Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04629
Acrónimo :
TGICDC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos sobre movimentos e estudos trans, relacionando identidades, posicionalidades e corporalidade, e promover a discussão e análise crítica sobre processos de discriminação, corpo e saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular, estudantes serão capazes de: OA1. Compreender os conceitos fundamentais no domínio dos movimentos e estudos trans. OA2. Identificar processos de discriminação de pessoas trans, não binárias e de género diverso. OA3. Discutir factores de risco e protetores em saúde de pessoas trans, não binárias e de género diverso OA4. Identificar práticas de saúde trans-afirmativas OA5. Discutir e refletir criticamente sobre a corporalidade e a pessoa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Transgénero e diversidade de género na perspetiva das ciências sociais 1.1. Conceitos e teorias. Emergência do movimento e dos estudos trans. 1.2. Discriminação das pessoas trans, não binárias e de género diverso numa perspetiva interseccional 1.3. Implicações teóricas, metodológicas e para as políticas públicas CP2: Saúde de pessoas Trans e de género diverso 1 - Factores de risco e vulnerabilidade em saúde Trans 2 - Fatores de proteção e resiliência em saúde Trans 3 - Cuidados de saúde trans-afirmativos CP3: Biopolítica, ciborgues, pós e trans-humanismos. Desafiando os conceitos de corporalidade e pessoa 1 - A reinvenção da natureza, género e sexualidade: a partir de Donna Haraway 2 - Questões de pós-humanismo / pós-humanidade: a partir do filósofo português André Barata. 3 - Intervenções no corpo, género e sexualidade: a partir de Beatriz e Paul Preciado 4 - O transhumanismo e o género e a sexualidade: a partir de Farman.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1.CP1 OA2.CP1 OA3. CP2 OA4. CP2 OA5. CP3

Avaliação / Assessment


Contacto direto do/as docentes com os estudantes através de aulas teórico-práticas. Trabalho autónomo dos/as estudantes, incluindo estudo da bibliografia, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Contacto direto do/as docentes com os estudantes através de aulas teórico-práticas. Trabalho autónomo dos/as estudantes, incluindo estudo da bibliografia, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para todos os objetivos será feita uma exposição teórica, complementada por discussão e reflexão crítica nas aulas teórico-práticas. Em algumas aulas TPs específicas no final do semestre estudantes apresentam trabalhos orais. O trabalho de grupo escrito permite aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas durante o semestre. O teste avalia todos os objetivos. Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): i) expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: Todos os OA ii) participativa, com análise e discussão de textos e estudos empíricos: OA 2-3 iii) autoestudo, relacionada com o trabalho autónomo do/a estudante: Todos os OA. Cada estudante terá no total 25 horas de contacto, sendo 24 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O exame avalia todos os objetivos.

Observações / Observations


A UC contará com a participação de Carla Moleiro (Psicologia) e Miguel Vale de Almeida (Antropologia).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16