Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03822
Acrónimo :
THA
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


Considerando que a única unidade curricular da área científica, leccionada no 1º ano do Mestrado Integrado de Arquitectura, possui um perfil de âmbito vestibular, a presente UC inaugura a abordagem histórica e teórica, cronologicamente ordenada, de tempo longo, à Arquitectura e Cidade na Cultura Ocidental. Corresponde-lhe o período entre a origem dos fenómenos urbanos no Crescente Fértil, abrangendo a Antiguidade Clássica, e a ocupação islâmica da Península Ibérica em 711 d.C. Estes períodos serão analisados sobretudo a partir da sua importância para a construção da arquitectura contemporânea, relevando a manutenção da vigência dos seus pressupostos ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Transmitem-se conhecimentos e competências sobre a arquitectura e o urbanismo produzidos no âmbito da cultura ocidental, estimulando-se a sedimentação de um quadro de referências, a partir de casos de estudo paradigmáticos das formas e modelos de fazer arquitectura e cidade. Procura-se, nomeadamente, agilizar o manuseamento dos distintos conceitos históricos, quadros cronológicos e domínios estilísticos dos períodos em estudo e a sua importância para a génese da arquitectura contemporãnea, promovendo o sentido crítico autónomo do estudante perante a matéria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


As origens do fenómeno urbano no Crescente Fértil: da Mesopotâmia ao Egipto / Civilização e política no Mundo Grego, entre o período micénico e o Império helenístico de Alexandre Magno / As civilizações: fenícia, cartaginesa e etrusca / Hegemonia da República Romana na Península Itálica / O Império Romano e o aproveitamento, infraestruturação e globalização dos seus territórios / Origens do Império Romano do Oriente / A civilização islâmica: da hégira de Maomé à ocupação da Península Ibérica em 711 d.C / a importância do período entre a origem dos fenómenos urbanos no Crescente Fértil e a ocupação islâmica da Península Ibérica para a construção da arquitectura contemporânea.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A abordagem dos momentos históricos enunciados no Programa estabelecerá, na sua sequência narrativa, um alicerce teórico de conhecimentos sobre as origens da cultura arquitectónica e urbanística ocidental. Para esses efeitos, serão apresentados casos de estudo particularmente notáveis, tanto de obras arquitectónicas singulares, como de concretizações urbanísticas realizadas nos respectivos períodos, mas também de arquitectos contemporâneos para os quais o confronto com estes períodos foi particularmente útil.

Avaliação / Assessment


A avaliação da unidade curricular é realizada de acordo com a modalidade de avaliação ao longo do semestre, e tem como base três momentos de avaliação: (1) a participação no debate promovido nas aulas (10%), (2) o primeiro trabalho (45%) e o segundo trabalho (45%). A classificação é individual e expressa através de uma escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores inteiros. Qualquer acto de plágio, mesmo que parcial, implica a automática reprovação do aluno. Os alunos deverão estar presentes em pelo menos 70% das horas lectivas previstas, para poderem estar sujeitos a provação na unidade curricular. Os alunos reprovados na avaliação ao longo do semestre podem realizar um exame que equivalerá a 100% da classificação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Há um aforismo, que se atribui a Antoni Gaudí, que diz: «a ciência aprende-se com princípios e a arte com exemplos». Enquanto a ciência propõe a definição de enunciados abstractos de carácter geral que possam ser aplicados de um modo prático no mundo físico e material, a arte persegue os resultados de objectos concretos e singulares capazes de nos projectar novamente no mundo das ideias. Do mesmo modo, em vez de nos aproximarmos à Teoria e História da Arquitectura I a partir da tradicional explicação evolutiva que pressupõe um conjunto de catalogações, partimos nesta unidade curricular da realidade concreta da obra realizada por alguns intervenientes do século XXI, de maneira a aproximarmo-nos à vigência dos princípios enunciados no período entre o Crescente Fértil e a ocupação islâmica da Península Ibérica. A unidade curricular Teoria e História da Arquitectura I tem então como objectivo familiarizar os estudantes com a Teoria e História da Arquitectura de um modo transversal, bem como estimular a sua autonomia intelectual – como potenciais investigadores em Teoria e História da Arquitectura, mas também, e principalmente, como potenciais Arquitectos. As aulas da unidade curricular Teoria e História da Arquitectura I desenvolver-se-ão a partir de uma exposição teórica com recurso a imagens, ou da realização de uma visita de estudo, seguida por um debate. Os alunos deverão realizar duas análises críticas, dos seguintes projectos: (1) Teatro Romano de Sagunto, de Giorgio Grassi e Manuel Portaceli e (2) Musealização da Área Arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge, de João Luís Carrilho da Graça.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A avaliação tem como finalidade verificar o grau de cumprimento dos objectivos da unidade curricular relativamente à aquisição de conhecimentos, sua compreensão e aplicação, aquisição de competências, espírito crítico e capacidade de tomada de decisões, organização e metodologia de trabalho.

Observações / Observations


Professora: Marta Sequeira Atendimento através de marcação prévia para solicitada através do seguinte email: marta.sequeira@iscte-iul.pt.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BACON, Edmund, Design of cities. London, Thames and Hudson, 1975 [ISCTE (AU.174 BAC*Des)] KOSTOF, Spiro (2000). Historia de la arquitectura. Madrid: Alianza Editorial [ISCTE-IUL (AU.113 KOS*His.)] KOSTOF, Spiro, The city assembled: the elements of urban form through history. London: Thames and Hudson, 1992 [ISCTE (AU.174 KOS*Cit)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


KOSTOF, Spiro (1995). History of Architecture: Settings and Rituals. Oxford: Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25