Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03294
Acrónimo :
TPGNM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objectivo desta UC consiste em preparar os alunos para o desenvolvimento de um projecto aplicado. Os alunos deverão traduzir na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos que adquiriram durante o mestrado. A preparação, condução e escrita de um projecto permitir-lhes-á avaliarem criticamente um contexto real e concreto do universo das Ciências da Comunicação e da Cultura assim como das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. O aluno deverá ser capaz de: - Identificar, em termos de investigação, um problema detectado no universo da comunicação, da cultura e das tecnologias de informação e comunicação ; - Reunir literatura e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses; - Escolher as metodologias de análise mais apropriadas; - Analisar resultados da intervenção; - Redigir um relatório que sistematize os resultados e que seja facilmente interpretado e utilizado pelos agentes associados às áreas em questão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos escolherão um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador com a ajuda do qual deverão: - Enquadrar cientificamente o problema escolhido - Reunir literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A orientação do projecto deve ajudar os alunos a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. Deve aconselhá-los na organização do projecto, na estruturação da escrita, etc. As competências adquiridas na condução autónoma do projecto, são consonantes com os objectivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados

Avaliação / Assessment


O trabalho de projeto será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que está concluído e se encontra em condições de ser apresentado e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do trabalho de projeto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Paralelamente aos seminários, os alunos serão convidados a assistir/participar num ciclo de conferências criado para o efeito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino assenta numa condução essencialmente autónoma do projecto e inclui aconselhamento teórico e metodológico assim como sugestões bibliográficas. O aluno poderá ainda beneficiar de seminários e conferências, onde confrontará teorias e práticas no âmbito de um grupo mais alargado. A apresentação de investigações recentes (contextualizações teóricas, metodologias usadas, conclusões apuradas) dar-lhe-á um conhecimento mais aprofundado daquilo que se faz e como se faz na sua área de especialidade.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London Silverman, David (ed.) (2011) Qualitative Research, London, Sage Picard, Robert G. (2002) Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: Routledge Creswell,John W.(2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches,Thousand Oaks,Sage Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford Capucha,Luís (2008) Planeamento e Avaliação de Projectos,Guião Prático,Lisboa, DGIDC/ME Bryman,Alan (2012)Social Research Methods, Oxford,OUP Blaikie,N. (2007) Approaches to social enquiry:advancing knowledge,Cambridge,Polity Press Babbie, E. (1989) The Practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Comp. Anderson, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion Anderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay (2012) Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16