Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
·
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objectivo principal desta UC é preparar os alunos para o desenvolvimento de um projecto aplicado. Os alunos deverão traduzir na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos que adquiriram durante o mestrado. A preparação, condução e escrita de um projecto permitirá aos alunos avaliarem criticamente um contexto real e concreto do universo das finanças, identificando temáticas ou problemas relevantes. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Traduzir um problema no universo das finanças num problema de investigação; - Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses; - Escolher as metodologias de análise apropriados ao problema; - Analisar resultados da intervenção; - Redigir um relatório que sistematize os resultados e que seja facilmente interpretado e utilizado pelos agentes associados às finanças em questão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Identificar/escolher um problema do universo das finanças a ser intervencionado - Formular o problema de investigação com base no problema escolhido - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o conteúdo do projecto, como por exemplo literatura relevante para o tópico, indicações acerca do design a utilizar e apresentação do relatório final.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A orientação do projecto deve fornecer aos alunos investigação relevante para o alvo do programa de intervenção, ajudando os alunos a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. A orientação deve também englobar um aconselhamento mais global de organização do projecto, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projecto. As competências adquiridas na condução autónoma do projecto, são consonantes com os objectivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.
Avaliação / Assessment
O relatório do projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação será baseada na tradução eficaz/ineficaz de conceitos teóricos e na adequação teórica/metodológica do projecto à intervenção em finanças.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projecto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico do projecto seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projecto, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no projecto em si mesmo, em investigação aplicada relevante para os tópicos em análise e na escrita do relatório.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma do projecto, oferecendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno permite o desenvolvimento desta autonomia na execução do projecto. O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Yin, Robert K., Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods), 4th edition, 2008 Turubian, Kate, Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb and Joseph M. Williams, A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, 2007, Chicago University Press, Seventh Edition: Sekaran Uma e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons ISCTE (2008), Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de Projecto de Mestrado. G. Garson, Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, 2001, Marcel Dekker Inc Bem, Daryl., 2002, Writing the Empirical Journal Article, in In Darley, J.M., Zanna, M.P., & Roediger III, H.L. (Eds.), The Complete Academic: A Career Guide. Baranano, Ana Maria (2004) Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Edições Sílabo
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16