Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
A avaliação em educação constitui uma temática com vários sentidos, sendo aqui utilizado não o que respeita ao desempenho dos alunos, mas sim o que se destina funcionar como instrumento da gestão e administração das instituições escolares, das políticas de educação e dos projetos em educação. Assim, o objetivo da Unidade Curricular Teorias e Metodologias de planeamento e avaliação em educação é o de desenvolver entre os estudantes o domínio avançado das metodologias de planeamento e avaliação de políticas e projetos educativos e de instituições escolares. O domínio dessas metodologias pretende-se compreensivo e abrangente, passando pelas teorias, pelos princípios metodológicos e pelas técnicas de trabalho em projeto.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Constituem objetivos de aprendizagem: - Aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos avançados sobre a relação entre planeamento e avaliação e as políticas de educação, projetos educativos e desenvolvimento das organizações escolares; - Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os métodos e conteúdos das principais fases de uma metodologia de planeamento estratégico. - Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os principais procedimentos que devem anteceder o desenho de um exercício de avaliação; - Aquisição de conhecimentos sobre métodos avançados de suporte da análise das distintas componentes dos exercícios de avaliação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Fundamentos do Planeamento e avaliação de Programas e projetos em Educação 1.1. O(s) conceito(s) de Planeamento e Avaliação 1.2. Definição do objecto, dos objectivos e dos recursos 1.3. Tipos genéricos de planeamento e avaliação 1.4. Planeamento, avaliação e participação 1.5. Ética e serviço público na prática do planeamento e da avaliação 1.6. O papel da teoria no planeamento e na avaliação CP2. Opções Metodológica em Planeamento e Avaliação 2.1. Formulação e utilização dos objetivos e das questões de avaliação 2.2. Abordagens metodológicas em planeamento e avaliação 2.3. Ferramentas de suporte ao planeamento e avaliação 2.5. Métodos de suporte às estratégias de comunicação de resultados e envolvimento de parceiros e destinatários CP3. Critérios Gerais de qualidade em planeamento e avaliação 3.1. Relevância/pertinência 3.2. Coerência 3.3. Eficácia 3.4. Eficiência 3.5. Resultados e impacto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa está estruturado de modo a assegurar que os estudantes adquiram qualificações e competências avançadas para o uso autónomo e a liderança de equipas em processos de planeamentos e avaliação de políticas e projetos educativos e de organizações escolares. A coerência resulta de uma sólida formação teórica de base e da abordagem crítica de conceitos e teorias, essencial para a aquisição de conhecimentos transferíveis, com o contacto com as metodologias e as técnicas, na sua diversidade, de modo a assegurar a utilização operacional das competências adquiridas.
Avaliação / Assessment
- Apresentação em contexto de aula de trabalho de grupo de análise crítica de projetos de avaliação e planeamento em educação, a partir da leitura de relatórios e outros documentos disponibilizados pelo docente (40%); - Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa, com a dimensão máxima de 10 páginas (não incluindo capa, índice e bibliografia) (60%). O ensaio deve articular o projeto de dissertação a ser preparado (ou outro tema que o discente opte por trabalhar) com os tópicos do programa. O ensaio deve ainda incluir um enquadramento teórico-metodológico (relacionado com as referências bibliográficas da UC) e uma aplicação empírica. Poderá ser solicitada uma discussão oral, para além da componente escrita.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas. Exploração da bibliografia. Sessões teórico-práticas sobre casos concretos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O programa estabelece uma correlação entre os conteúdos, a metodologia de ensino e os processos de avaliação. A metodologia procura uma abordagem holística, complexa e completa para o problema. Pretende-se fomentar o sentido crítico dos alunos e incentivar debates consistentes. A discussão de problemas cria a necessidade de analisar abordagens complementares e a busca de soluções obriga à aplicação dos conhecimentos adquiridos. Por fim, o trabalho sobre casos concretos permite aos alunos aplicar as suas competências, não só de forma a sintetizar os conhecimentos de forma autónoma, mas também para discutir os seus interesses e procurar um consenso.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
BAMBERGER, M. J., RUGH, J. e MABRY, L. (2006), Real World evaluation. Working under budget, time, data and political constrains, Sage, London. CALLEY, Nancy C. (2011), Program Development in the 21st Century. An evidence-based approach to Design, Implementation, and Evaluation, Sage. Los Angeles. CHEN, Huey T. (2004), Practical program evaluation. Assessing and improving planning, implementation and effitiveness, Sage, Londres. FUNNELL, S. e ROGERS, P. (2011), Purposeful program theory: effective use of theories of change and logic models, Jossey-Bass, San Francisco. KETTNER, P., R. MOROADI e L. Martin (2017) (5th Ed.), Designing and Managing Programs. An Effectiveness-based approach, Sage, Los Angeles. SHAW, I. F., GREENE, J. C. e MARK, M. M. (2006), The SAGE handbook of evaluation, Sage, London. STUFFLEBEAM, D. e SHINFIELD, A. (2007), Evaluation Theory, Models and Applications, Wiley and Sons, London. KNOWLTON, L. e PHILLIPS, C. (2009), The logic model guidebook, Sage, Thousand Oaks
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16