Métodos de Ensino e Avaliações
São articuladas aulas eminentemente teóricas com aulas de seminário. No início é fornecida aos estudantes uma planificação da cadeira aula-a-aula com indicação das leituras requeridas para cada uma (syllabus). Podem, assim, organizar antecipadamente as leituras quer para apresentação individual quer para debate em seminário. É, além disso, fornecido um ?banco? de artigos em PDF, a fim de estimular a pesquisa. Na 2ª parte da cadeira, estes instrumentos são complementados com o suporte audiovisual (documentarismo; filmes). São igualmente estimulados exercícios de observação etnográfica. No seu conjunto, estes instrumentos têm como objectivo desenvolver as seguintes competências: - Percepção das tendências teóricas da Antropologia contemporânea - Capacidades comparativas no quadro da produção global da disciplina - Comunicação oral e debate; - Comunicação escrita - Capacidade de reflexão e de análise - Competências ao nível da pesquisa bibliográfica e electrónica. | A avaliação tem três componentes principais assiduidade e participação na aula (15%), seminário (25%) e dois trabalhos escritos (60%), nos termos descritos abaixo (processo de ensino-aprendizagem).