Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04647
Acrónimo :
TPCR
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
48.0h/sem
- Síncrono à distância (S) :
8.0h/sem
- Assíncrono à distância (S) :
40.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
- Presencial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
994.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


"Esta UC tem como objectivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projectos de investigação adequados a um Trabalho de Projeto de mestrado. Esta UC organiza-se em 4 módulos: (i) O que é um projecto de investigação. (ii) Os passos iniciais da construção do projecto. (iii) A concretização das ideias de investigação: estratégia metodológica e finalização do processo. (iv) Orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento do Trabalho de Projeto."

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"OA1: Adquirir a capacidade de efetuar um trabalho de projecto de forma independente. OA2: Selecionar uma ou mais abordagens metodológicas para a concretização do projeto OA3: Saber validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças à validade. OA4: Ter aprendido sobre a complexidade e o modo de preparar um trabalho de projecto bem sucedido e de elevada qualidade, tanto na forma como no conteúdo. OA5: Ser capaz de apresentar um problema técnico-científico e a sua motivação, para produzir soluções adequadas e validadas."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1: Etapas e processos na elaboração de um projecto de investigação (P.I.) : Estrutura e objectivos de um P.I Fases de desenvolvimento de um P.I Orientações normativas para a elaboração de um P.I. 2: Delineamento da estratégia metodológica: Em que consiste uma estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos Delineamento do plano de estudo Planeamento do processo de análise de dados Questões éticas na investigação em Cibersegurança e Resiliência 3: Análise e interpretação dos resultados Análise de dados Discussão e conclusões Normas de redacção de escrita científica Referências, anexos 4. Preparação para defesa oral

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


"Nesta UC os conteúdos programáticos decorrem da natureza e exigência da própria dissertação, nos moldes em que uma definição legal e uma boa prática académica entendem uma dissertação. O principal objetivo da UC é permitir aos alunos a aquisição de competências de investigação. Estas competências devem ser materializadas na elaboração de uma dissertação. Naturalmente que existe uma total convergência entre os conteúdos programáticos e os objectivos da UC. Com efeito, todos os tópicos dos conteúdos programáticos estão subordinados à utilidade que têm como instrumentos para viabilizar os objectivos da UC. O programa de trabalhos do aluno é especificamente concebido para lhe permitir uma agenda de investigação com sucesso, que se consubstancia numa dissertação ou projeto."

Avaliação / Assessment


O Trabalho de Projeto de mestrado deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. Critérios de avaliação: a. componente técnica (30%) b. componente formal e apresentação escrita (20%) c. apresentação e defesa pública (20%) d. processo (orientador) (30%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"São utilizadas as seguintes metodologias: - componente expositiva, para apresentação dos conceitos básicos de cada um dos temas abordados. - componente participativa, com análise e resolução de exercícios práticos. - componente de orientação e discussão individual dos projectos de ""Trabalho de Projeto"". - componente de apresentação do trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão e de seminário organizadas em três blocos de sessões."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Orientação tutorial: Transversal a todos os AO. 2. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO."

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2023-11-30