expectativas em matéria de trabalho e emprego, e melhor se adaptar e lutar contra as razões e os efeitos dos problemas ecológicos, com destaque para as alterações climáticas. O método de avaliação visa promover a passagem do domínio dos conhecimento spara o domínio dos comportamentos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Fornecer conhecimentos sobre as razões do uso das energias fósseis, nomeadamente, o facto de aumentarem a produtividade do trabalho e a quantidade de bens disponíveis (alimentação, vesturário, transporte, habitação, etc.) OA2: Fornecer conhecimentos sobre a necessidade de substituir as energias fósseis por energias verdes e o impacto ecológico dessa substituição OA3: Fornecer informação sobre os empregos que serão necessários para uma economia “baixo carbono” (ex: eficiência energética; novos modos de produção agrícola; reparação e reciclagem) e sobre os empregos que, pelo contrario, tenderão a desaparecer OA4: Promover a discussão sobre as mudanças no trabalho e no emprego associadas à transição ecológica, sobre o que os jovens esperam dos seus empregos, e sobre os modos de vida. OA5: Promover a discussão sobre os valores associados à necessidade de sair da “materialist trap”, que faz com que Portugal consuma hoje 2,9 vezes os recursos que o Planeta pode produzir por ano.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Energias fósseis, produtividade, trabalho e emprego 2. Principais problemas ecológicos (aquecimento climático, biodiversidade) e seus efeitos (insegurança alimentar, habitats e uso dos solos, finanças e serviços públicos) 3. Empregos criados e destruídos pela transição ecológica 4. Transição ecológica e transição digital - definições e aplicações 5. Transições e desigualdades - A transição justa 6. Reflexão sobre modos de vida e valores: que sociedade queremos? 7. Apresentação de estudos de casos – análise de problemas e soluções - pelos alunos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo OA1 será alcançado com o ponto 1 do programa O objetivo OA2 será alcançado com o ponto 2 do programa O objetivo OA3 será alcançado com o ponto 3 do programa Os objetivos OA4 e OA5 serão alcançados com os pontos 4, 5, 6 e 7 do programa

Avaliação / Assessment


Avaliação por trabalho de grupo que consiste em “Mini Erasmus-Natureza”: realização por grupos de alunos de um caso prático estudado presencialmente (e não através de pesquisa na internet). Pode ser o estudo de problemas ou de soluções. O relatório do caso prático entregue pelo grupo conta para 70% da nota final; a sua apresentação em aula e a promoção da sua discussão são avaliadas individualmente e contam para 30% da nota final. Os alunos serão incentivados a identificar problemas e iniciativas na zona onde vivem ou de onde são, preferencialmente mas não forçosamente, nas aldeias e zonas rurais. O objetivo é de os levar ao contacto com a natureza e com os problemas, e soluções, que aí surgem. Estes mini-Erasmus-natureza já existem em muitos países. O objetivo deste tipo de avaliação é o de fazer passar os estudantes do domínio dos conhecimentos para o domínio dos comportamentos, passagem que, sabe-se, exige experienciar emoções e vivênicas concretas. Em avaliação final, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os tempos letivos dividem-se em: - Aulas teórico-práticas baseadas no método de aprendizagem orientado por problemas, analisando factos e fenómenos, e as soluções apresentadas, quer na literatura científica, quer em experimentações por parte dos atores no terreno - Aulas práticas com apresentação pelos alunos e discussão na aula, por um lado, de problemas concretos identificados pelos alunos, por outro lado, das soluções também identificadas e estudadas pelos grupos de alunos - Sessões de orientação tutorial para realização dos trabalhos de grupo Os conteúdos curriculares evoluirão em função do feed-back reportado pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas visam desenvolver competências de conhecimento e compreensão dos principais problemas ecológicos e das causas que os provocaram (OA1). Visam também alertar os alunos para a relação estreita que existe entre a realização com sucesso da transição ecológica e a necessidade de redução das desigualdades – uma transição justa (OA5). As aulas também visam informar os alunos sobre as mudanças que serão necessárias no trabalho e nos empregos (OA2 e OA3). Finalmente, a realização dos trabalhos de grupo, a sua apresentação e a sua discussão nas aulas visam alcançar os OA4 e OA5, cujo objetivo é fazer passar os estudantes do campo do conhecimento para o campo da ação.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]., IPCC, 2023: Sections. In: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, 2023, IPCC,Geneva, Switzerland, pp. 35-115 OECD 2023: OECD Skills Outlook - Skills for a Resilient Greeen and Digital Transition, OECD Duarte Santos, F., Alterações Climáticas, 2021, Fundação Francisco Manuel dos Santos Carballo-Cruz, F, Cerejeira, J., Sousa, R., Volozhenin, S., Economia Verde e a evolução do Mercado de Trabalho em Portugal, 2022, Centro de Estudos Laborais, Lisboa: MTSS Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Earth beyond six of nine planetary boundaries, Science Advances, 9. Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1 Carballo-Cruz, F, Cerejeira, J., Sousa, R., Volozhenin, S., Economia Verde e a evolução do Mercado de Trabalho em Portugal, 2022, Centro de Estudos Laborais, Lisboa: MTSS, https://www.crlaborais.pt/documents/10182/486271/A+Economia+Verde+e+Evolu%C3%A7%C3%A3o+Mercado/f381bd92-1319-41a8-ab02-637b118b5d6b Paradigms and the political economy of ecopolitical projects: Green growth and degrowth compared, Competition and Change, 25(3-4): 308-327. Blanchet, T., Chancel L., and Gethin, A., Why Is Europe More Equal than the United States?, 2022, American Economic Journal: Applied Economics, 14 (4): 480-518, https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/app.20200703

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16