Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03828
Acrónimo :
THAIII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Francês,Inglês,Italiano,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Familiarizar o estudante com as transformações científicas, sócio-técnicas, políticas e formais que desde a segunda metade do séc. XVIII e durante todo o século XIX produziram as condições de inevitabilidade da modernidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Evidenciar, através do trabalho disciplinar da arquitectura, tanto desenhado como construído, as interações da arquitectura com a transformação histórica entre a Enciclopédia Francesa e a Torre Eiffel. Clarificar as crises e continuidades que informaram o proclamado corte com a história da modernidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Progresso Iluminismo Experimentação Revolução Nacionalismo Historicismo Tecnologia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conceitos chave do programa são os pontos focais através dos quais a arquitectura pode ser entendida simultaneamente como sintoma e protagonista da mudança histórica.

Avaliação / Assessment


A classificação é individual e expressa através de uma escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores inteiros. A avaliação da unidade curricular é periódica, e tem como base, para além da participação nas aulas ao longo do semestre (10%), três momentos de avaliação: (1) a participação no debate promovido nas seis sessões temáticas (10%), (2) a apresentação preliminar do trabalho (10%), e a apresentação final dos trabalho (70%). Os alunos que reprovarem na avaliação contínua poderão fazer um exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Seis das aulas da unidade curricular Teoria e História da Arquitectura III desenvolver-se-ão a partir de uma exposição de um convidado, seguida por um debate, onde um conjunto seleccionado de estudantes, e após prévia preparação, problematizará os temas abordados. Para além da participação nos debates, os estudantes deverão produzir um trabalho, que deverá constituir uma perspectiva original realizada a partir de um tema concreto, tratado na revista A Construção Moderna.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A avaliação tem como finalidade verificar o grau de cumprimento dos objectivos da unidade curricular relativamente à aquisição de conhecimentos, sua compreensão e aplicação, aquisição de competências, espírito crítico e capacidade de tomada de decisões, organização e metodologia de trabalho.

Observações / Observations


Os alunos deverão estar presentes em pelo menos 70% das horas lectivas previstas para o semestre lectivo, para poderem estar sujeitos a provação na unidade curricular. Qualquer acto de plágio, mesmo que parcial, implica a automática reprovação do aluno.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pode ser encontrado na Biblioteca Nacional (B.A. 24288 V. ? versão em espanhol) VIDLER, Anthony, The Writing of the Walls: Architectural Theory in the Late Enlightenment. Butterworth Architecture, 1989. Pode ser encontrado na biblioteca da do ISCTE (Biblioteca ISCTE AU.113 Ber*Eur) BERDGOLL, Barry, European Architecture 1750-1890. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


https://www.researchgate.net Researchgate https://www.academia.edu Academia https://www.jstor.org JSTOR https://www.rcaap.pt Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal Principais repositórios científicos a consultar https://www.europeana.eu/en Europeana https://fims.up.pt/index.php?cat=2&subcat=9 Arquivo da Fundação Marques da Silva http://www.espoliofotograficoportugues.pt Espólio Fotográfico Português https://portal.arquivos.pt Portal Português de Arquivos http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt Hemeroteca da Câmara Municipal de Lisboa https://gulbenkian.pt/biblioteca-arte/colecoes/colecoes-digitais/ Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian https://digitarq.arquivos.pt Arquivo Nacional da Torre do Tombo https://bndigital.bnportugal.gov.pt Biblioteca Nacional de Portugal http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPASearch.aspx?id=0c69a68c-2a18-4788-9300-11ff2619a4d2 Sistema de Informação para o Património Arquitectónico https://bmp.cm-porto.pt/servicos_bibliotecadigital Biblioteca Pública Municipal do Porto https://arquivomunicipal3.cm-lisboa.pt/X-arqWEB/ Aquivo Municipal de Lisboa http://ric.slhi.pt Portal Revista de Ideias e Cultura Principais arquivos a consultar https://repositorio.ul.pt/handle/10451/15784?locale=en NUNES, Paulo Manuel Simões, A construção moderna e a cultura arquitectónica no início do Novecentos em Portugal. Tese de Mestrado, Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, orientada por José Fernandes Pereira, 2000. Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo AU.113 Rev) MESQUITA, Marieta Dá (ed.), Revistas de Arquitectura: arquivo(s) da Modernidade. Lisboa: Caleidoscópio, 2011. https://run.unl.pt/handle/10362/20789 HENRIQUES DA SILVA, Raquel, As Avenidas Novas de Lisboa, 1900-1930. Tese de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, orientada por José Augusto França, Abril de 1985. https://run.unl.pt/handle/10362/11507 HENRIQUES DA SILVA, Raquel, Lisboa romântica: urbanismo e arquitectura, 1977-1874. Tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, orientada por José Eduardo Horta Correia, 1997. Pode ser encontrado na biblioteca do ISCTE-IUL (registo H.133 FRA*Room V.3) FRANÇA, José Augusto. O Romantismo em Portugal: estudos de factos socioculturais. Lisboa: Livros Horizonte, 1974.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16