Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03671
Acrónimo :
TMPAE
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A avaliação em educação constitui uma temática com vários sentidos, sendo aqui utilizado não o que respeita ao desempenho dos alunos, mas sim o que se destina funcionar como instrumento da gestão e administração das instituições escolares, das políticas de educação e dos projetos em educação. Assim, o objetivo da Unidade Curricular Teorias e Metodologias de planeamento e avaliação em educação é o de desenvolver entre os estudantes o domínio avançado das metodologias de planeamento e avaliação de políticas e projetos educativos e de instituições escolares. O domínio dessas metodologias pretende-se compreensivo e abrangente, passando pelas teorias, pelos princípios metodológicos e pelas técnicas de trabalho em projeto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Constituem objetivos de aprendizagem: - Aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos avançados sobre a relação entre planeamento e avaliação e as políticas de educação, projetos educativos e desenvolvimento das organizações escolares; - Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os métodos e conteúdos das principais fases de uma metodologia de planeamento estratégico. - Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os principais procedimentos que devem anteceder o desenho de um exercício de avaliação; - Aquisição de conhecimentos sobre métodos avançados de suporte da análise das distintas componentes dos exercícios de avaliação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Fundamentos do Planeamento e avaliação de Programas e projetos em Educação 1.1. O(s) conceito(s) de Planeamento e Avaliação 1.2. Definição do objecto, dos objectivos e dos recursos 1.3. Tipos genéricos de planeamento e avaliação 1.4. Planeamento, avaliação e participação 1.5. Ética e serviço público na prática do planeamento e da avaliação 1.6. O papel da teoria no planeamento e na avaliação CP2. Opções Metodológica em Planeamento e Avaliação 2.1. Formulação e utilização dos objetivos e das questões de avaliação 2.2. Abordagens metodológicas em planeamento e avaliação 2.3. Ferramentas de suporte ao planeamento e avaliação 2.5. Métodos de suporte às estratégias de comunicação de resultados e envolvimento de parceiros e destinatários CP3. Critérios Gerais de qualidade em planeamento e avaliação 3.1. Relevância/pertinência 3.2. Coerência 3.3. Eficácia 3.4. Eficiência 3.5. Resultados e impacto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa está estruturado de modo a assegurar que os estudantes adquiram qualificações e competências avançadas para o uso autónomo e a liderança de equipas em processos de planeamentos e avaliação de políticas e projetos educativos e de organizações escolares. A coerência resulta de uma sólida formação teórica de base e da abordagem crítica de conceitos e teorias, essencial para a aquisição de conhecimentos transferíveis, com o contacto com as metodologias e as técnicas, na sua diversidade, de modo a assegurar a utilização operacional das competências adquiridas.

Avaliação / Assessment


- Apresentação em contexto de aula de trabalho de grupo de análise crítica de projetos de avaliação e planeamento em educação, a partir da leitura de relatórios e outros documentos disponibilizados pelo docente (40%); - Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa, com a dimensão máxima de 10 páginas (não incluindo capa, índice e bibliografia) (60%). O ensaio deve articular o projeto de dissertação a ser preparado (ou outro tema que o discente opte por trabalhar) com os tópicos do programa. O ensaio deve ainda incluir um enquadramento teórico-metodológico (relacionado com as referências bibliográficas da UC) e uma aplicação empírica. Poderá ser solicitada uma discussão oral, para além da componente escrita.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas. Exploração da bibliografia. Sessões teórico-práticas sobre casos concretos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa estabelece uma correlação entre os conteúdos, a metodologia de ensino e os processos de avaliação. A metodologia procura uma abordagem holística, complexa e completa para o problema. Pretende-se fomentar o sentido crítico dos alunos e incentivar debates consistentes. A discussão de problemas cria a necessidade de analisar abordagens complementares e a busca de soluções obriga à aplicação dos conhecimentos adquiridos. Por fim, o trabalho sobre casos concretos permite aos alunos aplicar as suas competências, não só de forma a sintetizar os conhecimentos de forma autónoma, mas também para discutir os seus interesses e procurar um consenso.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BAMBERGER, M. J., RUGH, J. e MABRY, L. (2006), Real World evaluation. Working under budget, time, data and political constrains, Sage, London. CALLEY, Nancy C. (2011), Program Development in the 21st Century. An evidence-based approach to Design, Implementation, and Evaluation, Sage. Los Angeles. CHEN, Huey T. (2004), Practical program evaluation. Assessing and improving planning, implementation and effitiveness, Sage, Londres. FUNNELL, S. e ROGERS, P. (2011), Purposeful program theory: effective use of theories of change and logic models, Jossey-Bass, San Francisco. KETTNER, P., R. MOROADI e L. Martin (2017) (5th Ed.), Designing and Managing Programs. An Effectiveness-based approach, Sage, Los Angeles. SHAW, I. F., GREENE, J. C. e MARK, M. M. (2006), The SAGE handbook of evaluation, Sage, London. STUFFLEBEAM, D. e SHINFIELD, A. (2007), Evaluation Theory, Models and Applications, Wiley and Sons, London. KNOWLTON, L. e PHILLIPS, C. (2009), The logic model guidebook, Sage, Thousand Oaks

