Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04765
Acrónimo :
TPTDEA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
725.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


140 - Formação de professores / formadores e ciências em educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Trabalho de Projeto em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem tem como foco principal a construção de um projeto de transformação digital aplicado ao processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes irão explorar o papel das tecnologias digitais, analisar tendências e desafios, identificando oportunidades de inovação. Utilizando metodologias de gestão de projetos, irão planear e desenvolver soluções digitais inovadoras, adaptadas às necessidades dos estudantes. A implementação e avaliação dos projetos em ambientes educativos permitirão a recolha e análise de dados para medir o impacto alcançado. No final da UC, os estudantes estarão aptos a liderar iniciativas de transformação digital na educação, tornando-se agentes de mudança e inovação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender o papel das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem OA2: Analisar as tendências e desafios da transformação digital na educação, identificando oportunidades de inovação e melhoria OA3: Analisar criticamente cenários educativos, identificando os desafios a abordar através da transformação digital e formulando objetivos claros para a implementação de soluções digitais OA4: Aplicar metodologias de gestão de projetos aplicadas à educação, estabelecendo metas, marcos temporais e alocação de recursos para a execução de projetos de transformação digital OA5: Criar soluções digitais inovadoras para a educação, explorando tecnologias emergentes, criando materiais educativos digitais e adaptando essas soluções às necessidades e características dos estudantes OA6: Implementar projetos de transformação digital em ambientes educativos, recolhendo e analisando dados para avaliar o impacto dessas iniciativas e realizar uma análise crítica dos resultados alcançados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem -Papel das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem -Tendências e desafios P2: Desafios Educativos e Oportunidades de Transformação Digital -Análise de cenários educativos -Oportunidades de aplicação -Formulação de objetivos P3: Planeamento -Metodologias de gestão de projetos aplicadas à educação -Metas, marcos temporais e recursos -Indicadores de sucesso e avaliação de resultados P4: Desenvolvimento de Soluções Digitais para a Educação -Tecnologias Digitais Emergentes na Educação -Design instrutivo e criação de materiais educativos digitais -Adaptação de soluções digitais às necessidades e características dos estudantes P5: Implementação e Avaliação -Implementação prática de projetos em ambiente educativo -Recolha e análise de dados -Análise crítica dos resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Cada conteúdo programático (CP) abrange tópicos essenciais que abordam diretamente cada objetivo de aprendizagem (OA). No P1, os estudantes explorarão o papel das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem (OA1) e analisarão as tendências e desafios, identificando oportunidades de inovação (OA2). O P2 trata dos desafios educativos e oportunidades na transformação digital, incluindo a análise de cenários educativos e a formulação de objetivos (OA3). O P3 centra-se no planeamento do projeto, aplicando metodologias de gestão e estabelecendo metas e prazos para os projetos de transformação digital (OA4). O P4 enfatiza o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras para a educação, explorando tecnologias emergentes, criando materiais educativos digitais e adaptando as soluções às necessidades dos estudantes (OA5). O P5 envolve a implementação e avaliação dos projetos em ambientes educativos, recolhendo e analisando dados para avaliar o impacto (OA6).

Avaliação / Assessment


Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: Entrega e discussão individual de um projeto de transformação digital aplicado ao processo de ensino-aprendizagem, numa estrutura previamente definida pela coordenação da UC (100% da nota), distribuído da seguinte forma: - Fundamentação (15%) - Planeamento (15%) - Protótipo (15%) - Testes (15%) - Avaliação e Reflexão (15%) - Discussão (25%) A média dos componentes Fundamentação, Planeamento, Protótipo, Testes, Avaliação e Reflexão, terá de ser igual ou superior a 9,5. A Discussão requer 9,5 valores como nota mínima. A UC não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Trabalho de Projeto em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Projetos. A tutoria entre pares será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte, pois o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é visto como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento (conhecimento fundamental) e o ensino é centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular "Trabalho de Projeto em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem" adotará a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) como metodologia central de ensino e aprendizagem. Esta abordagem envolverá os estudantes em projetos reais, nos quais aplicarão o conhecimento adquirido em contextos práticos relacionados com a transformação digital na educação. Ao longo do curso, os estudantes explorarão o papel das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem (OA1) e analisarão tendências, desafios e oportunidades de inovação nesta área (OA2). Ao longo da unidade curricular, os estudantes frequentarão ainda um seminário no início de cada temática para ajudar a alcançar cada objetivo de aprendizagem e a planear o seu trabalho. No âmbito do PBL, os estudantes terão a oportunidade de analisar criticamente cenários educativos, identificando os desafios que podem ser abordados através da transformação digital, e formulação de objetivos claros para a implementação de soluções digitais (OA3). Além disso, a metodologia de gestão de projetos aplicada à educação será explorada, permitindo que os estudantes estabeleçam metas, marcos temporais e alocem recursos para a execução dos projetos de transformação digital (OA4). O PBL também enfatizará o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras para a educação, incentivando a exploração de tecnologias emergentes, a criação de materiais educativos digitais e a adaptação dessas soluções às necessidades e características dos estudantes (OA5). A implementação e avaliação dos projetos em ambientes educativos serão parte integrante do processo, permitindo que os estudantes recolham e analisem dados para avaliar o impacto dessas iniciativas e realizem uma análise crítica dos resultados alcançados (OA6). Adicionalmente, a tutoria entre pares será utilizada como estratégia motivacional e de envolvimento dos estudantes. Essa abordagem pedagógica está em sintonia com o modelo pedagógico do Iscte, que valoriza o estudante como um agente ativo no seu processo de aprendizagem e promove a construção de conhecimento através da colaboração e da aplicação prática.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Bilyalova, A. A., Salimova, D. A., & Zelenina, T. I. (2020). Digital transformation in education. In Integrated Science in Digital Age: ICIS 2019 (pp. 265-276). Springer International Publishing. Burton, N., Brundrett, M., & Jones, M. (2014). Doing your education research project. Sage. Cooke-Davies, T. (2002). The “real” success factors on projects. International journal of project management, 20(3), 185-190. Efstratia, D. (2014). Experiential education through project based learning. Procedia-social and behavioral sciences, 152, 1256-1260.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-11-06