Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03822
Acrónimo :
THA
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não.

Objetivos Gerais / Objectives


Considerando que a única unidade curricular da área científica, leccionada no 1º ano do Mestrado Integrado de Arquitectura, possui um perfil de âmbito vestibular, a presente UC inaugura a abordagem histórica e teórica, cronologicamente ordenada, de tempo longo, à Arquitectura e Cidade na Cultura Ocidental. Corresponde-lhe o período entre a origem dos fenómenos urbanos no Crescente Fértil, abrangendo a Antiguidade Clássica, e a ocupação islâmica da Península Ibérica em 711 d.C. Estes períodos serão analisados sobretudo a partir da sua importância para a construção da arquitectura contemporânea, relevando a manutenção da vigência dos seus pressupostos ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Transmitem-se conhecimentos e competências sobre a arquitectura e o urbanismo produzidos no âmbito da cultura ocidental, estimulando-se a sedimentação de um quadro de referências, a partir de casos de estudo paradigmáticos das formas e modelos de fazer arquitectura e cidade. Procura-se, nomeadamente, agilizar o manuseamento dos distintos conceitos históricos, quadros cronológicos e domínios estilísticos dos períodos em estudo e a sua importância para a génese da arquitectura contemporãnea, promovendo o sentido crítico autónomo do estudante perante a matéria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As origens do fenómeno urbano no Crescente Fértil: da Mesopotâmia ao Egipto / Civilização e política no Mundo Grego, entre o período micénico e o Império helenístico de Alexandre Magno / As civilizações: fenícia, cartaginesa e etrusca / Hegemonia da República Romana na Península Itálica / O Império Romano e o aproveitamento, infraestruturação e globalização dos seus territórios / Origens do Império Romano do Oriente / A civilização islâmica: da hégira de Maomé à ocupação da Península Ibérica em 711 d.C / a importância do período entre a origem dos fenómenos urbanos no Crescente Fértil e a ocupação islâmica da Península Ibérica para a construção da arquitectura contemporânea.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A abordagem dos momentos históricos enunciados no Programa estabelecerá, na sua sequência narrativa, um alicerce teórico de conhecimentos sobre as origens da cultura arquitectónica e urbanística ocidental. Para esses efeitos, serão apresentados casos de estudo particularmente notáveis, tanto de obras arquitectónicas singulares, como de concretizações urbanísticas realizadas nos respectivos períodos, mas também de arquitectos contemporâneos para os quais o confronto com estes períodos foi particularmente útil.

Avaliação / Assessment


Os alunos deverão realizar quatro análises críticas dos seguintes projectos, a entregar até aos seguintes dias: Museu Nacional Machado de Castro – 20.03 Teatro Romano de Lisboa – 1.05 Museu Monográfico de Conímbriga – 15.05 Musealização da Área Arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge – 27.05 A classificação é individual e expressa através de uma escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores inteiros. A avaliação da unidade curricular é periódica, e tem como base os quatro momentos de avaliação (cada um com uma ponderação de 25%). Os alunos deverão estar presentes em pelo menos 70% das horas lectivas previstas para o semestre lectivo, para poderem estar sujeitos a provação na unidade curricular. Qualquer acto de plágio, mesmo que parcial, implica a automática reprovação do aluno.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Há um aforismo, que se atribui a Antoni Gaudí, que diz: «a ciência aprende-se com princípios e a arte com exemplos». Enquanto a ciência propõe a definição de enunciados abstractos de carácter geral que possam ser aplicados de um modo prático no mundo físico e material, a arte persegue os resultados de objectos concretos e singulares capazes de nos projectar novamente no mundo das ideias. Do mesmo modo, em vez de nos aproximarmos à Teoria e História da Arquitectura I a partir da tradicional explicação evolutiva que pressupõe um conjunto de catalogações, partimos nesta unidade curricular da realidade concreta da obra realizada por alguns intervenientes do século XXI, de maneira a aproximarmo-nos à vigência dos princípios enunciados no período entre o Crescente Fértil e a ocupação islâmica da Península Ibérica. A unidade curricular Teoria e História da Arquitectura I tem então como objectivo familiarizar os estudantes com a Teoria e História da Arquitectura de um modo transversal, bem como estimular a sua autonomia intelectual – como potenciais investigadores em Teoria e História da Arquitectura, mas também, e principalmente, como potenciais Arquitectos. As aulas da unidade curricular Teoria e História da Arquitectura I desenvolver-se-ão a partir de uma exposição da docente ou de um convidado, ou da realização de uma visita de estudo, seguida por um debate. Algumas destas sessões serão abertas ao público em geral.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A avaliação tem como finalidade verificar o grau de cumprimento dos objectivos da unidade curricular relativamente à aquisição de conhecimentos, sua compreensão e aplicação, aquisição de competências, espírito crítico e capacidade de tomada de decisões, organização e metodologia de trabalho.

