Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos sobre movimentos e estudos trans, relacionando identidades, posicionalidades e corporalidade, e promover a discussão e análise crítica sobre processos de discriminação, corpo e saúde.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular, estudantes serão capazes de: OA1. Compreender os conceitos fundamentais no domínio dos movimentos e estudos trans. OA2. Identificar processos de discriminação de pessoas trans, não binárias e de género diverso. OA3. Discutir factores de risco e protetores em saúde de pessoas trans, não binárias e de género diverso OA4. Identificar práticas de saúde trans-afirmativas OA5. Discutir e refletir criticamente sobre a corporalidade e a pessoa
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Transgénero e diversidade de género na perspetiva das ciências sociais 1.1. Conceitos e teorias. Emergência do movimento e dos estudos trans. 1.2. Discriminação das pessoas trans, não binárias e de género diverso numa perspetiva interseccional 1.3. Implicações teóricas, metodológicas e para as políticas públicas CP2: Saúde de pessoas Trans e de género diverso 1 - Factores de risco e vulnerabilidade em saúde Trans 2 - Fatores de proteção e resiliência em saúde Trans 3 - Cuidados de saúde trans-afirmativos CP3: Biopolítica, ciborgues, pós e trans-humanismos. Desafiando os conceitos de corporalidade e pessoa 1 - A reinvenção da natureza, género e sexualidade: a partir de Donna Haraway 2 - Questões de pós-humanismo / pós-humanidade: a partir do filósofo português André Barata. 3 - Intervenções no corpo, género e sexualidade: a partir de Beatriz e Paul Preciado 4 - O transhumanismo e o género e a sexualidade: a partir de Farman.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1.CP1 OA2.CP1 OA3. CP2 OA4. CP2 OA5. CP3
Avaliação / Assessment
Contacto direto do/as docentes com os estudantes através de aulas teórico-práticas. Trabalho autónomo dos/as estudantes, incluindo estudo da bibliografia, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Contacto direto do/as docentes com os estudantes através de aulas teórico-práticas. Trabalho autónomo dos/as estudantes, incluindo estudo da bibliografia, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para todos os objetivos será feita uma exposição teórica, complementada por discussão e reflexão crítica nas aulas teórico-práticas. Em algumas aulas TPs específicas no final do semestre estudantes apresentam trabalhos orais. O trabalho de grupo escrito permite aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas durante o semestre. O teste avalia todos os objetivos. Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): i) expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: Todos os OA ii) participativa, com análise e discussão de textos e estudos empíricos: OA 2-3 iii) autoestudo, relacionada com o trabalho autónomo do/a estudante: Todos os OA. Cada estudante terá no total 25 horas de contacto, sendo 24 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O exame avalia todos os objetivos.
Observações / Observations
A UC contará com a participação de Carla Moleiro (Psicologia) e Miguel Vale de Almeida (Antropologia).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
• • • • • • • •
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16