Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04497
Acrónimo :
TS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
8.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


A transição para sociedades mais sustentáveis, necessária para enfrentar desafios globais e urgentes, envolve mudanças nos sistemas de energia, alimentação, mobilidade, habitação, água, etc. A investigação em transições sustentáveis enfatiza a necessidade de inovação e de mudanças transformadoras a nível sistémico e de adoção de abordagens transdisciplinares e intersectoriais. O objetivo geral desta UC, é dotar os/as estudantes de conhecimento sobre os fundamentos da investigação sobre transições, os seus principais quadros conceptuais e analíticos, bem como sobre os debates e lacunas de conhecimento atuais na área. Discutirão vários desafios tecnológicos, políticos, económicos e socioculturais devem ser ultrapassados para que os processos de transição sejam bem-sucedidos e pensarão criticamente sobre as suas origens e as várias formas possíveis de os ultrapassar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os/as estudantes terão adquirido uma compreensão ampla, crítica e avançada dos: 1. Principais tópicos, factos e questões relacionadas com as transições e as suas implicações no que respeita às mudanças e bloqueios políticos, económicos, socioculturais, institucionais e tecnológicas, às considerações ambientais, bem como aos efeitos sociais; 2. Principais quadros conceptuais na teoria das transições; 3. Percursos de transição para fomentar modos sustentáveis de produção e consumo em diferentes sectores; 4. Os principais desafios de governação e políticas publicas para alcançar transições sustentáveis; 5. Diversos desafios sociais, económicos, políticos, culturais, institucionais e tecnológicos para transições bem sucedidas em várias escalas, sectores e contextos geográficos com base em exemplos reais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução às transições para a sustentabilidade e à inovação 2. Teorias sobre transições de sustentabilidade 2.1 Perspetiva multinível (MLP) 2.2. Sistemas de Inovação Tecnológica 2.3. Gestão estratégica de nichos 2.4. Transições justas 2.5. Transições profundas 3. Transições de governação e misturas políticas para transições de sustentabilidade 4. Exemplos reais de transições de sustentabilidade: energia, transportes, alimentação e construção

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem estão contemplados no programa como segue: OA1: todos os pontos do Programa OA2: pontos 1 e 2 do Programa OA3: pontos 2 e 3 do Programa OA4: ponto 4 do Programa OA5: ponto 5 o Programa

Avaliação / Assessment


A UC será composta por 10 aulas ou seminários de 2 horas. Nas aulas, os alunos terão a oportunidade de se familiarizarem com as visões académicas sobre os 3 primeiros tópicos do programa e terão a oportunidade de discutir ativamente várias questões e aspetos das transições de sustentabilidade. Os seminários, com especialistas convidados, vão decorrer no quarto tópico do programa. Os especialistas fornecerão previamente materiais de leitura. Apresentações de estudantes (incluindo discussão) na última semana, delineando a ideia inicial para o artigo coletivo. | Avaliação periódica é composta por dois elementos: - ensaio curto (< 6000 palavras) com uma análise crítica de uma abordagem teórica das transições para a sustentabilidade ? 50%; - artigo em co-autoria (< 8000 palavras; max 3 autores) sobre um exemplo concreto de transição para a sustentabilidade - 50%. Avaliação final: Exame escrito ? 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC será composta por 10 aulas ou seminários de 2 horas. Nas aulas, os alunos terão a oportunidade de se familiarizarem com as visões académicas sobre os 3 primeiros tópicos do programa e terão a oportunidade de discutir ativamente várias questões e aspetos das transições de sustentabilidade. Os seminários, com especialistas convidados, vão decorrer no quarto tópico do programa. Os especialistas fornecerão previamente materiais de leitura. Apresentações de estudantes (incluindo discussão) na última semana, delineando a ideia inicial para o artigo coletivo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas expositivas seguidas de debate permitem transmitir e discutir os conceitos e quadros de referência teóricos relevantes (OA1, OA2, OA3 e OA4). Os seminários permitem compreender e discutir exemplos reais de transições para a sustentabilidade (OA5).