Observações / Observations


As sessões terão os seguintes temas: Sessão 1 22.02 Towards a Public Space: Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city A edificação de um espaço público, de representação e glorificação do colectivo, é uma preocupação transversal à história da Humanidade. É a demonstração da necessidade inerente ao homem de constituir o centro da vida pública da comunidade a que pertence, assim como da necessidade de conferir identidade ao conjunto urbano onde habita. Trata-se de um tema de grande pertinência nos nossos dias, sempre que se procura definir uma ideia de lugar público que se adeque à sociedade actual e sempre que nos deparamos com as dificuldades que tal implica. Ao estudar a concepção de dois lugares públicos exemplares desenhados por um dos grandes mestres da Modernidade, torna-se então clara a existência de um mecanismo profícuo para se enfrentar a problemática da criação de um espaço público de representação dos valores de um colectivo contemporâneo: o estudo dos grandes modelos de praças públicas do passado. Bibliografia específica para esta aula: SEQUEIRA, Marta, Towards a Public Space: Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city. New York: Routledge, 2018 Biblioteca do ISCTE, AU.171 SEQ*Tow t Sessão 2 29.02 Participação no FISTA Sessão 3 7.03 Convidado especial: Nuno Grande A cidade entre o Neolítico e a Idade Média Bibliografia específica para esta aula: KOSTOF, Spiro, The city assembled: the elements of urban form through history. London: Thames and Hudson, 1992. Biblioteca do ISCTE, AU.174 KOS*Cit Edmund Bacon, Design of cities. London, Thames and Hudson, 1975. Biblioteca do ISCTE, AU.174 BAC*Des Sessão 3 14.03 Convidado especial: Gonçalo Byrne Museu Nacional Machado de Castro Em 1999 Gonçalo Byrne venceu o concurso para remodelar e ampliar o Museu Nacional de Machado de Castro, desde 1913 instalado no antigo Paço Episcopal de Coimbra – um edifício fundamentalmente maneirista com vestígios de cerca de dois mil anos de história, que vão desde o notável criptopórtico do período romano imperial tardio a um edifício construído pela Direcção dos Monumentos Nacionais nos anos 1950, passando por uma catedral românica e o seu claustro construídos no século XII, bem como por um pátio com uma loggia maneirista desenhada por Filipe Terzio no século XVI. Gonçalo Byrne terá afirmado certa vez: «não conheço muitas outras obras, muitas outras intervenções, que tenham tido como matéria de trabalho mais de dois mil anos. E o que é o Museu Machado Castro? É tudo menos um edifício unitário – é um edifício feito de colagens de fragmentos». Byrne terá privilegiado precisamente a segmentação decorrente dos diferentes momentos arquitectónicos do monumento, deles procurando extrair os dados que lhe permitiriam prosseguir a acção do tempo, ao mesmo tempo que restaurando a continuidade da experiência. Através de um refinado sentido histórico, mas também de abstracção, Byrne fez uso de uma visão sincrónica dos vários estratos presentes na obra, vinculando o passado ao presente, estabelecendo entre eles contactos, sobreposições. O projecto constituiu assim uma espécie de condensador das estratificações das contemporaneidades sucessivas da cidade de Coimbra, convertendo-as no cenário de uma verdadeira promenade architecturale museológica. Bibliografia específica para esta aula: Biblioteca do ISCTE, Sessão 4 21.03 Visita de estudo ao Museu de Lisboa Sessão 5 14.03 Visita de estudo ao Teatro Romano Sessão 6 18.04 Convidado especial: Ricardo Bak Gordon Requalificação do Teatro Romano de Lisboa Bibliografia específica para esta aula: MARTINS, Rocha (1906) - Um theatro romano na rua de S. Mamede. In Ilustração Portuguesa. Lisboa. 