Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
- Orientar e acompanhar os estudantes na elaboração da dissertação de mestrado em Serviço Social, fundamentado nos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos. - Estimular o desenvolvimento de competências e capacidades para elaborar e conceber projetos de investigação ou intervenção, empiricamente sustentados no domínio do Serviço Social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Realizar uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito, demonstrando capacidade de análise crítica das fontes (OA1 e OA3). 2. Identificar e formular um problema de investigação, aplicando conhecimentos teóricos e metodológicos a problemas complexos em contextos novos (OA2). 3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado, articulando as fontes com coerência e profundidade crítica (OA3). 4. Gerar e analisar dados empíricos utilizando metodologias e instrumentos de investigação apropriados, aplicando-os de maneira rigorosa (OA4). 5. Argumentar e discutir criticamente as suas posições, desenvolvendo uma reflexão lógica e científica sobre questões complexas (OA4). 6. Comunicar de forma clara e eficaz, tanto por escrito quanto oralmente, transmitindo conhecimentos e conclusões de forma precisa, rigorosa e conforme as exigências da escrita académica (OA5 e OA6).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica (CP1). 2. Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos (CP2). 3. Apresentação e interpretação de resultados (CP3). 4. Normas de redação e apresentação, preparação para a defesa da dissertação (CP4). 5. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento (CP5). 6. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado (CP6).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os métodos de ensino desta UC são compatíveis com os objetivos de aprendizagem através de: • Aulas seminariais: Proporcionam um entendimento aprofundado dos conceitos teóricos e metodológicos, ajudando os alunos a identificar e formular problemas de investigação e a elaborar revisões de literatura (OA1, OA2, OA3). • Sessões práticas: Focam-se no desenvolvimento de habilidades práticas de pesquisa, análise de dados e uso de instrumentos de investigação (OA4). • Discussões em grupo e apresentações: Promovem a capacidade de argumentação crítica e de comunicação eficaz, permitindo que os alunos defendam e discutam suas posições de forma lógica e coerente (OA5, OA6). • Tutoriais e orientação individualizada: Fornecem suporte personalizado, ajudando os alunos a aplicar conhecimentos teóricos a problemas específicos e a desenvolver competências de reflexão crítica e de argumentação (OA2, OA4).
Avaliação / Assessment
A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes: teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à area do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo comporta quatro dimensões complementares: 1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e de dados e respectiva análise, bem como à redacção da dissertação. 4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objetivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador sugerem aos alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno recolhe e analisa a bibliografia e os dados pertinentes. 4. As sessões seminariais de debate promovem a aprendizagem colectiva, através do debate sobre o trabalho em curso.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Schiefer, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA. Rubin, Allen e Babbie, Earl R. (2008). Research Methods for Social Work. Sixth Edition. International Student Edition.USA. Olabuénaga, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. Matinelli, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade - NEPI. São Paulo. Editora Veras. Gauthier, Benoît (ed). (2003). Investigação Social - da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. Blaikie, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Hill, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. Pessanha, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. Vilelas, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. Valles, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23