Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03825
Acrónimo :
THAII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC permite obter conhecimento e competências sobre a história da arquitetura e o urbanismo produzidos no âmbito da cultura ocidental, num período cronológico desde as construções Paleocristãs até ao Iluminismo. Centra-se no dialogo entre edifícios, espaço urbano e território mais vasto. Na UC analisar-se-á a produção arquitectónica num contexto mais vasto mostrando múltiplas ligações a rituais, religião e poder político. A UC permite a construção de um quadro de referências de objectos arquitectónicos e casos de estudo, consensualmente canónicos, embora as obras e os contextos em estudo impliquem exemplos no território português assim como uma perspectiva global

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. No final da UC os estudantes deverão ser capazes de analisar e identificar os vários objectos canónicos do período em questão, assim como identificar as características essenciais destes momentos, e assim terão conhecimento elementar de obras de arquitectura e aglomerados urbanos referidos durante a UC, nas aulas e leituras. OA2. Os estudantes saberão identificar relações de continuidade e ruptura entre a história da arquitectura, a história urbana, e outros domínios de conhecimento e prática na era em questão. OA3. Os estudantes terão a capacidade de descrever, analisar e comparar obras de arquitectura nos seus contextos urbanos em termos formais, materiais, assim como teóricos e contextuais. OA4. Os estudantes irão aumentar a sua proficiência na comunicação dentro do discurso arquitectónico e expandir o seu vocabulário de termos de arquitectura. OA5. Os estudantes terão um conhecimento sólido da bibliografia base, assim como de alguns dos títulos das leituras complementares.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os diferentes momentos históricos estão definidos genericamente como concepções espaciais que contêm diferentes tipologias, paradigmas, materialidades, e concepções urbanas: CP1 Espaço Paleocristão; CP2 Espaço Bizantino; CP3 Espaço Românico; CP4 Espaço Medieval; CP5 Espaço Gótico; CP6 Espaço Renascentista; CP7 Espaço Barroco. Cada uma destas categorias espaciais será enquadrada conceptualmente, e demonstrada através de uma série de exemplos paradigmáticos das tipologias em questão. As diferentes características essenciais de cada um destas categorias espaciais serão reconhecidas em lugares geográficos e momentos históricos diversos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa correspondem a objectivos de aprendizagem, estes traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. Os estudantes serão capazes de identificar e analisar os objectos arquitectónicos canónicos (OA1) de cada uma das concepções espaciais (CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 e CP7). O enquadramento teórico, conceptual e histórico das concepções espaciais permitirá aos estudantes identificar relações de continuidade e ruptura (OA2). A leitura e discussão da bibliografia (OA5) referente a cada uma das concepções espaciais permite o desenvolvimento da capacidade de descrição e análise de conjuntos arquitectónicos (OA3), assim como a expansão do vocabulário de termos de arquitectura (OA4).

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação ao longo do semestre envolve a utilização de instrumentos de avaliação individuais (apresentação aula) e em grupo (trabalho prático). O regime de avaliação ao longo so semestre tem a seguinte valoração: apresentação individual 20%, apresentação intercalar grupo 20%, e apresentação e entrega do trabalho final grupo 60%. Esta avaliação pressupõe uma assiduidade igual ou superior a 70% das aulas. Exame escrito (100%) para alunos não aprovados em avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas (T) serão em regime de conferência, com apresentação de conceitos fundamentais, relacionando-os com projectos urbanos e de arquitectura, ou com edifícios, permitindo a sua discussão. As aulas teórico-práticas (TP) serão em regime de participação activa, os estudantes analisarão casos práticos, desenvolvendo trabalhos de grupo. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas. Poderão ser introduzidas sessões realizadas por especialistas assim como visitas de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC serão expostos nas aulas teóricas. Semanalmente será lido e discutido criticamente um texto da bibliografia base, que servirá de suporte à aula seguinte. Em todas as aulas os discentes serão encorajados a exercitar a sua análise crítica para além do reconhecimento e identificação dos vários objectos arquitectónicos. Durante o processo de trabalho semestral os discentes serão familiarizados com os paradigmas arquitectónicos das eras em questão, farão comparações entre os vários momentos históricos e serão capazes de verbalizar os seus pensamentos e reflexões sobre as diferentes práticas arquitectónicas.

Observações / Observations


. UC contribui para a implementação do Objectivo para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, especificamente o ponto 11.4 Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural no mundo.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Benevolo, Leonardo (2009). História da cidade. São Paulo: Perspectiva. Correia, J.E.H. (2002). Arquitectura Portuguesa: Renascimento, Maneirismo, Estilo Chão. Lisboa: Editorial Presença. Ching, F. D. K., Jarzombek, M., & Prakash, V. (2017). A global history of architecture. New Jersey: Wiley. Kostof, S., & Tobias, R. (1991). The city shaped: Urban patterns and meanings through history. London: Thames and Hudson. Kostof, S., & Castillo, G. (1992). The city assembled: The elements of urban form through history. London: Thames and Hudson. Kubler, G. (1972). Portuguese Plain Architecture: Between Spices and Diamonds, 1521-1706. Middletwon: Wesleyan University Press. Morris, A. E. J. (1997). History of urban form: Before the industrial revolutions. Harlow: Longman. Pereira, P. (2011). História da Arte Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates. Patetta, Luciano. (1997). Historia de la arquitectura: Antología y crítica. Madrid: Celeste Ediciones. Zevi, B. (1977). Saber ver a arquitectura. Lisboa

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Payne, A. (1999). The architectural treatise in the italian renaissance: architectural invention, ornament, and literary culture. Cambridge: Cambridege University Press. Panofsky, E. (1967) Architecture gothique et pensée scolastique. Paris: Minuit. Panofsky, E. (1960). Renaissance and renascences in western art. Oxford: Westview Press. Pevsner, N. (1982). Panorama da Arquitectura Ocidental. São Paulo: Martins Fontes. Rossi, A. (1984) The Architecture of the City. Cambridge Mass.: MIT Press. Tafuri, M. (1989). Venice and the Renaissance. Cambridge: MIT Press. Tavares, D. (2004) Leon Battista Alberti: teoria da arquitectura. [S.I.]: Dafne Editora. Tavares, D. (2003) Filippo Brunnelleschi: o arquitecto. [S.I.]: Dafne Editora. Tavares, D. (2007) António Rodrigues: renascimento em Portugal. [S.I.]: Dafne Editora. Tavares, D. (2004) Francesco Borromini: dinâmicas da arquitectura. [S.I.]: Dafne Editora. Varela-Gomes, P. (2001) Arquitectura, religião e política em Portugal no século XVII: A planta centralizada. Porto: FAUP Edições. Varela-Gomes, P. (1987) O essencial sobre a arquitectura Barroca em Portugal. Lisboa: INCM. Wittkower, R. (1988). Architectural Principles in the Age of Humanism. London: Academy editions. Wölfflin, H. (1966). Renaissance and Baroque. Ithaca: Cornell University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25