Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03890
Acrónimo :
TP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos alunos a prática de análise e desenvolvimento de tópicos de gestão numa perspetiva mais integrada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Abordar práticas diversas na área da gestão 2. Analisar criticamente temas de gestão 3. Escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos e projetos de gestão

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Abordagem analítica estruturada a diferentes tópicos de gestão 2. A importância da recolha de dados e informação na análise de temas de gestão. 3. Elaboração de relatórios de análises críticas a temas de gestão

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal expor os alunos à análise crítica de tópicos de gestão, num contexto de rápida mudança no mundo empresarial. A apresentação, análise e discussão de temas de gestão permite atingir este objetivo.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo (ponderação 80%) - Assiduidade, Participação nas aulas e uma prova individual escrita (ponderação 20% e nota mínima na prova individual de 10 valores) Avaliação em 1ª e 2ª épocas -realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, não se considerando a componente de avaliação periódica

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método utilizado nesta Unidade Curricular é de participação ativa. Nas aulas discutem-se essencialmente os artigos e teorias neles mencionadas, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: 1. participação nas aulas; 2. apresentação e debate de um projeto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - OA1; OA2; OA3 ME2 - OA2; OA3

Observações / Observations


O método utilizado nesta Unidade Curricular é de participação ativa. Nas aulas discutem-se essencialmente os artigos e teorias neles mencionadas, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: 1. participação nas aulas; 2. apresentação e debate de um projeto.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


HBR Press, 2016 Christensen, C.,The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Powers, D., On Trend: The Business of Forecasting the Future, University of Illinois Press, 1st Edition, 2019 Chatfield, T., Critical Thinking: Your Guide to Effective Argument, Successful Analysis and Independent Study, SAGE Publications Ltd, 1st edition, 2017

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16