Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Informar os estudantes sobre a transição ecológica, para melhor compreenderem, melhor ajustar as suas expectativas em matéria de trabalho e emprego, e melhor se adaptar e lutar contra as razões e os efeitos dos problemas ecológicos, com destaque para as alterações climáticas. O método de avaliação visa promover a passagem do domínio dos conhecimento spara o domínio dos comportamentos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Fornecer conhecimentos sobre as razões do uso das energias fósseis, nomeadamente, o facto de aumentarem a produtividade do trabalho e a quantidade de bens disponíveis (alimentação, vesturário, transporte, habitação, etc.) OA2: Fornecer conhecimentos sobre a necessidade de substituir as energias fósseis por energias verdes e o impacto ecológico dessa substituição OA3: Fornecer informação sobre os empregos que serão necessários para uma economia “baixo carbono” (ex: eficiência energética; novos modos de produção agrícola; reparação e reciclagem) e sobre os empregos que, pelo contrario, tenderão a desaparecer OA4: Promover a discussão sobre as mudanças no trabalho e no emprego associadas à transição ecológica, sobre o que os jovens esperam dos seus empregos, e sobre os modos de vida. OA5: Promover a discussão sobre os valores associados à necessidade de sair da “materialist trap”, que faz com que Portugal consuma hoje 2,9 vezes os recursos que o Planeta pode produzir por ano.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Energias fósseis, produtividade, trabalho e emprego 2. Principais problemas ecológicos (aquecimento climático, biodiversidade) e seus efeitos (insegurança alimentar, habitats e uso dos solos, finanças e serviços públicos) 3. Empregos criados e destruídos pela transição ecológica 4. Transição ecológica e transição digital - definições e aplicações 5. Transições e desigualdades - A transição justa 6. Reflexão sobre modos de vida e valores: que sociedade queremos? 7. Apresentação de estudos de casos – análise de problemas e soluções - pelos alunos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos OA1 e OA2 serão alcançados com os pontos 1 e 2 do programa, ou seja, com a transmissão de conhecimentos acerca das razões que levaram aos problemas ecológicos, acerca de quais os principais problemas ecológicos e acerca da necessidade de os resolver. O objetivo OA3 será alcançado com o ponto 3 do programa, que trata das alterações nos empregos e nas competências que estarão associadas à transição ecológica. Os objetivos OA4 e OA5 serão alcançados com os pontos 4, 5, 6 e 7 do programa, nomeadamente com a discussão levantadas pelo imperativo de uma transição justa, e com as discussões que terão lugar quando os estuantes apresentarão os relatóriso dos seus "mini-Erasmus Natureza".
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo que consiste em “Mini Erasmus-Natureza”: realização por grupos de alunos de um caso prático estudado presencialmente (e não através de pesquisa na internet). Pode ser o estudo de problemas ou de soluções. O relatório do caso prático entregue pelo grupo conta para 70% da nota final. Avaliação individual: contributo na apresentação em aula e na promoção da sua discussão, com perguntas colocadas individualmente. Esta componente conta para 30% da nota final. Os alunos serão incentivados a identificar problemas e iniciativas na zona onde vivem ou de onde são, preferencialmente mas não forçosamente, nas aldeias e zonas rurais. O objetivo é de os levar ao contacto com a natureza e com os problemas, e soluções, que aí surgem. Estes mini-Erasmus-natureza já existem em muitos países. O objetivo deste tipo de avaliação é o de fazer passar os estudantes do domínio dos conhecimentos para o domínio dos comportamentos, passagem que, sabe-se, exige experienciar emoções e vivênicas concretas. Avaliação final por exame escrito (100% da nota final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os tempos letivos dividem-se em: - Aulas teórico-práticas baseadas no método de aprendizagem orientado por problemas, analisando factos e fenómenos, e as soluções apresentadas, quer na literatura científica, quer em experimentações por parte dos atores no terreno - Aulas práticas com apresentação pelos alunos e discussão na aula, por um lado, de problemas concretos identificados pelos alunos, por outro lado, das soluções também identificadas e estudadas pelos grupos de alunos. Ou seja, dos relatórios dos "mini-Easmus natureza". - Sessões de orientação tutorial para realização dos trabalhos de grupo Os conteúdos curriculares evoluirão em função do feed-back reportado pelos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas visam desenvolver competências de conhecimento e compreensão dos principais problemas ecológicos e das causas que os provocaram (OA1). Visam também alertar os alunos para a relação estreita que existe entre a realização com sucesso da transição ecológica e a necessidade de redução das desigualdades – uma transição justa (OA5). As aulas também visam informar os alunos sobre as mudanças que serão necessárias no trabalho e nos empregos (OA2 e OA3). Finalmente, a realização dos trabalhos de grupo, a sua apresentação e a sua discussão nas aulas visam alcançar os OA4 e OA5, cujo objetivo é fazer passar os estudantes do campo do conhecimento para o campo da ação.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Duarte Santos, F., Alterações Climáticas, 2021, Fundação Francisco Manuel dos Santos Carballo-Cruz, F, Cerejeira, J., Sousa, R., Volozhenin, S., 2022: Economia Verde e a evolução do Mercado de Trabalho em Portugal, 2022, Centro de Estudos Laborais, Lisboa: MTSS Chancel, L., Bothe, P., Voituriez, T. 2023: Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1 IPCC, 2023: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, 2023, IPCC,Geneva, Switzerland, pp. 35-115 OECD 2023: OECD Skills Outlook - Skills for a Resilient Greeen and Digital Transition, OECD
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Blanchet, T., Chancel L., and Gethin, A. 2022. Why Is Europe More Equal than the United States? American Economic Journal: Applied Economics, 14 (4): 480-518. https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/app.20200703 Buch-Hansen, H. and Carstensen, M. 2021. Paradigms and the political economy of ecopolitical projects: Green growth and degrowth compared, Competition and Change, 25(3-4): 308-327. Celentano, D. et al. (ed.) (2024): Debating a post-work future, Routledge Chancel, L., Bothe, P., Voituriez, T. 2023. Climate Inequality Report 2023, World Inequality Lab Study 2023/1. https://wid.world/wp-content/uploads/2023/01/CBV2023-ClimateInequalityReport-2.pdf Raworth, K. (2018): Doughnut Economics, Random House Richardson et al. 2023. Earth beyond six of nine planetary boundaries, Science Advances, 9.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-15