Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04422
Acrónimo :
TSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
66.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
83.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de analisar e avaliar criticamente a interacção da teoria, prática e investigação científica, analisar o benefício das teorias e os seus limites na actividade prática e na implementação da investigação, aplicar modelos teóricos na prevenção e solução de problemas. Será capaz de pensar sistematicamente, de analisar e avaliar criticamente princípios, técnicas de cada modelo teórico e o seu significado para a prática do trabalho social com crianças e jovens. Será capaz de prestar serviços no contexto da compreensão e competência cultural, de planear actividades e de escolher um modelo teórico relevante e uma estratégia de intervenção na prática do serviço social com crianças e jovens. Será capaz de procurar informação, planear actividades e escolher um modelo teórico relevante e uma estratégia de intervenção na prática do serviço social com crianças e jovens.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Trabalho social contemporâneo: perspectiva comparativa. (Contextos internacionais). O significado da teoria para a prática do trabalho social. O comportamento humano e o ambiente social,pessoa no ambiente social. Sistemas e Teoria Ecológica. 2.teorias sociológicas: Teoria do conflito. Funcionalismo. Construcionismo social. Perspectiva feminista. Teoria da escolha racional. 3.Teorias psicológicas: Psicanálise e psicodinâmica. Teoria cognitivo-comportamental. Teoria da aprendizagem social (Albert Bandura). Teoria da vinculação Humanista. Transactionalanalysis. Existencialismo. 4. Implementação da teoria na prática. Modelos de prática: Modelo de resolução de problemas. Modelo de intervenção em caso de crise. Prática centrada na tarefa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1 OA2:CP2; CP3;CP4 OA3:CP2; CP3; CP4 OA4: CP2; CP3; CP4

Avaliação / Assessment


1) a aprendizagem centrada no aluno, que tem em conta o aluno e as suas necessidades, desenvolve a independência dos estudantes e promove a responsabilidade pelo percurso de aprendizagem, permite a aprendizagem ao longo da vida e a resolução independente de problemas. 2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes: debates, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc. | Processo de avaliação: Desempenho das tarefas: 25 % Estudo de caso: 15 % Ensaio: 10 % Exame: 50 %

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1) a aprendizagem centrada no aluno, que tem em conta o aluno e as suas necessidades, desenvolve a independência dos estudantes e promove a responsabilidade pelo percurso de aprendizagem, permite a aprendizagem ao longo da vida e a resolução independente de problemas. 2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes: debates, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cognitive behavior therapy in clinical social work practice. (2007).Ed. T. Ronen, A. Freeman. New York: Springer, Davis McK. M., M., Fanning P. (2007). Thoughts and Feelings. Taking Control of Your Moods and Your Life. A Workbook of Cognitive Behavioral Techniques. 3rd ed. New Harbinger Publications, Inc. Lotko M. (2018). Social Work Case Analysis: Global Perspective: collection of articles about experience on case work and social case management of eleven countries. Riga. R?gas Stradi?a universit?te. Payne M. (2011) Humanistic Social Work: Core Principles in Practice. 1st Edition. Oxford University Press. HarmsL. , Connolly M. (2019). Social work: from theory to practices. Cambridge university Press. Social work treatment. Interlocking theoretical approaches (2011). Ed. Turner F.J. (ed.) (5th edition). Oxford University Press. Malcolm Payne. Modern social work theories. Oxford University Press, 2014

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16