Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04655
Acrónimo :
TPCRS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
48.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
68.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1132.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo é dotar o aluno de competências para a intervenção em obras de Conservação e Reabilitação sustentável de edifícios, conjuntos e sítios, nomeadamente no que respeita à metodologia do Projeto. A UC dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos na UC “Conservação e Sustentabilidade”, relaciona todas as UC do 1º e 2º semestre, para o desenvolvimento de um Projeto integrado, com base no estudo multidisciplinar e ferramentas específicas da Conservação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"OA1 – Desenvolvimento de um projeto de Conservação integrado, considerando o contexto real, as condicionantes legais e as diferentes fases do projeto; OA2 – Desenvolvimento de projeto com base numa análise holística, teórica e técnica, completa do edifício, grupo de edifícios e envolvente; OA3 – Aplicação de metodologias e recomendações das normas internacionais de Conservação do Património Cultural; OA4 – Experiência de trabalho colaborativo e comunicação interdisciplinar na prática da conservação do património cultural."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os alunos trabalham em projetos que envolvem a conservação e reabilitação sustentável de um edifício isolado e/ou de um sítio arqueológico, conjunto urbano ou rural, visando uma intensa interação das diversas disciplinas. O Trabalho de Projeto é introduzido através de seminários relacionados com os objetos de estudo e metodologias de Projeto. Cada grupo interdisciplinar de alunos trabalha num local específico. Aspetos particulares, como a pesquisa, a análise do objeto de estudo em diferentes escalas e domínios, são objeto de estudo de diversas UC. Nesta UC os alunos elaboram o diagnóstico, com base nos trabalhos anteriores, para desenvolvimento da proposta.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


"A exposição e debate sobre os diferentes projetos, permitirá aos estudantes uma análise crítica e reflexão sobre os conhecimentos adquiridos nas outras UC, que irão permitir fundamentar a sua proposta. Por outro lado, o desenvolvimento do trabalho em grupos multidisciplinares, potenciará o desenvolvimento de competências de projeto em contexto real."

Avaliação / Assessment


"Os projetos são apresentados ao corpo docente na avaliação intermediária e a especialistas convidados na avaliação final. A avaliação é feita com base na avaliação contínua e periódica do desenvolvimento do trabalho. - Trabalho de grupo: (50%) sendo obrigatório a apresentação oral por todos os elementos do grupo. - Avaliação individual: (50%) participação nas aulas e desempenho no trabalho de grupo. É obrigatória a presença em 60% das aulas. Não há lugar a exame final. "

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas serão baseadas em casos de estudo, apelando o aluno à reflexão e à crítica das intervenções. As aulas práticas decorrerão na sala de aula e no exterior, para visitas técnicas e trabalho em contacto direto com o objeto de estudo. Para além das horas de contacto com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo para estudo da matéria e desenvolvimento dos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição teórica baseada em exemplos da prática profissional, promove a aprendizagem do Projeto de Conservação, em contexto real e de forma global. Pretende-se garantir a aquisição de conhecimentos que permitam a responsabilidade de elaboração de Projetos e acompanhamento de obras de Conservação. O trabalho a desenvolver permite a elaboração de um projeto integrado em contexto real (OA1), a partir de um diagnóstico holístico (OA2), fundamentado na teoria e nos princípios da Conservação (OA3), incluindo estudos multidisciplinares (OA4). A elaboração de trabalhos por grupos multidisciplinares, é uma forma de aprendizagem entre os alunos. Visa fomentar o debate e a análise crítica das diversas temáticas, assim como o desenvolvimento de competências transversais.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- - - - - - - -

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16