Métodos de Ensino e Avaliações

Da frequência desta disciplina espera-se sobretudo capacidade de (i) percepção e interpretação dos textos dos grandes pensadores políticos (ou de descrições e análises rigorosas sobre estes textos)e, daí, (ii)identificação e discussão das realidades e dos grandes desafios políticos do nosso tempo, em bases "politologicamente informadas", e (iii) produção de argumentação fundamentada em termos teóricos e lógicos. | a) "exposição oral" de grupo (5 alunos), com classificação individualizada de cada expositor, sobre textos indicados pelo docente, e com versão escrita (a remeter no dia da exposição); 1 ou 2 exposições de grupo em cada aula prática.b) teste ao nível de conhecimento da matéria dada na primeira metade do semestre, sem consulta e com optatividade, a efectuar no tempo de 1 aula, e para o qual será sugerida a bibiografia essencial. c) teste semelhante ao anterior, relativo à matéria dada na 2ª metade do semestre, a realizar após o final das aulas. Valores da avaliação periódica: 0-6 para a exposição oral, 0-7 para cada um dos testes. a nota final traduz também a apreciação (até aos 10% estipulados pelo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) sobre a assiduidade e nível de participação nas aulas teóricas e práticas. Finalmente, o "exame" destina-se aos alunos que tenham (i) falhado uma das provas referidas, ou (ii) obtido nota inferior a 2,75 (escala 0-7) nos testes, ou (iii) faltado a mais de 40% das aulas, ou (iv) obtido classificação negativa (menos de 10) na média das provas e prestações - ou que, não recaindo em nenhuma dessas situações, pretendam melhoria de nota. Trata-se de uma prova escrita, sem consulta e sem optatividade, incidente sobre a globalidade da matéria dada, tendo como suporte a bibliografia básica (v.lista bibliográfica).