Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00518
Acrónimo :
TPCCTI
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2009/2010

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC consiste em preparar os alunos para o desenvolvimento de um projecto aplicado. Os alunos deverão traduzir na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos que adquiriram durante o mestrado. A preparação, condução e escrita de um projecto permitir-lhes-á avaliarem criticamente um contexto real e concreto do universo das Ciências da Comunicação e da Cultura assim como das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. O aluno deverá ser capaz de: - Identificar, em termos de investigação, um problema detectado no universo da comunicação, da cultura e das tecnologias de informação e comunicação ; - Reunir literatura e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses; - Escolher as metodologias de análise mais apropriadas; - Analisar resultados da intervenção; - Redigir um relatório que sistematize os resultados e que seja facilmente interpretado e utilizado pelos agentes associados às áreas em questão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos escolherão um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador com a ajuda do qual deverão: - Enquadrar cientificamente o problema escolhido - Reunir literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


-

Avaliação / Assessment


O relatório do projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação, por parte do orientador, de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado e discutido publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica/metodológica à intervenção nos domínios da comunicação, da cultura ou das novas tecnologias de informação e comunicação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projecto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou, excepcionalmente, em grupos pequenos de alunos cujos projectos incidam sobre tópicos semelhantes; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projecto, as actividades planeadas, as dificuldades encontradas, etc. Serão apresentadas investigações exemplares, recentes ou em curso, nomeadamente sobre temas inscritos na realidade social portuguesa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


-

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


«Utilizadores e Distribuidores. Cinema Europeu em Rede», FCT (CIES/ISCTE-IUL, em parceria com OBERCOM), 2010-2012; «Investigar, Publicar e Divulgar Ciência na Sociedade em Rede», Gulbenkian (CIES/ISCTE-IUL em parceria com MRC), 2008-2010; «As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal», FCT (CIES/ISCTE-IUL em parceria com ICS-UL), 2009-2012; MOROCO, J (2007), Análise Estatística com utilização de SPSS, Lisboa: Edições Sílabo; GUERRA, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16