Métodos de Ensino e Avaliações

Ao longo do semestre, as aulas serão organizadas em blocos de matéria, os quais consistem de aulas teóricas de exposição e aulas práticas ou laboratoriais de exercícios. É possível substituir todos ou alguns dos blocos de aulas e respectiva avaliação por trabalho alternativo a ser conduzido por um aluno ou grupo de alunos. Desta forma, os alunos podem optar por aprender outros tópicos e podem mesmo começar o seu trabalho relativo à tese ou a alguma das cadeiras de mestrado. Naturlamente, estas vias alternativas têm de ser previamente aprovadas pelo docente. | Incentivam-se os alunos a usarem esta UC para iniciarem os seus trabalhos relativos à tese de mestrado ou a alguma das suas cadeiras. Portanto, a avaliação em TSI é muito flexível e pode ser desenhada, quase à vontade do aluno, desde que se enquadre dentro das possibilidades que se descrevem seguidamente. Por omissão, existem as seguintes vias de avaliação: * Avaliação ao longo do semestre - Teste 1, 50% com nota mínima = 8 - Teste 2, 50% com nota mínima = 8 * Exame 1, 100% com nota mínima = 8 (no caso de terem sido entregues trabalhos) * Exame 2, 100% com nota mínima = 8 (no caso de terem sido entregues trabalhos) Quem obtém aprovação na avaliação ao longo do semestre, só pode subir a nota no segundo exame. Além destas vias existentes por omissão, o aluno pode propor a elaboração de trabalhos de vários tipos, os quais são inteiramente facultativos. Quando um aluno entrega um trabalho, esse trabalho terá uma percentagem do valor total da nota, a combinar previamente com o docente, a qual depende da dimensão, dificuldade e interesse do trabalho. Essa percentagem será subtraída às percentagens atribuídas por defeito aos elementos de avaliação das outras vias. O trabalho terá igualmente uma nota mínima que será previamente combinada com o aluno, pelo docente. A presença nas aulas não é obrigatória para nenhum dos elementos de avaliação.