Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03794
Acrónimo :
TPPRI
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
58.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
61.0h/sem
Trabalho Autónomo :
989.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta UC é permitir aos/às alunos/as o desenvolvimento de investigação empírica no quadro das questões e problemáticas da Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade. A condução de investigação empírica é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico como para a análise de problemas contextuais mais específicos, como os resultados de uma intervenção. Por fim, esta UC, permitirá aos/às alunos/as o desenvolvimento de uma capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Formular um problema de investigação OA2: Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses testáveis OA3: Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses OA4: Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses OA5: Redigir um artigo científico e um poster descrevendo estes passos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o atual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Em pontos chave neste processo, os/as alunos/as receberão feedback relevante para a área de conteúdo da sua dissertação e do próprio processo de investigação. Em particular, os/as alunos/as receberão feedback sobre o desenho de um estudo empírico e sobre o processo de escrita. Em ambos os casos serão disponibilizadas orientações gerais e literatura relevante.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A orientação de uma dissertação deve providenciar aos/às alunos/as acesso a investigação relevante para o tópico da dissertação, ajudando-os/as a identificarem os métodos de recolha e análise de dados mais adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento mais global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da dissertação, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projeto. As competências adquiridas na condução autónoma da dissertação são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.

Avaliação / Assessment


A dissertação de mestrado deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A nota desta UC corresponde à nota atribuída à Dissertação de Mestrado. Critérios de avaliação: a. componente técnica (30%) b. componente formal e apresentação escrita (20%) c. apresentação e defesa pública (20%) d. processo (orientador) (30%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. A maioria da orientação da dissertação será feita em contacto direto com o orientador, em sessões individuais, ou excecionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante. 2. Os alunos terão um seminário mensal, no qual cada aluno apresentará o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino assenta no apoio a uma condução essencialmente autónoma da dissertação, oferecendo aos/às alunos/as apoio individualizado, sugestões e orientações sempre que necessárias. A orientação individual de cada aluno/a permite o desenvolvimento desta autonomia na execução da dissertação. O/A aluno/a beneficiará, ainda, de seminários mensais, onde encontrará sugestões e apoio adicionais de um grupo mais alargado.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sternberg, R. J. (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press. Cambridge University Press. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. New York: ISCTE (2013). Normas para a formatação e apresentação gráfica da Dissertação ou Trabalho de Projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas. ISCTE (2009). Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de 2.º Ciclo ? Bolonha. Washington, DC: American Psychology Association. American Psychological Association (2010). Publication manual of the American Psychological Association, 6th ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16