Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00619
Acrónimo :
TPSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


- Estimular no aluno o processo de intervenção baseado na metodologia de pesquisa através de exercícios de aplicação prática. - Acompanhar a construção metodológica do projeto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Treinar metodologia de planeamento, organização e avaliação de projetos sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. A intervenção em Serviço Social: 1. Epistemologia em Serviço Social; 2. Serviço Social e Produção do Conhecimento; 3. Especificidades e interdisciplinaridades; 4. O conhecimento para o planeamento de uma intervenção sustentada em Serviço Social; 5. Linhas orientadoras para a elaboração do projeto de intervenção. II. Apresentação dos trabalhos de projeto: 1. Apresentação e debate em sala e orientações específicas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos são elaborados em função dos objetivos da unidade curricular. Os objetivos são orientadores da definição dos conteúdos programáticos com vista à aquisição das competências específicas.

Avaliação / Assessment


- A avaliação do seminário consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema de projecto (num máximo de 10 páginas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição pelo Professor; - Debate e reflexão analítica sobre os temas de pesquisa dos mestrandos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias são adequadas e adaptadas aos objetivos da unidade curricular: conteúdos teórico-práticos - metodologias participativas; Conteúdos práticos - metodologias de pesquisa e trabalho de campo.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Schiefer, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA. Rubin, Allen e Babbie, Earl R. (2008). Research Methods for Social Work. Sixth Edition. International Student Edition.USA. Olabuénaga, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. Matinelli, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade - NEPI. São Paulo. Editora Veras. Gauthier, Benoît (ed). (2003). Investigação Social - da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. Blaikie, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hill, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. Pessanha, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. Vilelas, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. Valles, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16