Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03346
Acrónimo :
TPGSI2
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
18.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1025.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Ter aproveitamento a todas as unidades curriculares do primeiro ano da parte escolar do Mestrado. Aceitação do projeto de dissertação pelo orientador.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta unidade curricular é permitir aos alunos o desenvolvimento de um projeto de investigação que teste soluções técnicas e científicas no âmbito das ciências e tecnologias da informação. A condução da investigação é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico como para a análise de problemas contextuais mais específicos. A elaboração e escrita de um projeto permitirá aos alunos serem participantes activos na comunidade científica. Por fim, esta unidade curricular permitirá aos alunos o desenvolvimento de uma capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1 - Definir um problema científico e a sua pertinência. OA2 - Definir objectivos de investigação e possíveis soluções técnicas. OA3 - Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido no projeto. OA4 - Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados. OA5 - Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos. OA6 - Produzir um artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1 - Escrita de introdução e resumo 2 - Definição de um problema de investigação 3 - Definição de objectivos de pesquisa 4 - Revisão de literatura 5 - Definição de questões de investigação 6 - Técnicas de recolha de dados 7 - Técnicas de análise de dados 8 - Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1 - Escrita de introdução e resumo: OA1, OA2, OA6 2 - Definição de um problema de investigação: OA2, OA6 3 - Definição de objectivos de pesquisa: OA2, OA6 4 - Revisão de literatura: OA3, OA6 5 - Definição de questões de investigação: OA2, OA3, OA6 6 - Técnicas de recolha de dados: OA4, OA6 7 - Técnicas de análise de dados: OA4, OA6 8 - Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura: OA5, OA6

Avaliação / Assessment


Após a conclusão da escrita do projeto, este será avaliado por um júri composto por três ou quatro elementos em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados os seguintes métodos de ensino: 1) Orientação tutorial: Orientação da dissertação feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais; 2) Seminários de investigação: Presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado da sua tese, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. 3) Trabalho autónomo: Além da assiduidade à orientação tutorial e aos seminários, espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Orientação tutorial: Transversal a todos os AO. 2. Seminários de investigação: Transversal a todos os AO. 3. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO.

Observações / Observations


Parte da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Reis, Felipa Lopes dos (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - Creswell, J. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd edition). - Carvalho, J. Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. "Saber Fazer" da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora, 2ª Edição. - Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Vilelas, José (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo. - Phillips, Estelle M. & Pugh, Derek S. (1998). Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Mem-Martins: Lyon Edições. - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2004). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo. - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo, 2ª Edição. - Kock, Ned (2007). Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods. Springer. - Hill, Manuela Magalhães & Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo, 2ª Edição. - Espírito Santo, Alexandre do (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola. - Eco, Umberto (2008).Como se faz uma tese em ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença, 14ª Edição. - D' Oliveira, Teresa (2007). Teses e Dissertações. Lisboa: Editora RH. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação: Avançando passo a passo. Maria Olívia Dias. - Azevedo, Mário (2001). Teses, relatórios e trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16