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BAMBERGER, ALTSCHULD, James e WITKIN, Belle (1999), From needs assessment to action: transforming needs into solutions strategies, Sage, Londres. BIHNGHAM, R. e FERBINGER, C. (1989), Evaluation in practice, a methodological approach, Longman, New York. BOULMETIS, John e DUTWIN, Phyllis (2011), The ABCs of Evaluation: Timeless Techniques for Program and Project Managers, terceira edição, Jossey-Bass, San Francisco. BOYLE, R. e LEMAIRE, D. (1999), Building effective evaluation capacity lessons from practice, Transaction Publishers, London. BUSSMAN, W. (1995), Accompagner et mettre à profit avec succès les évaluations des mesures étatiques: guide de réflexion, Éditions Georg, Genève. CAD (2002), Pratiques efficaces pour mener une évaluation conjointe associant plusieurs donneurs, OCDE. CHELIMSKY, E. e SHADISH, W. (1997), Evaluation for the 21st century: a handbook, Sage, London. COMISSÃO EUROPEIA (2003), Means collection: evaluating socio economic programmes - the guide, sl. CONAN, Michel (1998), L'évaluation constructive. Théorie, principes et éléments de méthode, Editions de l'aube, Paris. DALE, Reidar (2004), Evaluating development programmes and projects, Sage, London. ESTRELA, M. (2000), Learning from change. Issues and experiences in participatory monitoring and evaluation, Intermediate technology publications, International Development Research Centre. FULBRIGFT-ANDERSON, K. (et. al.) (1998), New approaches to evaluating Community Initiatives: theory, measurement and analysis, The Aspen Institute, Washington. GREFFE, X. (1997), L'évaluation des projets publics, Economica, Paris. KAPP, S. A. E ANDERSON, G. R. (2010), Agency-based program evaluation: lessons from practice, Sage, Thousands Oaks. . HOLDEN, D. e ZIMMERMAN, M. (2009), A practical guide to program evaluation planning, Sage, Thousand Oaks. KESSLER, M., LASCOUMES, P., SETBON, M. e THOENIG, J. (1998), Évaluation des politiques publiques, L'Harmattan, Paris. KING, Jean E. e STEVAHN, Laurie (2013), Interactive évaluation practice: mastering the interpersonal dynamics of program evaluation, Sage, Thousands Oaks. MAXWELL, Joseph A. (2004), Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Sage, London. PATTON, Michael Q. (2012), Essentials of utilization-focused evaluation, Sage, Thousands Oaks. . RIETBERGEN-MCCRACKEN, Jennifer e NARAYAN, Deepa (eds.)(1998), Participation and social assessment: tools and techniques, The World Bank, Washington. SHAW, Ian (1999), Qualitative evaluation, Sage, London. STERN, Elliot (2005), Evaluation research methods, 4 Vol., Sage, London. WANDERSMAN, Abraham (et. al.) (1990), Getting to outcomes: methods and tools for planning, self-evaluation and accountability, CSAP, Rochville. WITKIN, Belle e ALTSHULD, James (1996), Planning and conducting needs assessments: a practical guide, Sage, London. WHOLEY, J., HARTY, H. e NEWCOMER, K. (eds.) (2004), Handbook of practical program evaluation, Jossey-Bass, Washington.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16