Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
- Proporcionar apoio instrumental coletivo aos estudantes na elaboração da dissertação, complementando a orientação individual. - Capacitar os alunos com ferramentas práticas para cada fase da pesquisa (revisão bibliográfica, escrita académica, recolha e análise de dados). - Promover a autonomia na investigação através de metodologias ativas e recursos digitais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1º Semestre OA1: Utilizar ferramentas digitais para gestão de referências e pesquisa bibliográfica avançada. OA2: Estruturar um problema de investigação com clareza. OA3: Elaborar uma revisão de literatura crítica, identificando lacunas e tendências no estado da arte. 2º Semestre OA4: Conceber e elaborar instrumentos de recolha de dados (ex: guiões de entrevista, questionários, grelhas de observação). OA5: Aplicar métodos de recolha e análise de dados qualitativos e/ou quantitativos. OA6: Argumentar e comunicar resultados de forma clara, preparando-se para a defesa pública
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1º Semestre Foco: Pesquisa e Escrita CP1: Definição do tema, formulação do problema e objetivos de pesquisa. CP2: Organização documental, pesquisa bibliográfica avançada e gestão de referências. CP3: Normas e técnicas de escrita académica. 2º Semestre Foco: Dados e Defesa CP4: Princípios para o desenho e elaboração dos instrumentos de recolha de dados e ética na pesquisa. CP5: Análise e discussão de resultados qualitativos e quantitativos. CP6: Preparação para defesa pública da dissertação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os métodos de ensino desta UC são compatíveis com os objetivos de aprendizagem através de: • Aulas seminariais: Proporcionam um entendimento aprofundado dos conceitos teóricos e metodológicos, ajudando os alunos a identificar e formular problemas de investigação e a elaborar revisões de literatura (OA1, OA2, OA3). • Sessões práticas: Focam-se no desenvolvimento de habilidades práticas de pesquisa, análise de dados e uso de instrumentos de investigação (OA4). • Discussões em grupo e apresentações: Promovem a capacidade de argumentação crítica e de comunicação eficaz, permitindo que os alunos defendam e discutam suas posições de forma lógica e coerente (OA5, OA6). • Tutoriais e orientação individualizada: Fornecem suporte personalizado, ajudando os alunos a aplicar conhecimentos teóricos a problemas específicos e a desenvolver competências de reflexão crítica e de argumentação (OA2, OA4).
Avaliação / Assessment
A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes: teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à area do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte. Embora esta unidade curricular não contribua para a nota final da dissertação, prevê-se um acompanhamento formativo com o objetivo de apoiar os estudantes na organização e desenvolvimento progressivo do seu trabalho. Como parte deste acompanhamento, recomenda-se a apresentação de dois vídeos de atualização dos progressos realizados ao longo dos dois semestres. Estes vídeos terão uma duração recomendada entre 5 e 10 minutos (com limite máximo de 10 minutos). Os vídeos têm caráter não vinculativo e não influenciam a nota final, mas permitem ao docente da unidade curricular comentar o progresso e enviar sugestões ao orientador. Podem ainda ser enviados ao painel de avaliação para apoiar uma apreciação mais informada do percurso de cada estudante. Conteúdos por semestre 1.º Semestre – Estado da Arte e Estrutura Teórica O vídeo deverá apresentar os progressos no levantamento e análise do estado da arte, podendo incluir: a) Bibliografia comentada com referência a autores e estudos relevantes; b) Esquema ou índice provisório do capítulo teórico da dissertação. 2.º Semestre – Metodologia e Trabalho de Campo O vídeo deverá centrar-se nos elementos metodológicos da investigação, nos resultados obtidos ou conclusões, consoante a fase de desenvolvimento da dissertação/trabalho de projeto de cada estudante. Feedback formativo Após a entrega dos vídeos, será realizado um feedback dos trabalhos apresentados, promovendo o diálogo entre os estudantes e a partilha de sugestões.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo comporta quatro dimensões complementares: 1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e de dados e respectiva análise, bem como à redacção da dissertação. 4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objetivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador sugerem aos alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno recolhe e analisa a bibliografia e os dados pertinentes. 4. As sessões seminariais de debate promovem a aprendizagem colectiva, através do debate sobre o trabalho em curso.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. (2021). Social research methods (6th ed.). Oxford University Press. Babbie, E. R. (2014). The basics of social research (6th ed.). Belmont, CA: Wadsworth, Cengage Learning. Edmonds, W. A., & Kennedy, T. D. (2017). An applied guide to research designs: Quantitative, qualitative, and mixed methods (2nd ed.). SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781071802779 Royse, D., Staton‑Tindall, M., Badger, K., & Webster, J. M. (2009). Needs assessment (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. Hoy, J. (2012). Qualitative methods for practice research (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. Drisko, J. W., & Maschi, T. (2016). Content analysis (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA. Littell, J. H. (2008). Systematic reviews and meta‑analysis (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis. OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras. GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-18