2ª série: 2, p. 185190. Sessão 7 2.05 Visita de estudo à Casa dos Bicos Sessão 8 9.05 Convidado especial: Paulo Providência Variações Mediterrânicas: O Museu Monográfico de Conímbriga O Museu Monográfico de Conimbriga é um Museu de Sítio Arqueológico. Esta sua excecional condição, que o aproxima de um Antiquarium - no sentido dado às estruturas arquitetónicas de apoio à escavação arqueológica desde o Renascimento - implica uma diversa relação entre serviços técnicos e espaço arqueológico, entre acessibilidades às coleções e público, entre áreas de restauro e consulta. Mas talvez mais do que essas articulações entre público e serviços, é a presença de um espaço exterior de acolhimento e receção, como ocorre em tantos desses equipamentos culturais únicos, espaço onde se sinta o pulsar da vida arqueológica exposta em paredes e protegida por frágeis coberturas, pátio ou recinto de evocação mediterrânica. As diversas exigências do Museu ou Antiquarium foram consideradas no projeto de reabilitação que se apresenta, pensado como instrumento para conferir unidade a um edifício construído por adições sucessivas e cuja possibilidade de expansão, decorrente da urgente necessidade de ampliar a escavação arqueológica, se encontrava comprometida. Mais do que apresentar distribuições funcionais do novo organismo, a apresentação do projeto centra-se na resolução de problemas estruturais que o conjunto apresentava, e nos dilemas que uma nova caraterização unitária sempre implica, mesmo que no máximo respeito pela galeria de autores que participaram na sua construção, um coletivo ainda que involuntário. Bibliografia específica para esta aula: PROVIDÊNCIA, Paulo, ed. lit. - Conimbriga : interpretação do sítio arqueológico pelo projecto. Coimbra : e|d|arq - Departamento de Arquitectura da UC, 2016. Biblioteca do ISCTE, AU.112 Con Sessão 9 16.05 Núcleo Arqueológico da Praça Nova do Castelo de São Jorge Sessão 10 23.05 Convidado especial: João Luís Carrilho da Graça Musealização da Área Arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge Este projecto, que resultou de um concurso por convite lançado pela EGEAC, uma empresa municipal de Lisboa, teve como base a Praça Nova do Castelo de São Jorge, ocupada por um notável conjunto de pinheiros e com uma vista privilegiada sobre a cidade e o rio Tejo. Este sítio tinha sido objecto de uma extensa campanha arqueológica, iniciada em 1986, que pôs a descoberto vestígios dos sucessivos períodos da sua ocupação – um povoamento da Idade do Ferro, umas habitações muçulmanas medievais e um palácio do século XV. Se os artefactos mais relevantes tinham sido removidos e expostos no Núcleo Museológico do Castelo de São Jorge, havia então que dar a conhecer, mas também proteger, o espaço da escavação. A primeira operação preconizada por João Luís Carrilho da Graça foi a de delimitação do sítio arqueológico, através da construção de uns muros de contenção em aço corten que contivessem a topografia perimetral sobreelevada. Duas estruturas também em aço passaram ainda a proteger dois sítios particulares da área arqueológica: uma escavação com uma estratificação até ao nível da pré-história e os vestígios de um pavimento do Palácio dos Bispos de Lisboa. Para proteger o que das duas casas islâmicas restou, Carrilho da Graça terá então decidido fazer, como se de uma maqueta em tamanho natural se tratasse, uma reconstituição conjectural, abstracta e cenográfica destas construções – espacializando a ruina, ou seja, protegendo o sítio arqueológico ao mesmo tempo que revelando a sua hipotética configuração original. Encontraram-se então seis pontos onde não havia vestígios, e neles se apoiaram seis pilares em aço que suportam a estrutura metálica revestida com painéis, que flutua sobre os troços de parede antigos. Para Carrilho da Graça, este projecto constitui uma espécie de manifesto, uma vez que a espacialidade destas casas do século XI parece não diferir muito da de duas casas com pátio que ele próprio pudesse ter querido projectar para este sítio. E parece constituir também o ponto de partida para uma linha de investigação, que terá tido seguimento no sítio arqueológico da vila galo-romana de Séviac. Bibliografia específica para esta aula: GRAÇA, Carrilho da - Carrilho da Graça. Lisboa : Uzina Books, 2012. 28, 33 Biblioteca do ISCTE, AU.101 PCA*Car,1 Sessão 11 * data a definir Visita de estudo às Galerias Romanas de Lisboa

