Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03429
Acrónimo :
TPEA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inscrição no 2º ano do mestrado

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é acompanhar a elaboração e redacção de um projecto em Estudos Africanos. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de pesquisa na formulação de um problema de investigação, revisão da literatura, construção do quadro de análise, definição de objectivos e hipóteses, metodologia, análise de dados e redacção da dissertação. Pretende-se igualmente que os estudantes adquiram competências de exposição oral e de debate público no âmbito científico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem como objectivos de aprendizagem: - identificar um problema de investigação para ser desenvolvido na dissertação de mestrado; - saber fazer e apresentar uma revisão da literatura; - saber formular objectivos de investigação e hipóteses; - definir o quadro metodológico adequado aos objectivos e hipóteses; - saber recolher e utilizar fontes primárias; - redigir os resultados de investigação; - apresentar oralmente os resultados de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação da Unidade Curricular e explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de trabalhos de projecto. 2. Elaboração de um projecto de investigação: formulação de problema, perguntas de investigação, objectivos e hipóteses. 3. Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. 4. Elaboração do estado da arte e recurso a bases de dados bibliográficas. 5. Recolha e utilização de fontes primárias e bases de dados em Estudos Africanos. 6. Apresentação pelos estudantes do desenvolvimento dos seus projectos de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa acompanha os estudantes em todas as fases de elaboração de um projecto de investigação, desde as formulações iniciais até ao processo de recolha de dados e de redacção do trabalho de projecto. Este acompanhamento possibilitado pela UC complementa as sessões de orientação de cada estudante e prepara-os para as provas públicas dos seus mestrados.

Avaliação / Assessment


O trabalho de projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A classificação atribuída por esse júri será a nota final desta UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são em seminário, formato que permite desenvolver competências de investigação e de exposição e discussão em grupo. As aulas incluem componentes expositivas por parte do docente sobre desenho da pesquisa em Estudos Africanos, apresentação oral pelos alunos de resultados parciais da investigação e discussão colectiva dos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino em formato de seminário permitem que o processo de construção dos projectos de investigação seja feito pelos estudantes com a assistência do docente. A exposição oral de resultados parciais da investigação e o debate possibilita o desenvolvimento de capacidades de comunicação oral e prepara os estudantes para as provas públicas dos trabalhos de projecto.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ridley, Diana, 2008, The literature review: a step-by-step guide for students, London: Sage Punch, Keith F., 2006, Developing effective research proposals, London: Sage Bhattacherjee, Anol, 2012, "Social Science Research: Principles, Methods, and Practices", Textbooks Collection. Book 3 Gerring, John, 2004, ?What Is a Case Study and What Is It Good for??, American Political Science Review, 98 (2): 341-354 Collier, David, 1993, ?The comparative method?, in Finifter, Ada W. (Ed.), Political Science: The State of the Discipline II, Washington, D.C.: American Political Science Association: 105-119 Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press Adams, Glenn, 2014, ?Decolonizing methods: African studies and qualitative research?, Journal of Social and Personal Relationships, 31(4): 467-474

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zeleza, Tiyambe (Ed)., 2007, The Study of Africa. The Global and Transnational Engagements (Vol II), Dakar, CODESRIA Zeleza, Tiyambe (Ed.), 2006, The Study of Africa. Disciplinary and Interdisciplinary Encounters (Vol I), Dakar, CODESRIA Wallimann, Nicholas, 2001, Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, London: Sage Szanton, David (Ed.), 2004, The Politics of Knowledge: Area Studies and the Disciplines, Oakland: University of California Press Silverman, David (ed), 2004, Qualitative Research. Theory, Method and Practice, London: Sage Scott, John, 1990, A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge: Polity Press Robson, Colin, 1993, Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford: Oxford University Press O'Dochartaigh, Nial, 2002, The Internet Research Handbook: a Practical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, London: Sage Bryman, Alan, 2004, Social Research Methods, Oxford: Oxford University Press Brady, Henry E. and David Collier, 2004, Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards, Lanham: Rowman & Littlefield Publishers Benzecry, Claudio E., 2017, ?What did we say they?ve said? Four encounters between theory, method and the production of data?, Ethnography, 18 (1): 24-34

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16