Sumários

Aula 12

23 Maio 2025, 14:30 Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio


Síntese do Trabalho de Grupo – Módulo A

Apresentação e discussão dos principais resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos no Módulo A, com foco nas intervenções urbanas nos interstícios do bairro de Alvalade.

Propostas para o Bairro – Módulo B
Introdução às propostas de programas e estratégias urbanas a desenvolver no Módulo B, com base na análise e diagnóstico realizados na fase anterior.

Informação sobre Avaliação
Comunicação aos alunos sobre o processo de avaliação dos trabalhos, que teve lugar no final do mês de abril.

Explicação do Template dos Painéis Finais
Apresentação e esclarecimento do template a utilizar nos dois painéis finais, incluindo orientações para a sua correta estruturação e conteúdos esperados.

Aula 12

23 Maio 2025, 09:30 Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio


Síntese do Trabalho de Grupo – Módulo A

Apresentação e discussão dos principais resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos no Módulo A, com foco nas intervenções urbanas nos interstícios do bairro de Alvalade.

Propostas para o Bairro – Módulo B
Introdução às propostas de programas e estratégias urbanas a desenvolver no Módulo B, com base na análise e diagnóstico realizados na fase anterior.

Informação sobre Avaliação
Comunicação aos alunos sobre o processo de avaliação dos trabalhos, que teve lugar no final do mês de abril.

Explicação do Template dos Painéis Finais
Apresentação e esclarecimento do template a utilizar nos dois painéis finais, incluindo orientações para a sua correta estruturação e conteúdos esperados.

Aula 11

16 Maio 2025, 14:30 Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio


Na aula foi realizada uma análise aprofundada do Plano de Alvalade, desde a sua conceção em 1945 até à sua evolução em 2025, com especial atenção aos elementos de desenho urbano que o estruturam. Estudou-se a morfologia urbana do bairro, com enfoque nas oito células que o compõem, avaliando-se as suas características formais e os diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do tempo. Foi dada particular importância à análise do espaço público, considerando a sua diversidade e qualidade em cada célula, e à forma como este contribui para a estrutura e identidade do bairro. A aula teve como objetivo principal a criação de um instrumento de avaliação urbana capaz de quantificar a forma urbana e qualificar os ambientes resultantes, promovendo uma leitura crítica e fundamentada da cidade.

Aula 11

16 Maio 2025, 09:30 Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio


Na aula foi realizada uma análise aprofundada do Plano de Alvalade, desde a sua conceção em 1945 até à sua evolução em 2025, com especial atenção aos elementos de desenho urbano que o estruturam. Estudou-se a morfologia urbana do bairro, com enfoque nas oito células que o compõem, avaliando-se as suas características formais e os diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do tempo. Foi dada particular importância à análise do espaço público, considerando a sua diversidade e qualidade em cada célula, e à forma como este contribui para a estrutura e identidade do bairro. A aula teve como objetivo principal a criação de um instrumento de avaliação urbana capaz de quantificar a forma urbana e qualificar os ambientes resultantes, promovendo uma leitura crítica e fundamentada da cidade.

Aula 10

9 Maio 2025, 14:30 Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio


Permeabilidades como estratégias que concebem urbanidades, entendendo-as como elementos fundamentais para a construção de espaços urbanos mais integrados, acessíveis e dinâmicos.


Explicação da análise SWOT como abordagem inicial para a leitura da forma urbana. Esta metodologia permite identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do tecido urbano, servindo como uma ferramenta estruturada para compreender a dinâmica espacial, social e funcional da cidade. Através desta análise preliminar, estabeleceu-se uma base sólida para reflexões mais aprofundadas sobre o desenvolvimento urbano e suas potencialidades que poderão ajudar no desenho do projeto urbanos.


Continuação do acompanhamentos dos trabalhos relativos ao Modulo A do exercício, com especial atenção à articulação entre os dados recolhidos, a reflexão crítica e o desenvolvimento das propostas..