Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04678
Acrónimo :
TPMEDDH
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1025.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Identificar um problema social e o contexto em que ocorre; as dinâmicas do problema e os mecanismos que poderão conduzir à sua resolução; mobilizar os agentes pertinentes para a consensualização de objetivos de intervenção; identificar os recursos que viabilizem um Plano de Ação capaz de acionar aqueles mecanismos; conceber um dispositivo de intervenção (equipa, parcerias, sistemas de comunicação, plano de avaliação) e um cronograma de implementação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta UC os estudantes escolhem um tópico sobre o qual gostariam de intervir e, em função desse tópico, serão acompanhados para: 1. Como identificar um problema social e definir a sua relevância; 2. Critério, procedimentos e métodos de elaboração de um diagnóstico; 3. A importância da participação; 4. teoria da mudança; 5. Hierarquia de objetivos e metodologia de construção de um Plano de Ação; 6. Metodologias de Avaliação; 7. Operacionalização do Projeto e Definição do Cronograma

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A concretização dos pontos do programa serve para apoiar o desenvolvimento de um trabalho de projeto. A abordagem ao programa estará estreitamente conectada com o tema escolhido pelos estudantes.

Avaliação / Assessment


O projeto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que está concluído e se encontra em condições de ser apresentada em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do projeto, na sua pertinência prática e na sua adequação teórica e metodológica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação da elaboração do projeto é feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente emgrupos pequenos de alunos cujo tópico seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projeto, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico do projeto, bem como no processo de investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma da dissertação, oferecendo aos alunos apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno permite o desenvolvimento desta autonomia na execução da tese. O aluno poderá ainda beneficiar de seminários, onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


--

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16