Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão da Saúde
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objetivo orientar e acompanhar os alunos no desenvolvimento do trabalho em Projeto de Gestão Aplicada em Saúde. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projetos aplicados nas várias áreas da gestão de serviços de saúde do mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Realizar corretamente a definição de um problema, suas delimitações e subproblemas no sentido de preparar cenários para soluções; OA2: Desenvolver estudos de benchmark para problemas similares e suas soluções; OA3: Conduzir um processo empírico de levantamento e análise exaustiva da realidade para permitir melhor adequação e procura de soluções; OA4: Desenvolver as soluções propostas e sistematizar quer a sua apresentação quer a escolha do que melhor se adequa à realidade estudada; OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC procura aplicar competências já adquiridas para alcançar o objetivo de conclusão do trabalho de projeto. No entanto, permite guiar o aluno perante o processo de análise, formulação e implementação de solução(ões) para problemas práticos. Algumas das matérias constantes da UC compreendem: CP1: Definição do problema. CP2: Benchmark de outras realidades. CP3: Definição da(s) solução(ões); CP4: Redação e apresentação (Preparação para a defesa)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1 - OA1 CP2 - OA2 CP3 - OA3 e OA4 CP4 - OA5 e OA6
Avaliação / Assessment
O trabalho de projeto será individual e defendido em provas públicas onde serão avaliadas: a) as componentes técnica, b) forma do trabalho escrito e c) a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Avaliação periódica: Elaboração de projeto. Avaliação final: Monografia, apresentação estruturada tipo field work. O processo, integrado, vale 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ensino Tutorial e Teórico-Prático no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Expositivas: Apresentação das normas de execução e de apresentação do Projeto e enquadramento aos princípios de condução de um projeto aplicado em empresas. Ativas: Apresentação do desenvolvimento do trabalho de Projeto. Participativas: Discussão dos trabalhos de Projeto. Autoestudo: Condução do trabalho subjacente ao Projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos fica demonstrada pela interrelação entre os objectivos da UC de Projecto Aplicado e os conteúdos desenvolvidos em cada projecto, único na sua natureza e dependendo da empresa, uma vez que se pretende que os estudantes: 1) Apliquem conhecimentos e desenvolvam outros em ambiente teórico-prático; 2) Consigam desenvolver um projecto que seja realmente valorizado pelas organizações de saúde e que seja acompanhado pelo staff académico do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa em regime de parceria; 3) Se insiram em ambientes profissionais estimulantes e em projectos integradores de conhecimentos, técnicos e relacionais, em contexto totalmente real; 4) Fortaleçam as suas competências práticas, decisionais e de resolução de problemas.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Porter, M., Teisberg, E. (2006) Redefining Health Care ? Creating Value-Based Competition on Results. Harvard Business School Press. - Johnson, J. & Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC. - McWay, D.C. (2022). Today's Health Information Management: An Integrated Approach. Austrália: Cengage. - Bove, L.A. & Susan M. Houston, S. M. (2020). Project Management Skills for Healthcare: Methods and Techniques for Diverse Skillset. Reino Unido, Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Wheelen, T., Hunger, J. (2012) Strategic Management and Business Policy: Toward Global Sustainability. Pearson - Cameron K. & Quinn R. (2011). Diagnosing Changing Organizational Culture. John Wiley & Sons.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16