Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04682
Acrónimo :
TPGTDSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Finlandês (fi), Francês (fr), Grego (el), Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
30.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
720.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


482 - Informática na ótica do utilizador

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


"O objetivo desta UC é permitir aos/às alunos/as uma primeira experiência de investigação acompanhada por um/a sénior, durante a qual mobilizam os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos na parte lecionada do programa e os aplicam criticamente a uma questão temática emergente do currículo. Assim, no final da UC os/as alunos/as deverão demonstrar: 1. Ser capazes de compreender e aplicar conhecimentos a problemas complexos em situações novas. 2. Ter a capacidade de formular uma questão de investigação e de conceber a metodologia adequada para a construção da resposta. 3. Possuir competências de pesquisa e análise crítica da literatura e/ou outras fontes de apoio ao trabalho académico. 4. Ter capacidade de raciocínio crítico e de argumentação lógico-científica sobre questões complexas. 5. Possuir a capacidade de comunicação escrita e oral, transmitir os seus conhecimentos e apresentar conclusões inequívocas, com rigor concetual e respeitando as exigências da escrita académica. 6. Ser capaz de executar projetos aplicados na area da saude "

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"Adquirir a capacidade de realizar um projeto aplicado de forma autónoma. Selecionar uma ou mais abordagens metodológicas para a realização do projeto. Saber validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças de validade. Ter aprendido sobre a complexidade e o modo de preparar uma dissertação de mestrado bem sucedida e de elevada qualidade, tanto na forma como no conteúdo. Ser capaz de apresentar um problema aplicado definindo objetivos e a sua motivação, para produzir soluções adequadas e validadas."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"O programa parte de um tema suscitado pelo interesse intelectual do/a aluno/a, tema esse que será abordado de acordo com um programa de trabalho personalizado a acordar com o/a orientador/a. Não obstante, o trabalho a realizar deve materializar-se num documento escrito com base num template pre-definido contendo: 1.A formulação de uma questão ou de um problema (identificação dos objetivos), teoricamente suscetível de obter uma resposta adequada através da mobilização de uma metodologia de investigação científica. 2.Definição dos requisitos e das condições iniciais de partida. 3.O Trabalho deve responder a uma necessidade pratica na area da saude. 4.O projeto deve conter uma síntese conclusiva que responda aos objetivos identificados, bem como sugestões para investigação futura."

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


"Nesta UC, os conteúdos programáticos decorrem da natureza e exigência da própria dissertação, nos moldes em que uma definição legal e uma boa prática académica entendem um projeto aplicado. O principal objetivo da UC é permitir aos/às alunos/as a aquisição de competências de investigação. Estas competências devem ser materializadas na elaboração de uma dissertação. Naturalmente que existe uma total convergência entre os conteúdos programáticos e os objectivos da UC. Com efeito, todos os tópicos dos conteúdos programáticos estão subordinados à utilidade que têm como instrumentos para viabilizar os objectivos da UC. O programa de trabalhos do/a aluno/a é especificamente concebido para lhe permitir uma agenda de investigação com sucesso, que se consubstancia num projecto."

Avaliação / Assessment


"A avaliação do processo da UC será efectuada através da discussão pública da dissertação apresentada pelo/a aluno/a, conduzida por um júri. A classificação final (0 a 20 valores) será atribuída pelo júri, tendo em conta a qualidade académica do trabalho escrito apresentado (especialmente a relevância, originalidade e consistência teórica e metodológica demonstradas), bem como o desempenho do/a estudante durante a apresentação e discussão do texto."

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"O processo de aprendizagem envolve quatro dimensões complementares: 1. Sessões de seminários simplificadas pelo/a professor/a. 2. Sessões de tutoria individual com o/a supervisor/a. 3. Sessões de trabalho individual, em que os/as alunos/as procedem à pesquisa bibliográfica e à sua leitura crítica. Ou em que escrevem o texto que evidencia a metodologia e os conhecimentos retidos. 4. Sessões de seminários em que os/as alunos/as submetem ao escrutínio o trabalho já realizado e discutem-no coletivamente."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"Como referido, a UC tem como objetivo desenvolver no/a aluno/a a capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem reforçam-se mutuamente contribuindo para este objetivo: 1. As sessões com o/ Professor/a visam clarificar a natureza do trabalho a realizar e as exigências metodológicas do trabalho de investigação. 2. As sessões tutoriais com o/a orientador/a são úteis para sugerir aos/às estudantes o caminho a seguir e para validar os resultados obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o principal instrumento de aprendizagem, durante as quais o/a aluno/a se familiariza com a literatura relevante e reflecte sobre ela. 4. As sessões de seminário são um momento privilegiado de aprendizagem colectiva, onde cada aluno/a beneficia da aprendizagem realizada pelos/as outros/as alunos/as."

Observações / Observations


Horas de contacto: Presencial: OT=22 Assíncrono: OT=8

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-03-13