Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03884
Acrónimo :
TM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Expor os estudantes a uma miríade de novos paradigmas, conceitos, técnicas e ferramentas que estão constantemente a emergir deste ambiente turbulento. 2. Para pensar e provocar e esticar a mente para as premissas atuais de marketing Digital, envolvendo os estudantes em discussões analíticas e dissecções de previsões conduzidas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Os estudantes que estudarem este assunto estarão a ampliar consideravelmente o seu âmbito de conhecimento em marketing digital, bem como a criação de um novo portfólio conceitual que irá separá-los de seus pares. OA2. O processo de aprendizagem proporcionada por este curso dará aos estudantes uma clara vantagem competitiva em termos de progresso e competitividade necessária no mundo corporativo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. O marketing gerado a partir do consumidor P2. Novos diálogos com o consumidor P3. Fragmentação dos mercados e a nova experiência do shopper P4 ? Avançosno ecossistema digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3, P4 OA2 - P1, P2, P3, P4

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 9,5valores. Alternativamente haverá exame final de 1.ª e de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aos estudantes é pedida a sua participação na: - Pesquisa de exemplos; - Elaboração de trabalhos teórico/práticos; - Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os estudantes devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos estudantes. Os grupos de trabalho devem ter entre 4 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino- aprendizagem (MEA) / Objectivo de Aprendizagem 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência / OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo / OA1 e OA2 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo / OA1 e OA2 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas / OA1 e OA2

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Moutinho, L., Dionísio P., Rodrigues V., Pereira H., (2012), Marketing Trends, antecipar o futuro para inspirar o presente, Lisboa, bnomics

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Moutinho, L., Bigné E., Manrai A., (editors) (2014), The Routledge Companion to the Future of Marketing, New York, Routledge

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16