Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos alunos a prática de análise e desenvolvimento de tópicos de gestão numa perspetiva mais integrada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Abordar práticas diversas na área da gestão 2. Analisar criticamente temas de gestão 3. Escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos e projetos de gestão
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Abordagem analítica estruturada a diferentes tópicos de gestão 2. A importância da recolha de dados e informação na análise de temas de gestão. 3. Elaboração de relatórios de análises críticas a temas de gestão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal expor os alunos à análise crítica de tópicos de gestão, num contexto de rápida mudança no mundo empresarial. A apresentação, análise e discussão de temas de gestão permite atingir este objetivo.
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo (ponderação 80%) - Assiduidade, Participação nas aulas e uma prova individual escrita (ponderação 20% e nota mínima na prova individual de 10 valores) Avaliação em 1ª e 2ª épocas -realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, não se considerando a componente de avaliação periódica
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método utilizado nesta Unidade Curricular é de participação ativa. Nas aulas discutem-se essencialmente os artigos e teorias neles mencionadas, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: 1. participação nas aulas; 2. apresentação e debate de um projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1 - OA1; OA2; OA3 ME2 - OA2; OA3
Observações / Observations
O método utilizado nesta Unidade Curricular é de participação ativa. Nas aulas discutem-se essencialmente os artigos e teorias neles mencionadas, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: 1. participação nas aulas; 2. apresentação e debate de um projeto.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
HBR Press, 2016 Christensen, C.,The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Powers, D., On Trend: The Business of Forecasting the Future, University of Illinois Press, 1st Edition, 2019 Chatfield, T., Critical Thinking: Your Guide to Effective Argument, Successful Analysis and Independent Study, SAGE Publications Ltd, 1st edition, 2017
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16