Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular aborda os principais conceitos, tendências e desafios da tecnologia de blockchain e o seu impacto nas organizações. Os estudantes irão compreender os diferentes conceitos base inerentes ao blockchain e explorar as mudanças trazidas por esta tecnologia e como ela impacta a estratégia, os processos e a cultura das empresas e sector público. Serão discutidos casos de estudo e melhores práticas de implementação de projectos de blockchain, além de analisar os seus efeitos na economia e na sociedade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Compreender os princípios e conceitos de blockchain. OA2: Analisar as implicações de blockchain nas organizações e na sociedade. OA3: Identificar os principais desafios e oportunidades de blockchain. OA4: Explorar casos de estudo de sucesso e melhores práticas de blockchain em setor publico e empresas OA5: Desenvolver competências de pensamento crítico e análise para avaliar o impacto de blockchain em diferentes setores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
PC1. Introdução à Blockchain: Compreender os Fundamentos, O que é Blockchain? Benefícios e desafios da adoção de Blockchain PC2. Comparação de Blockchains: principais características e capacidades, Cadeias de blocos públicas vs. Privadas, Comparando plataformas de blockchain, Mecanismos de segurança e consenso, Interoperabilidade e normas PC3. Blockchain no sector público: Melhoria das aplicações governamentais, Casos de utilização do blockchain no sector público, Considerações legais e regulamentares, Desafios e considerações sobre a implementação PC4. Aplicações empresariais de Blockchain: inovação e eficiência, Visão geral da tecnologia Blockchain, Blockchain nas empresas: Principais benefícios, Casos de uso específicos do setor, Plataformas e consórcios de cadeias de blocos empresariais PC5. (DAOs): Governação e Tokenomics em Blockchain, Modelos de Governação Descentralizada, Tokenomics: Incentivar a participação, Considerações legais e regulamentares
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC dá uma visão geral das tecnologias de registo distribuído e das suas aplicações nos negócios no sector publico e privado. PC1 orientado ao OA1 e OA2, PC2 orientado ao OA2, OA3 e OA4, PC3 orientado ao OA2, OA3 e OA4, PC4 orientado ao OA2, OA3 e OA4, PC5 orientado ao OA2, OA3 e OA4.
Avaliação / Assessment
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados. - Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC Estudos da Tecnologia de registo distribuído adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Tarefas. A gamificação será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que os estudos de caso forem analisados com sucesso.
Observações / Observations
Assíncrona: T=2; TP=14 Síncrona: TP=8; OT=1
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Digital Gold: Bitcoin and the Inside Story of the Misfits and Millionaires Trying to Reinvent Money
Blockchain Basics: A Non-Technical Introduction in 25 Steps from Paperback,
Blockchain Basics
Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin and Other Cryptocurrencies Is Changing the World
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-07