Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04597
Acrónimo :
TTS
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
48.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
28.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
76.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4424.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Primeiro ano do curso de doutoramento completo, ou equivalência. Projeto de tese de doutoramento aprovado e registado.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Acompanhar a investigação dos estudantes em contexto de tese. 2. Promover a reflexão sobre os principais elementos da investigação em contexto de tese.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Desenvolver competências de investigação em contexto de tese. 2. Aplicação de conhecimentos adquiridos no contexto do programa doutoral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante e introduzida pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sobre temas e problemas no domínio científico das transições para a sustentabilidade, incluindo a apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos docentes; c) participação em eventos que envolvam estudantes de doutoramento promovidos pelo Iscte.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem o desenvolvimento de competências de investigação em ciências sociais no domínio cientifico das transições para a sustentabilidade a nível avançado e a produção de uma tese de doutoramento. Os tópicos gerais e específicos abordados no trabalho de pesquisa e no acompanhamento tutorial são fundamentais para o desenvolvimento de competências avançadas de identificação de problemas, planeamento e realização de pesquisas, utilização de teorias e métodos científicos, e produção de novos conhecimentos. Os tópicos transversais dos seminários de investigação e a participação em eventos têm importância especial para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica e comunicação.

Avaliação / Assessment


Os doutorandos apresentam anualmente um relatório de progresso da sua investigação em contexto de tese. A participação em eventos de natureza cientifica é monitorizada través da apresentação de um relatório sobre as sessões. No final, a tese é discutida no âmbito de provas públicas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes preparam a tese em estreita colaboração com o orientador. São incentivados a desenvolver a pesquisa num centro de investigação. Anualmente apresentam um texto de pesquisa em sessões seminariais de investigação. Elaboram anualmente um relatório de progresso e recebem comentários de avaliadores. São incentivados a apresentar resultados da investigação em conferências, incluindo conferências científicas, e a submeter artigos a revistas com avaliação científica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O sucesso na preparação da tese de doutoramento envolve uma forte dinâmica de interação entre investigadores, sejam colegas de curso, docentes ou outros investigadores com quem os estudantes vão contactando ao longo do seu percurso académico. O doutoramento contará com contextos de interação proporcionados pelos seguintes momentos: inserção dos estudantes nas Unidade de Investigação que integram o Iscte; realização de seminários no âmbito dos quais os estudantes apresentam textos de pesquisa e que são objeto de apreciação por parte de docentes e de colegas; conferências, incluindo conferências doutorais promovidas pelo Iscte, no contexto das quais os estudantes assistem a comunicações e interagem com outros investigadores. A apresentação de comunicações em conferências científicas e a submissão de artigos a revistas com avaliação científica proporciona igualmente aos doutorandos competências para participarem na comunidade científica internacional e dá-lhes retorno sobre o mérito científico do seu trabalho de investigação.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dada a natureza da UC, não existe bibliografia.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Idem.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-20