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


F.W. Geels & B. Turnheim / Cambridge Univ Press., The Great Reconfiguration, 2022, ·, · L. Kanger, F. Bone, D. Rotolo, W. E. Steinmueller & J. Schot / Tech Forecast Socl Change, 177, 121491., Deep transitions: A mixed methods study of the historical evolution of mass production, 2022, ·, · J. Markard, H. Van Lente, P. Wells & X. S. Yap / Env Innov Soci Transit, 41, 39-41, Neglected developments undermining sustainability transitions, 2021, ·, · P. J. Newell, F. W. Geels & B. K. Sovacool / Env Res Letters, 17, 041006., Navigating tensions between rapid and just low-carbon transitions, 2022, ·, · K.S. Rogge & K. Reichardt / Res Policy, 45(8), 1620-1635., Policy mixes for sustainability transitions: An extended concept and framework for analysis, 2016, ·, · B. K. Sovacool, M. Martiskainen, A. Hook & L. Baker / Climatic Change, 155(4), 581-619., Decarbonization and its discontents: a critical energy justice perspective on four low-carbon transitions, 2019, ·, ·

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


T. Foxon, J. Köhler & C. Oughton / Edward Elgar Publishing, Innovation for a low carbon economy: economic, institutional and management approaches, 2008, ·, · F. W. Geels / Res policy, 31, 1257-1274, Technological transitions as evolutionary reconfiguration processes: a multi-level perspective and a case-study, 2002, ·, · F. W. Geels / Env Innov Soci Transit, 1(1), 24-40., The multi-level perspective on sustainability transitions: Responses to seven criticisms, 2011, ·, · F. W. Geels & J. Schot / Res policy, 36, 399-417, Typology of sociotechnical transition pathways, 2007, ·, · S. Jacobsson & A. Bergek / Env Innov Soci Transit, 1, 41-57, Innovation system analyses and sustainability transitions: Contributions and suggestions for research, 2011, ·, · J. Markard / Tech forecast and soci change, 153, 119407, The life cycle of technological innovation systems, 2020, ·, · J. Markard & B. Truffer / Res policy, 37(4), 596-615., Technological innovation systems and the multi-level perspective: Towards an integrated framework, 2008, ·, · M. Mazzucato / Ind Corp Chang, 27(5), 803–815., Mission-oriented innovation policies: challenges and opportunities, 2018, ·, · R. Raven, S. Van den Bosch & R. Weterings / Int J of Tech Manag, 51, 57-74., Transitions and strategic niche management: towards a competence kit for practitioners, 2010, ·, · J. D. Sachs, G. Schmidt-Traub, M. Mazzucato, D. Messner, N. Nakicenovic & J. Rockström / Nature sustainability, 2(9), 805-814., Six transformations to achieve the sustainable development goals, 2019, ·, · J. Schot & F. W. Geels / Technol Anal Strateg Manag, 20(5), 537-554., Strategic niche management and sustainable innovation journeys: theory, findings, research agenda, and policy, 2008, ·, · B. S. Silvestre & D. M. Ţîrcă / J Cleaner Production, 208, 325-332., Innovations for sustainable development: Moving toward a sustainable future, 2019, ·, · A. Smith, A. Stirling & F. Berkhout / Re policy, 34(10), 1491-1510., The governance of sustainable socio-technical transitions, 2005, ·, · A. Smith, J. P. Voß & J. Grin / Res policy, 39(4), 435-448, Innovation studies and sustainability transitions: The allure of the multi-level perspective and its challenges, 2010, ·, · F. Steward / Technol Anal Strateg Manag, 24(4), 331-343., Transformative innovation policy to meet the challenge of climate change: sociotechnical networks aligned with consumption and end-use as new transition arenas for a low-carbon society or green economy, 2012, ·, · J. Ulmanen, A. Bergek & H. Hellsmark / PLOS Sustainability and Transformation, 1(10), e0000031., Lost in translation: Challenges in creating new transformative innovation policy practices, 2022, ·, · G. Verbong & D. Loorbach / Routledge, Governing the energy transition: reality, illusion or necessity?, 2012, ·, · K. M. Weber & H. Rohracher / Res policy, 41(6), 1037-1047., Legitimizing research, technology and innovation policies for transformative change: Combining insights from innovation systems and multi-level perspective in a comprehensive ‘failures’ framework, 2012, ·, ·

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16