Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03654
Acrónimo :
TMEII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
44.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC reforça as capacidades de raciocínio simbólico, cálculo e formulação matemática. O principal objetivo é dotar os alunos das competências numéricas necessárias para os seus estudos universitários. O programa é formulado especificamente para os alunos que não completaram no ensino secundário a Matemática A, visando, portanto, preencher as lacunas na sua formação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Resolver operações de aritmética elementar e cálculo simbólico; OA2. Fatorizar polinómios e determinar as suas raízes; OA3. Aplicar conhecimentos básicos de geometria e trigonometria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Conjunto dos números reais 1.1. Radicais. 1.2. Potências de expoente racional; 1.3. Simplificação de expressões envolvendo radicais e potências com expoente racional; 1.4. Equação do segundo grau; 1.5. Fórmula resolvente; 2) Polinómios 2.1. Álgebra dos polinómios; 2.2. Factorização e cálculo das raízes de um polinómio; 2.3. Resto e quociente da divisão entre dois polinómios; 2.4. Algoritmo da divisão e Regra de Ruffini; 3) Geometria e trigonometria 3.1. Triângulos retângulos e Teorema de Pitágoras; 3.2. Razões trigonométricas num triângulo retângulo; 3.3. Representação de pontos no plano e no espaço; 3.4. Ponto médio de um segmento; 3.5. Cálculo de distâncias no plano e no espaço;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - Itens 1) e 2) do programa; OA2 - Item 2) do programa; OA3 - Item 3) do programa.

Avaliação / Assessment


Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 mini-testes resolvidos no final de cada aula (15%) (para a classificação são considerados os 8 mini-testes com maior classificação) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final do módulo em regime presencial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2/OA3 MEA2 - OA1/OA2/OA3 MEA3 - OA1/OA2/OA3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p. [2] Manuais de Matemática do ensino secundário. [3] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16