Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03790
Acrónimo :
TP
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
48.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
24.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
84.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4416.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Avaliação positiva das actividades no 1º ano do programa de doutoramento. Aprovação do Projeto de Doutoramento após defesa pública

Objetivos Gerais / Objectives


Criar condições propícias ao trabalho de produção da tese de doutoramento. Na transição do 1º para o 2º ano do Curso Doutoral, o projecto de investigação do doutorando já fica mais concretizado depois a revisão da literatura e primeiros estudos. Agora, será o momento de dar continuidade a esse projecto através de um enquadramento mais específico de cada doutorando em colaboração intensiva com o orientador.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz OA1. Distinguir, questionar e julgar problemas e soluções científicas na área de Psicologia OA2. Explicar, aplicar e usar competências, aptidões e métodos de investigação OA3. Planear e executar uma investigação científica respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade internacional OA4. Demonstrar um conjunto significativo de trabalhos de investigação originais na área de Psicologia que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento, e que mereçam a divulgação nacional e internacional em publicações com comité de selecção OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas ao mundo científico e social, e à área de Psicologia em particular OA6. Comunicar com os seus pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área científica de Psicologia e defender os seus resultados de investigação OA7. Aplicar as princípios éticos de investigação em Psicologia

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Serão aqueles julgados, em cada ano, mais ajustados aos projectos de investigação apresentados e implementados pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas ou em curso, tanto em Portugal como no estrangeiro, fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos trabalhos dos doutorandos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tratando-se de fornecer elementos que permitam aos doutorandos desenvolver e concluir a respectiva tese, os conteúdos a disponibilizar nesta fase de preparação devem incidir sobre modelos teóricos e analíticos, mesmo como metodologias, que se tenham revelado particularmente fecundos. A escolha de tais modelos e metodologias ajustar-se aos temas escolhidos pelos doutorandos para as respectivas teses, de tal forma que resulte evidente, para cada doutorando, o interesse em abordá-los.

Avaliação / Assessment


Reflexão sobre o progresso do projeto de investigação - a incluir no relatório anual de atividades e com avaliação qualitativa e quantitativa numa escala entre 0-20 pelo orientador e relator.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes desenvolvem investigação e escrevem a tese em estreita colaboração com o orientador. Participam regularmente no seminário de projecto. A maioria dos estudantes trabalha vários meses fora do país com os seus co-orientadores (quando existem) ou participam em escolas de verão nacionais ou internacionais. Os estudantes são encorajados a apresentar os seus trabalhos regularmente nos seminários do projecto e em conferências nacionais e internacionais, e a escrever artigos científicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os estudantes desenvolvem investigação e escrevem a tese em estreita colaboração com o orientador. Participam regularmente no seminário de projecto. A maioria dos estudantes trabalha vários meses fora do país com os seus co-orientadores (quando existem) ou participam em escolas de verão nacionais ou internacionais. Os estudantes são encorajados a apresentar os seus trabalhos regularmente nos seminários do projecto e em conferências nacionais e internacionais, e a escrever artigos científicos.. Um factor importante para o sucesso no tese de doutoramento e a colaboração com o orientador e na maioria dos casos com o co-orientador que acompanham o processo em tutoriais regulares. Mas os complexos objectivos de aprendizagem desta UC também só podem ser atingidos pela troca regular com outros cientistas e doutorandos, uma coisa que esta assegurada pela maneira como este UC é organizada. A necessidade de apresentar e discutir regularmente a investigação suporte o processo de aprendizagem e feedback regular permite uma monitorização perto. A comparação social com os seus pares estimula a motivação dos estudantes de perseguir os objectivos de aprendizagem, fornece a orientação necessária, encoraja a superar dificuldades, estimula suporte mutual entre eles e ajuda a permanência de normas altas como em termos científicos como em termos éticos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16