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BACON, Edmund, Design of cities. London, Thames and Hudson, 1975. Biblioteca do ISCTE, AU.174 BAC*Des KOSTOF, Spiro (1995). History of Architecture: Settings and Rituals. Oxford: Oxford University Press. Repositório de Conteúdos KOSTOF, Spiro (2000). Historia de la arquitectura. Madrid: Alianza Editorial. Biblioteca ISCTE-IUL: AU.113 KOS*His. KOSTOF, Spiro, The city assembled: the elements of urban form through history. London: Thames and Hudson, 1992. Biblioteca do ISCTE, AU.174 KOS*Cit

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


https://www.researchgate.net Researchgate https://www.academia.edu Academia https://www.jstor.org JSTOR https://www.rcaap.pt Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal Principais repositórios científicos a consultar Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.101 SIZ*01) SIZA, Álvaro, 01 textos / Álvaro Siza. Porto : Civilização Editora, 2009 Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.111 SIZ*Ima) SIZA, Álvaro, Imaginar a evidência. Lisboa : Edições 70, 1998 Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.101 Alv,4) SIZA, Álvaro, Álvaro Siza : uma questão de medida. Casal de Cambra : Caleidoscópio, 2008 https://www.drawingmatter.org/artists-and-makers/alvaro-siza/ Drawing Matter https://www.moma.org/artists/29732 The Museum of Modern Art https://www.cca.qc.ca/en/events/61877/on-line-alvaro-sizas-cadernos-pretos https://www.cca.qc.ca/en/search?query=Alvaro%20siza CCA https://gulbenkian.pt/biblioteca-arte/arquivo-alvaro-siza/ Arquivo Álvaro Siza, Fundação Calouste Gulbenkian http://arquivos.serralves.pt/details?id=72490 Arquivo Arquitecto Álvaro Siza Vieira, Fundação Serralves Sobre Álvaro Siza 5. Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.101 Lou,1) KAHN, Louis, Louis I. Kahn : escritos, conferencias y entrevistas / ed. Alessandra Latour. Madrid : El Croquis Editorial, 2003 Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.111 KAH*Con) KAHN, Louis, Louis I. Kahn : conversations with students. Houston : Architecture at Rice Publications, 1998 https://www.cca.qc.ca/en/search?query=Rudofsky CCA https://www.moma.org/search/?q=Rudofsky The Museum of Modern Art Sobre Bernard Rudofsky 4. Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.101 Lou,1) KAHN, Louis, Louis I. Kahn : escritos, conferencias y entrevistas / ed. Alessandra Latour. Madrid : El Croquis Editorial, 2003 Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.111 KAH*Con) KAHN, Louis, Louis I. Kahn : conversations with students. Houston : Architecture at Rice Publications, 1998 https://www.loc.gov/search/?in=&q=%22louis+kahn%22&new=true Library of the Congress https://www.drawingmatter.org/artists-and-makers/louis-kahn/ Drawing Matter https://www.cca.qc.ca/en/search?query=louis%20kahn CCA https://www.moma.org/search?q=Louis+Kahn The Museum of Modern Art https://www.philadelphiabuildings.org/pab/app/co_display_overview.cfm/480049 Louis I. Kahn Collection, Architectural Archives, University of Pennsylvania https://www.design.upenn.edu/architectural-archives/collections/kahn-esther-kahn University of Pensilvania Sobre Louis Kahn 3. Pode ser encontrado na biblioteca da Ordem dos Arquitectos (registo ESP-IMR 246) Le Corbusier, Voyage d'Orient Carnets. Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.113.6 Cor) FRANCLIEU, Françoise de, Le Corbusier Sketchbooks. New York : The Architectural History Foundation, 1982 Le Corbusier, Le Corbusier talks with students : from the schools of architecture. New York : Princeton Architectural Press, 1999. Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.111 COR*Cor) Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.101 LeC) Le Corbusier, Le Corbusier : oeuvre complète. Basel : Birkhauser Publishers, 1995. Pode ser encontrado na biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian (registo CDR 260) Le Corbusier, Le Corbusier Plans. Paris : Codex Images International, cop. 2005-2010 https://www.loc.gov/search/?in=&q=%22le+corbusier%22&new=true Library of the Congress https://www.drawingmatter.org/artists-and-makers/le-corbusier/ Drawing Matter https://www.cca.qc.ca/en/search?query=corbusier CCA https://www.moma.org/artists/3426 The Museum of Modern Art http://www.fondationlecorbusier.fr/corbuweb/morpheus.aspx?sysName=home&sysLanguage=en-en&sysInfos=1 Fondation Le Corbusier Sobre Le Corbusier 2. Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.101 NEU*Mie,1) ROHE, Mies van der, Mies Van der Rohe : la palabra sin artificio reflexiones sobre arquitectura: 1922-1968. Madrid: El Croquis Editorial, 1995. https://www.loc.gov/search/?in=&q=%22mies+van+der%22&new=true Library of the Congress https://www.drawingmatter.org/artists-and-makers/ludwig-mies-van-der-rohe/ Drawing Matter https://www.cca.qc.ca/en/search?query=mies CCA https://www.moma.org/artists/7166 The Museum of Modern Art https://digital.hagley.org/islandora/search/%22mies%20van%20der%20rohe%22?type=edismax&f%5B0%5D=-RELS_EXT_isMemberOfCollection_uri_ms%3A%28%22info%3Afedora/islandora%3Aead%22%29 Hagley Digital Archives https://www.tugendhat.eu/en/archive-of-pictures-and-sounds/a-catalogue-of-villa-tugendhat-drawing-documentati.html Villa Tugendhat https://digital-libraries.artic.edu/digital/collection/mqc/search/searchterm/mies%20van%20der%20rohe Ryerson and Burnham Archives Sobre Mies van der Rohe 1.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-03-04