Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03790
Acrónimo :
TP
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
48.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
24.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
84.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4416.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Avaliação positiva das actividades no 1º ano do programa de doutoramento. Aprovação do Projeto de Doutoramento após defesa pública

Objetivos Gerais / Objectives


Criar condições propícias ao trabalho de produção da tese de doutoramento. Na transição do 1º para o 2º ano do Curso Doutoral, o projecto de investigação do doutorando já fica mais concretizado depois a revisão da literatura e primeiros estudos. Agora, será o momento de dar continuidade a esse projecto através de um enquadramento mais específico de cada doutorando em colaboração intensiva com o orientador.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz OA1. Distinguir, questionar e julgar problemas e soluções científicas na área de Psicologia OA2. Explicar, aplicar e usar competências, aptidões e métodos de investigação OA3. Planear e executar uma investigação científica respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional OA4. Demonstrar um conjunto significativo de trabalhos de investigação originais na área de Psicologia que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento, e que mereçam a divulgação nacional e internacional em publicações com comité de selecção OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas ao mundo científico e social, e à área de Psicologia em particular OA6. Comunicar com os seus pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica de Psicologia e defender os seus resultados de investigação OA7. Aplicar as princípios éticos de investigação em Psicologia

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Serão aqueles julgados, em cada ano, mais ajustados aos projectos de investigação apresentados e implementados pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas ou em curso, tanto em Portugal como no estrangeiro, fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos trabalhos dos doutorandos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Tratando-se de fornecer elementos que permitam aos doutorandos desenvolver e concluir a respectiva tese, os conteúdos a disponibilizar nesta fase de preparação devem incidir sobre modelos teóricos e analíticos, mesmo como metodologias, que se tenham revelado particularmente fecundos. A escolha de tais modelos e metodologias ajustar-se aos temas escolhidos pelos doutorandos para as respectivas teses, de tal forma que resulte evidente, para cada doutorando, o interesse em abordá-los.

Avaliação / Assessment


Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação - a incluir no relatório anual de atividades e com avaliação qualitativa e quantitativa numa escala entre 0-20 pelo orientador e relator.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes desenvolvem investigação e escrevem a tese em estreita colaboração com o orientador. Participam regularmente no seminário de projecto. A maioria dos estudantes trabalha vários meses fora do país com os seus co-orientadores (quando existem) ou participam em escolas de verão nacionais ou internacionais. Os estudantes são encorajados a apresentar os seus trabalhos regularmente nos seminários do projecto e em conferências nacionais e internacionais, e a escrever artigos científicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os estudantes desenvolvem investigação e escrevem a tese em estreita colaboração com o orientador. Participam regularmente no seminário de projecto. A maioria dos estudantes trabalha vários meses fora do país com os seus co-orientadores (quando existem) ou participam em escolas de verão nacionais ou internacionais. Os estudantes são encorajados a apresentar os seus trabalhos regularmente nos seminários do projecto e em conferências nacionais e internacionais, e a escrever artigos científicos.. Um factor importante para o sucesso no tese de doutoramento e a colaboração com o orientador e na maioria dos casos com o co-orientador que acompanham o processo em tutoriais regulares. Mas os complexos objectivos de aprendizagem desta UC também só podem ser atingidos pela troca regular com outros cientistas e doutorandos, uma coisa que esta assegurada pela maneira como este UC é organizada. A necessidade de apresentar e discutir regularmente a investigação suporte o processo de aprendizagem e feedback regular permite uma monitorização perto. A comparação social com os seus pares estimula a motivação dos estudantes de perseguir os objectivos de aprendizagem, fornece a orientação necessária, encoraja a superar dificuldades, estimula suporte mutual entre eles e ajuda a permanência de normas altas como em termos científicos como em termos éticos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16