Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03672
Acrónimo :
TPAGE
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
24.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
28.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
88.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4412.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Primeiro ano do curso de doutoramento completo, ou equivalência. Projeto de tese de doutoramento aprovado e registado.

Objetivos Gerais / Objectives


Promover a produção pelos estudantes das suas teses de doutoramento em Administração e Gestão Escolar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são os seguintes: 1. Identificar e analisar de forma crítica problemas e resultados científicos na área da Administração e Gestão Escolar; 2. Construir uma problemática e quadro teórico de acordo com o seu tema e objeto de investigação; 3. Planear e realizar uma investigação científica de acordo com critérios qualidade internacionais; 4. Produzir e apresentar investigação relevante e original que contribua para o avanço do conhecimento e mereça difusão nacional e internacional em publicações com avaliação científica; 5. realizar um trabalho dentro das regras e princípios éticos e de qualidade na investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os tópicos abordados no contexto da apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos nas sessões. -Pesquisa bibliográfica, revisão da literatura e estado da arte; -Definição da problemática, do modelo de análise e proposta de operacionalização; -Apresentação e justificação da metodologia; -Escolha e aplicação de métodos e técnicas de recolha da informação; -Tratamento e análise de dados empíricos; -Redação da tese. Estes conteúdos programáticos serão ajustados tematicamente, de acordo com os projetos de investigação apresentados pelos estudantes. A operacionalização contará com a) uma componente tutorial proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, baseados na apresentação de resultados intermédios das pesquisas dos doutorandos, discutidos e comentados por professores e colegas;c) a presença e participação em conferências, apresentadas por investigadores de referência, nacionais e estrangeiros.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos procuram desenvolver competências avançadas de investigação, para apoiar a produção de uma tese de doutoramento em Administração e Gestão Escolares. Os pontos do programa apontam para a discussão de etapas essenciais do processo de pesquisa. O acompanhamento tutorial é fundamental para a promoção avançada de competências para a identificação de problemas, planeamento e realização de pesquisas, utilização de teorias e métodos científicos, produção de novos conhecimentos e ética da investigação. A participação nos debates é determinante para o desenvolvimento de capacidades de análise e posicionamento crítico. Os temas tratados nas conferências doutorais são fundamentais para o contacto com pesquisa relevante, atendendo ao estado arte, e à possibilidade de se refletir sobre os caminhos de desenvolvimento de uma tese dentro de critérios científicos de alta qualidade.

Avaliação / Assessment


Anualmente os doutorandos apresentam um texto intermédio do seu trabalho ao seminário doutoral de investigação e recebem comentários de retorno de colegas e professores. Apresentam também anualmente um relatório de progresso que é avaliado pelo orientador e por outros professores designados pela comissão científica do doutoramento. A participação no ciclo internacional de conferências doutorais é monitorizada. No final, a tese é discutida publicamente e avaliada por um júri científico.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes preparam a tese em estreita colaboração com o orientador. Têm um enquadramento científico num centro de investigação. Anualmente apresentam um texto de pesquisa ao seminário de investigação. Frequentam o ciclo internacional de conferências doutorais. Elaboram anualmente um relatório de progresso e recebem comentários de avaliadores. São incentivados a apresentar resultados da investigação em conferências científicas e submeter artigos a revistas com avaliação científica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Um fator importante para o sucesso na tese de doutoramento é a colaboração estreita dos doutorandos com os seus orientadores, que acompanham regularmente o processo em sessões tutoriais. Outro fator de sucesso é a integração dos estudantes de doutoramento e do seu trabalho de pesquisa num centro de investigação de referência na área. Os doutorandos são incentivados a participar nas atividades científicas do centro de investigação que organiza o programa doutoral, o CIES-IUL. Os objetivos de aprendizagem relacionados com a preparação da tese podem ser melhor alcançados em intercâmbio regular com outros cientistas e estudantes de doutoramento. Isto é conseguido não só pelo trabalho com os orientadores e pela ligação com centros de investigação, mas também pela participação regular dos estudantes de doutoramento nos seminários doutorais de investigação. Nesses seminários, os doutorandos apresentam e discutem anualmente um texto de pesquisa, e participam no debate dos textos de pesquisa dos colegas. O requisito de apresentar e debater regularmente textos de pesquisa dá suporte ao processo de aprendizagem e o retorno avaliativo regular permite um acompanhamento próximo da investigação e da elaboração da tese. A apresentação de comunicações em conferências científicas e a submissão de artigos a revistas com avaliação científica proporciona aos doutorandos competências para participarem na comunidade científica internacional e dá-lhes retorno sobre o mérito científico do seu trabalho de investigação. Também participam regularmente no ciclo internacional de conferências doutorais organizado pelo programa de doutoramento.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rodrigues, M.L. (2014) (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vol1 e 2), Lx, Almedina. Management, SAGE Publications Ltd. Coleman, M., e Briggs, A (Editors) (2002), Research Methods in Educational Leadership and Bray, M., Adamson, B. & Mason, M. (Eds.) (2007), Comparative education research approaches and methods. Hong Kong & Dordrecht, Netherlands: Comparative Education Research Centre & Springer. Ball, S., e J. Mainardes (orgs.) (2011), Políticas Educacionais: Questões e Dilemas, S.Paulo, Cortez Editora. Arthur, J., Waring, M., Coe, R. & Hedges, l. (2012), Research Methods & Methodologies in Education, Thousand Oaks, CA: Sage. Alava, J., L. Halttunen & M. Risku (2012), Changing School Management - Status Review, Helsínquia, Finnish National Board of Education and authors.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16