Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04441
Acrónimo :
TPJVF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Experiência recomendada numa redação ou numa empresa de media ou novos media (mesmo que apenas como formação curricular ou equivalente)

Objetivos Gerais / Objectives


No final do semestre os alunos devem: - Compreender as técnicas e práticas do jornalismo de verificação de factos, no contexto profissional de uma plataforma multimédia especializada. - Conhecer os princípios teóricos e deontológicos do jornalismo aplicados à verificação de factos. - Apreender a escrita jornalística aplicada ao fact-checking. - Reflectir criticamente sobre os conceitos de desinformação e liberdade de expressão, aplicados ao programa de fact-checking promovido pelo Facebook. - Estar aptos para integrar uma redação que tenha uma área de fact-checking.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A exploração das perspetivas, tendências e desafios da desinformação permitirá ao aluno conhecer e discutir criticamente o seguinte: OA1. Compreender as especificidades e exigências do jornalismo de verificação de factos. OA2. Estruturar a aplicação de princípios teóricos e deontológicos do jornalismo na prática da especialidade de verificação de factos, em ambiente de trabalho numa redação OA3. Desenvolver a capacidade de superar os desafios e dilemas mais característicos desta atividade profissional. OA4. Exponenciar técnicas de pesquisa (monitorização de redes sociais, utilização de motores de busca, preponderância das fontes primárias, etc.) e análise (fotografias, vídeos, etc.) OA5. Obter competências em práticas editoriais e deontológicas, de escrita jornalística, de eficácia e rigor ao nível comunicacional, de definição de títulos e enquadramentos, entre outros elementos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 A importância do jornalismo de verificação de factos e da literacia mediática perante a emergência de fenómenos de desinformação CP2 Princípios teóricos e deontológicos do jornalismo e aplicação prática na verificação de factos CP3 Cobertura de eleições:os exemplos paradigmáticos das eleições de Trump (EUA) e Bolsonaro (Brasil) CP4 Cobertura de eleições:os exemplos práticos das últimas legislativas, presidenciais e europeias em Portugal CP5 Técnicas de pesquisa (monitorização de redes sociais, utilização de motores de busca, preponderância das fontes primárias,etc) CP6 Técnicas de análise de conteúdos (fotografias, vídeos,etc) CP7 Práticas editoriais e deontológicas de escrita jornalística, de eficácia e rigor ao nível comunicacional, de definição de títulos e enquadramentos CP8 Métodos de prevenção de erros, subjetividade e enviesamento CP9 Conceitos de desinformação e liberdade de expressão e os limites e responsabilidades dos programas de verificação de factos nas redes sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP7, CP8 OA2 - CP2, CP3, CP4, CP7, CP8, CP10 OA3 - CP2, CP7, CP8, CP9, CP10 OA4 - CP3, CP4, CP5, CP6, CP8, CP10 OA5 - CP2, CP7, CP8, CP10

Avaliação / Assessment


Em avaliação contínua há um trabalho prático individual (70% da nota final) de avaliação de artigos de verificação de factos: dois pré-determinados e dois resultantes de pesquisa e seleção de cada aluno. A apresentação e análise do trabalho individual vale 20% e os restantes 10% à participação em aula. Em alternativa poderá haver apenas uma avaliação final única, individual, correspondente a um ensaio final: verificação de factos de 5 casos pré-determinados e refletir sobre os resultados.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e discutir os media, a desinformação e o fact-checking, recorrendo a fundamentação teórica adequada e a métodos e técnicas de investigação relevantes. Sessões teórico-práticas - descrição e explicação de conceitos, exploração e debate. Desenvolvimento de projetos e apresentação pública de pesquisa, reflexão crítica e tutoria personalizada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento dos estudantes com os contributos específicos de cada aluno. A análise dos media, da desinformação e da verificação de factos e da sua perspetiva evolutiva e a apresentação de trabalhos permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


? Howard Schneider, ?It?s the Audience, Stupid!?, Nieman Reports (Edição do Outono de 2007). ? Michael Rosenwald, ?Making media literacy great again?, Columbia Journalism Review (Edição do Outono de 2017). ? Lee McIntyre, ?Post-Truth? (MIT Press, 2018). ? Claire Wardle e Hossein Derakhshan, ?Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policymaking? , Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy, 2017. ? Tommaso Venturini, ?From fake to junk news - The data politics of online virality?, in ?Data Politics: Worlds, Subjects, Rights? (Routledge, 2019). ? UNESCO, 2018. ?Journalism, ?Fake News? and Disinformation - A Handbook for Journalism Education and Training?, UNESCO, 2018.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


? The Washington Post Fact-Checker ? reporterslab.org ? Poynter Institute: http://www.poynter.org/ ? politifactbias.com ? medialab.iscte-iul.pt ? Maldita.es ? Mashable: http://mashable.com ? Chequeado.com And online publications such as: ? Fake News, Misinformation & Fact-Checking, Ohio University ? How to Fact-Check Like a Pro, The Public Library ? Berkeley Protocol, on Digital Open Source Investigations, 2020 ? Covering coronavirus: an online course for journalists, First Draft, 2020 ? Journalism in the age of pandemics, Science in the Newsroom, 2021 ? The lessons of Squash, Duke?s automated fact-checking platform, Poynter Institute, 2021 ? Automated fact-checking, Full Fact, 2020 ? Challenges of online fact-checking, Full Fact, November 2020

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16