Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04656
Acrónimo :
TPAPD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
27.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
10.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
713.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da u.c. os estudantes deverão estar aptos a: 1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos,para que possam vir a fazer escolhas adequadas de transformação digital; 2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou aplicação, desde a definição do problema, à conceptualização,operacionalização, observação e redacção do projeto; 3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção, tendo por base novos projetos ou os a decorrer institucionalmente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O trabalho proposto diz respeito á transferência das aprendizagens realizadas e sua aplicação em conformidade com as necessidades organizacionais identificadas na Administração Pública. O trabalho de projecto é realizado a partir de uma perspectiva de investigação acção pelo que assenta numa lógica de interacção com as actividades de diagnóstico e caracterização dos contextos e de desenho/desenvolvimento de um Projecto Aplicado que será decorrente das necessidades observadas no terreno. Conteúdos Programáticos: 1.Concepção de um projecto individual de investigação/aplicado: exemplos e processos em curso 2.Organização e desenvolvimento de um Projecto Aplicado que promova o desenvolvimento organizacional na Administração Pública. 3.Apresentação de um Projecto Aplicado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


1.Concepção de um projecto individual de investigação/aplicação (Objetivos 1, 2 e 3) 2.Organização e desenvolvimento de um Projecto de aplicação que promova o desenvolvimento organizacional na Administração Pública (Objetivos 2,e 3 ) 3.Apresentação de um Projecto de Intervenção.(Objetivo 3)

Avaliação / Assessment


O Projecto de Aplicação será objecto de apreciação e discussão pública por um júri, que terá em consideração indicadores como a inovação, qualidade e organização do Projecto de Aplicação apresentado. Será tido também em consideração a coerência interna, pertinência, clareza e precisão do discurso. A avaliação consta de duas partes, e é realizada da seguinte forma: •Relatório do Projecto de Aplicação. •Apresentação e Discussão do Relatório do Projecto de Aplicação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O reconhecimento e capacidade de utilização de diferentes tipos de estratégias metodológicas é fundamentalmente promovido por sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos e debate, sempre com recurso à ilustração empírica. A identificação concreta de problemas num ciclo de pesquisa e/ou intervenção, bem como a elaboração de uma proposta de projeto são objetivos a concretizar através de sessões práticas de apresentação dos projetos dos estudantes e de orientação tutorial.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- -

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-03-01