Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03833
Acrónimo :
THAV
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
94.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Compreender as narrativas não lineares e o território operativo comum das atividades vinculadas à teoria, história e crítica da arquitetura, entendendo a teoria enquanto ferramenta do projecto. Analisar a disseminação da cultura arquitectonica e a arquitectura como meta-linguagem. OG2. Sinalizar o valor critico da imagem da arquitetura e a relação da arquitectura com as suas representações. Estudar a definição de arquitetura através da construção de representações da mass-media, incluindo fotografias, exposições, jornalismo, livros, teoria crítica… OG3. Consolidar o fim dos discursos hegemónicos e as múltiplas direcções da investigação em arquitectura e o debate e a preparação do espírito crítico na escrita de um ensaio sobre arquitectura, e a importância da análise e interpretação da história para a teoria da arquitetura e do urbanismo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Definir o espaço de comunicação e da representação da arquitectura. OA2. Explicar a vinculação entre a arquitectura e os meios gráficos, enquanto produtores de arquitectura. A identificação das dinâmicas publicitarias e de consumo, e das plataformas geradoras de arquitectura, como comunicação visual e semiótica, asssociadas às tecnologias da informação. OA3. Sintetizar a construção de um desenvolvimento teórico-crítico dos temas da Arquitetura e do Urbanismo conducentes à investigação e à escrita de um ensaio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Teoria, História, Critica, Prática, Projecto CP2. Historiografia e Fontes ? do tempo longo à análise contemporânea CP3. Conceitos em tensão e conflito nos conceitos CP4. Representação da Arquitectura e da Cidade e os novos media; suporte e divulgação ? desenhos, maquetes, fotografias, exposições, imprensa, cinema, video ? CP5. Debate e escrita, da investigação à produção de um ensaio

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os CP Teoria, História, Critica, Prática, Projecto, associam-se aos objectivos de aprendizagem, Definir o espaço de comunicação e da representação da arquitectura. Os CP Historiografia e Fontes; Conceitos em tensão e conflito nos conceitos, e Debate e escrita, da investigação à produção de um ensaio associam-se aos objectivos de aprendizagem, Sintetizar a construção de um desenvolvimento teórico-crítico dos temas da Arquitetura e do Urbanismo conducentes à investigação e à escrita de um ensaio. Os CP Representação da Arquitectura e da Cidade e os novos media; suporte e divulgação, associam-se aos objectivos de aprendizagem, Explicar a vinculação entre a arquitectura e os meios gráficos, enquanto produtores de arquitectura. A identificação das dinâmicas publicitarias e de consumo, e das plataformas geradoras de arquitectura, como comunicação visual e semiótica, asssociadas às tecnologias da informação.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular prevê uma assiduidade mínima de 70% das aulas Modalidade de avaliação ao longo do semestre com 2 a 3 momentos de avaliação. A nota final resulta da ponderação: 50% trabalho de grupo + 30% relatório individual + 20% intervenção em sala de aula. Para aprovação na unidade curricular o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores A unidade curricular contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Organização da unidade curricular tem como objectivo operacionalizar e mobilizar os métodos de ensino-aprendizagem em articulação com o trabalho autónomo do estudante. Nas aulas teórico-práticas e nas aulas teóricas são lançados textos para leitura e análise que devem ser preparados previamente como trabalho autónomo do estudante. Nas aulas teórico-práticas são lançados exercícios de investigação que devem ser preparados previamente como trabalho autónomo do estudante, conducentes à realização de trabalhos de grupo que preveem apresentações em aula para discussão. Nas aulas teórico-práticas a intervenção em sala de aula, permite estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas e dos conteúdos programáticos A partir das aulas teórico-práticas e as aulas teóricas, serão realizados pelos estudantes em trabalho autónomo relatórios individuais que sistematizem os conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aulas teórico-práticas (TP), aulas teóricas (T), orientação tutorial (OT) Nas aulas teórico-práticas (TP) o docente associa a exposição dos conteúdos programáticos, da definição do espaço de comunicação e da representação da arquitectura; os meios gráficos e o desenvolvimento teórico-crítico dos temas da Arquitetura, com a instigação aos estudantes para intervenções com questões e comentários, fomentando o debate, e apoiando-se na leitura e reflexão crítica de textos coevos, e centrando-se em casos de estudo paradigmáticos Nas aulas teóricas (T) será realizada uma abordagem transmissiva e expositiva, focada no ensino de conceitos e modelos teóricos de base, estimulando o envolvimento contínuo dos estudantes e o desenvolvimento do seu pensamento critico, através de leituras e análises de casos de estudo prévias às aulas que permitam uma aprendizagem participativa. A Orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos, ao acompanhamento do trabalho de investigação e ao esclarecimento de dúvidas.

Observações / Observations


Num tempo hipertécnico e antropocénico, os desafios dos novos paradigmas contemporâneos, o papel social e os valores éticos da pesquisa arquitectónica estão presentes na agenda dos debates sobre arquitectura que necessariamente incluem direitos humanos e democracia, crise climática e natureza, justiça social e igualdade de género, mass media e cultura digital, entre outros, evidenciando a importância dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS definidos pelas Nações Unidas e integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesta unidade curricular serão valorizados os objectivos de desenvolvimento sustentável, associados ao pacto ecológico europeu e ao modo de vida europeu: o objectivo 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e o objectivo 4 Educação de Qualidade

Bibliografia Principal / Main Bibliography


COLOMINA, B., Privacy and Publicity? Modern Architecture as Mass Media. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2000. NESBITT, K., Uma nova agenda para a arquitectura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2006. MELGAREJO BELENGER, M., La arquitectura desde el interior, 1925-1937: Lilly Reich y Charlotte Perriand. Barcelona: Fundacion Caja Arquitectos, 2011. PINON, H., Teoria del proyecto. Barcelona: UPC, 2006. RATTENBURY, K.,This is not architecture: media constructions. London: Routledge, 2002. RODRIGUES, J. M., Teoria e Crítica de Arquitectura Século XX. Lisboa: Caleidoscópio, 2010. TOURNIKIOTIS, P., The historiography of modern architecture. London: The MIT Press, 1999. ZEIN, R. V., O vazio significativo do canon, in, VIRUS, São Carlos, n. 20, 2020. ZEVI, B., La historia como instrumento de sintesis de la enseñanza de la arquitectura (1951). Madrid: AhAU, 2019.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


GROAT, L.; WANG, D., Architectural Research Methods. Wiley, 2013. MIRZOEFF, N., An Introduction to Visual Culture. London: Routledge, 1999.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25